O antivírus avast! teve um problema com um falso positivo (detecção incorreta) que fazia com que o programa afirmasse que o Explorer.exe (um dos principais arquivos do Windows) era um trojan (cavalo-de-tróia).

Infelizmente, o avast! não detectava o explorer.exe como qualquer trojan. Detectava como o conhecido Win32:Trojan-gen, de modo que é impossível para o usuário sequer buscar informações sobre o problema facilmente devido à quantidade de outras pragas que o avast! detecta com o mesmo nome “genérico”.

Alguns usuários afirmam que as novas atualizações do avast! já corrigiram o problema e não detectam mais o explorer.exe como um trojan. Se o avast! está detectando o C:WINDOWSexplorer.exe na sua máquina como Win32:Trojan-gen, tente atualizar o antivírus para ver se o problema continua.

Aparentemente, a detecção incorreta só ocorreu com usuários do Windows ME. Se você teve problema em outra versão do Windows, deixe um comentário ou entre em contato.

Escrito por Altieres Rohr

Editor da Linha Defensiva.

20 comentários

  1. Claudimar D. Soares 15/06/2006 às 10:58

    Usu o Windows XP e tive esse mesmo problema com o Avast!.

    Curtir

  2. Marcos Otávio Leal 15/06/2006 às 11:15

    Essa não é a primeira vez que o Avast faz uma detecção de um falso positivo. Em meados de 2005, uma atualização começou a detectar os executáveis do Firebird, (gerenciador de bancos de dados que substituiu o Interbase 6), como se fossem vírus, e todos os sistemas que rodavam sob este gerenciador pararam de funcionar. Segundo a empresa, nenhuma solução imediata seria tomada, pois o problema foi detectado somente na versão free do Avast, a qual não é indicada para uso profissional e sim doméstico. O problema foi corrigido na atualização seguinte. Mesmo assim o Firebird teve de ser reinstalado para que voltasse a funcionar.

    Curtir

  3. Nelson Pescara 15/06/2006 às 11:41

    Olá, pessoal, é bem oportuna essa dica sobre o AVAST e virus Trojans, há algum tempo venho tendo um alarme pelo Avast de um Win32:Trojan no discador do IG, que, pelo fato de nada de anormal acontecer no meu PC, exceto o alarme, eu simplesmente venho ignorando-o. O que vocês podem dizer a respeito disso? Ob. o Free Avast é o único anti-virus que eu uso, e não tenho outras queixas a não ser essa do alarme, que, para mim, deve ser realmente um alarme falso.

    Curtir

  4. Tio Carlão 15/06/2006 às 12:51

    Já venho usando o Avast há um bom tempo. Substituí o norton e não me arrependo nenhum pouco. Detecta tudo que possa me prejudicar , é gratuito e leve. Utilizando mecanismos de testes , como Panda e o próprio Norton, em seus respectivos sites, o Avast passa com tranquilidade. Nunca tive nenhum problema no Windows XP e no Internet Explorer com o Avast. Recomendo.

    Curtir

  5. Eduardo Romcy 15/06/2006 às 13:20

    Achava o Avast um bom antí-vírus até conhecer o NOD32 (www.eset.com ou http://www.nod32.com.br), esse sim é um excelente protetor, pena não fazer igual ao Avast na questão de ter uma versão “Freeware” para usuários domésticos. Recomendo assim mesmo suas versões “Trialware” para remoção de vírus e outras verificações!!!

    Curtir

  6. Márcio Costa 15/06/2006 às 13:24

    Infelizmente ocorre esses tipos de problemas, eu sou técnico e peguei um cliente com esse problema, perdi horas para resolver esse problema, a atualização foi o ponto inicial, pois sabia que ele estava com problemas de detecção, mais não consegui resolver, a solução foi desativar lá nas configurações o escaneamento até procurar novas soluções.

    Curtir

  7. Nelson Pescara

    Alguns antivírus detectam problemas nos tais “discadores” porque eles têm código semelhante aos dialers de conteúdo pornô, que são um tipo de cavalo-de-tróia comum hoje. Isso não significa que os discadores estão infectados, apenas que a função (discar para números pré-definidos) é parecida.

    Curtir

  8. wilde tavares 15/06/2006 às 17:47

    Utilizo o sistema operacional xp, e tive a mesma constatação, com o meu anti-vírus. Porém ainda acho que o avast é confiável, pois falhas acontecem em qualquer programa, e essa não desqualifica o avast! como um excelente anti-vírus.

    Curtir

  9. Silvio Silva 15/06/2006 às 18:46

    Uso o Avast há mais de dois anos e nunca tive qualquer problema. Ele roda no Windows XP SP2 e estou muito satisfeito com o anti-vírus. Recomendo.

    Quanta a detecção do Explorer.exe nunca aconteceu comigo.

