O mais novo anti-spyware falso é o Spyware Quake. Ele, assim como diversos outros, faz parte da rede de anti-spywares fraudulentos conhecida como Smitfraud, onde o programa é instalado por cavalos-de-tróia sem a permissão do usuário e exige que a compra do software para desinfectar o sistema do próprio trojan que instalou o “anti-spyware”.

A prática de instalar anti-spywares falsos por meio de cavalos-de-tróia não é nova. Programas muito antigos como o AdDestroyer o Virtual Bouncer eram instalado por trojans mas, apesar de serem incapazes de detectar os trojans que os instalavam, sempre diziam que o sistema estava infectado.

O Spyware Quake possui um sistema onde afiliados recebem comissões caso recomendem o software para um usuário. É comum que os desenvolvesores do software culpem os afiliados pelas instalações ilegais do programa, mas sempre que um novo anti-spyware falso é lançado, uma nova versão do Smitfraud é usada para acompanhar o programa. É difícil de acreditar que não exista uma relação direta entre os criadores dos programas e dos cavalos-de-tróia.

O objetivo do lançamento dos novos programas é dificultar a busca de informações de remoção pelos usuários, já que os passos para remoção não mudam em praticamente nada. Usuários afetados pelo Spyware Quake podem ter alguma dificuldade até encontrar a solução do problema, já que existem poucas páginas na Internet falando especificamente sobre o Spyware Quake.

Existem centenas de página falando sobre o SpyAxe, SpyFalcon, SpywareStrike e tantos outros membros da mesma família que são removidos da mesma maneira, mas um usuário afetado pelo Spyware Quake não tem como saber isso e busca apenas por informações de remoção do Spyware Quake.

Se você está infectado pelo Spyware Quake, as instruções de remoção do SpyAxe devem funcionar perfeitamente para remover o programa. Após terminar os passos de remoção no tutorial ainda é necessário remover o Spyware Quake através do Adicionar/Remover Programas.

Para evitar ser infectado pelo Smitfraud (e, portanto, pelo Spyware Quake), evite sites inseguros e mantenha o sistema sempre atualizado.

Escrito por Altieres Rohr

Editor da Linha Defensiva.

6 comentários

  1. Funcionou muito bem para mim. Obrigado.

    Curtir

  2. Maurício Carvalho 02/04/2006 às 19:11

    Muito bom este tutorial e aplicativos. Eliminei de vez aquele quadro chato no relógio dizendo da infecção falsa em meu PC, além da Página Inicial redirecionada com esse Spyware. Fiquei fã dessa página.

    Curtir

  3. Marcus Franco 04/04/2006 às 08:50

    Gostaria de agradecer a equipe pela receita de remoção do Spyware quake.
    No meu caso funcionou perfeitamente.
    Vocês são 10. Muito obrigado

    Curtir

  4. douglas marforio ribeiro 04/04/2006 às 17:42

    Que Praga Cara. Mas graças ao tutorial deu tudo blz. Nem sianl dele mais. Da um pouco de trabalho mas retirou tudo mesmo. Valeu!

    Curtir

  5. Roger Anderson 04/04/2006 às 21:15

    Trabalho com LAN houses e esse troço de falso anti-spyware vive aparecendo (Ontem apareceu em 4 computadores!! Ele, o Spy falcon…). Eu só usei o tutorial para saber quais são os arquivos maliciosos que recriam o spyware quake, pois nas máquinas das LANs onde trabalho eu posso acessar o DOS (tem o boot do win98 em todos os PCs) ao carregar o sistema e atravéz dele eu arrasei com todos os arquivos de uma só vez.

    Fiquei espantado ao ver como um usuário que não tem os meus recursos deve se matar pra tirar essa coisa!!

    Curtir

  6. Bloodhammer 05/04/2006 às 07:21

    Muito bom este tutorial,realmente…complicado pra remover esse Spyware Quake,mas graças a esse tutorial eu consegui,mesmo assim levei 3 horas pra remover isso,hahaha,se voce tambem esta tendo problemas com Spyware Quake….paciência na hora de remover :P

    Curtir

Os comentários estão encerrados.