    Curtir

  10. Tive este tipo de problema com o Avast. Acusou o trojan citado acima e fiquei desesperada pois não sabia o que fazer e nem a quem pedir ajuda. Passei o Ad-aware SE e nada foi detectado. Então baixei o Spybot e ele encontrou um monte de coisas menos o TROJAN que estava no explore.exe e apagou pelo menos 13 arquivos! De repente, surgiu a nova versão do Avast e eu passei novamente o anti-vírus e sumiu o TROJAN mas agora quando passo o scandisk ele encontra muitos problemas e o defragmentador está totalmente em branco. Parece que meu computador está vazio… Antes eu passava o Assistente de manutenção (scandisk e defrag) rapidamente e agora eu deixo a noite inteira ligado e o computador acaba desligando e a tela fica em branco. Notei que há falta de alguns arquivos do Windows que o Spybot apagou desnecessariamente. Ou seja, consegui eliminar um problema e arrumei vários….

    Curtir

  11. Paulo Rodrigues 15/06/2006 às 21:34

    Aparentemente o problema foi só com usuários do ME, mas o fato é que agora mesmo tendo o AVAST atualizado a central de segurança do winXP sp2 diz que o AVAST está desatualizado.
    O AVAST detecta muitos vírus, mas também tem sido o Rei em falsos positivos.

    Um abraço
    Paulo Rodrigues

    Curtir

  12. Acho que erros assim são normais, mas porém a empresa deveria tentar dar um fim a eles.
    Eu ja precensiei outro erro.Quase todos os disquetes colocados na unidade, o mesmo acusa como infectado por Bleah – C, se num me engano.E não tem como acreditar nisso, porquê disquetes novos tirados direto da caixa, o Avast! acusa estar infectado.
    Já aconteceu isso com algum de vocês?
    sem mais…

    Curtir

  13. André Luiz 16/06/2006 às 00:05

    Num troco de antivírus e de windows depois que coloquei o avast antivírus. Antes do avast e de usar o windows XP sp2, eu vivia formatando meu computador.
    Mas agora, recomendo a todos o uso do antivírus avast!
    Problemas assim são normais para antivírus freeware.
    Recomendo a todos.
    Abraço.

    Curtir

  14. F. D. O. Paiva 16/06/2006 às 00:20

    Infelizmente, pareçe que o Avast só tem mesmo nome. Eu usei ele até que em Fevereiro fui infectado por um trojan. O Avast não conseguiu pegá-lo e a primeira coisa que o trojan fez foi deletar os arquivos executáveis do Avast. Alguns colegas meus também tiveram problemas com o Avast e desinstalaram. Eu desisti dele. Hoje eu uso o NOD32 e nunca mais aconteceu nada.

    Curtir

  15. Bernd Siegel 16/06/2006 às 07:48

    Com muita freuquencia acontecam estes problemas pois o povo pensa que alguem ou alguma empresa está disposto de oferecer qualquer coisa gratuitamente. Isso não acontece, não há almoço gratis. Recomendo utilizar um dos Antivirus pagos como Norton, McAfee ou outros. Pensem bem porque já que é gratuito a AVG mantem uma versão paga nas lojas. Economizar é bom sempre quanto possivel mas com virus trojans etc hoje não se deve brincar.

    Curtir

  16. Já experimentei o AVAST e não gostei. Acho inclusive que ele deixa o PC um pouco lento. Atualmente o o AVG Professional, que prá mim é perfeito. Nunca fui infectado por nenhum vírus. Mas também utilizo o Zone Alarme Firewall, o Spybot e o Adware, além do Windows Defender.

    Curtir

  17. Eu aconselho o usuario que estiver usando o anti virús avast que troquem o anti -virús da máquina o mais rápido possivel,
    provavelmente ele esta dectanto vírus que na verdade são arquivos necessário pra máquina, havendo possibilidades de ser excluidos arquivos do sistema operacional, principalmente quem não tem conhecimentos desses arquivos. Aconselho NOD32.

    Curtir

  18. Bernd Siegel

    Falso positivo W95/CTX da McAfee

    Esses são problemas comuns tanto na indústria “paga” como na gratuita. Todas as empresas sofrem disso.

    Curtir

  19. Bernd Siegel 16/06/2006 às 19:15

    Altieres Rohr:

    Concordo que problemas podem acontecer mesmo com antivirus pago, mas eles são menos frequentes alem que estas empresas oferecam helpdesk e ajudas online 24 horas por dia. Não quero defender qualquer empresa neste ramo de segurança, bom mesmo seria se não precisasse de Antivirus ou Firewall. O que quero dizer que gratuito até hoje nada de bom encontrei as vezes até funciona satisfatoriamente mas os problemas mais cedo ou mas tarde aparecem e vai reclamar pra quem?

    Curtir

  20. ajuda ae pf amigo eu atualizei o avast ae qnd eu entro no google facebook hotmail msn tudo ele detequita virus ajuda

    Curtir

Os comentários estão encerrados.