O SiteAdvisor, da McAfee, está detectando vários sites de segurança focados em remoção de vírus e spywares como maliciosos. O motivo é que o teste automatizado do SiteAdvisor classifica como vermelho todos os sites que tenham ligação (links) com sites realmente maliciosos, mesmo que o site que esteja fazendo a ligação não seja malicioso.

Fóruns de suporte com remoção de malware geralmente possuem usuários dizendo que baixaram um certo programa ruim e colocam um link para exemplificar, o que faz com que o SiteAdvisor classifique o site de forma incorreta. Logs do HijackThis também exibem componentes instalados por ActiveX, que geralmente possuem uma URL ruim associada.

O SiteAdvisor já prometeu que irá consertar algumas das entradas incorretas, como o tomcoyote.org, que é um dos melhores e mais antigos sites do tipo e está classificado como malicioso.

Se você utiliza o SiteAdvisor, não o desinstale — ele ainda é um bom programa. Mas se você procurar na web sobre um determinado site e só ver bons comentários, é possível que a classificação esteja incorreta, como nesses casos, já que não se pode esperar que o software esteja correto 100% das vezes.

Escrito por Altieres Rohr

Editor da Linha Defensiva.

2 comentários

  1. marcelo morais 01/09/2006 às 05:58

    Fiquei surpreso também ao observar que o site advisor de uns dias pra cá está classificando o site brasileiro http://www.baixaki.com.br como malicioso. gostaria de saber se é o mesmo caso do comentário do blog, ou se realmente o site passou a ser malicioso mesmo.

    Curtir

  2. marcelo morais

    O caso do Baixaki é um pouco diferente, visto que ele intencionalmente coloca pra download softwares que contenham adwares. Se os usuários derem valor para um site de download que não ofereça software com adwares, é possível que esse tipo de programa seja filtrado e coisas como essa não ocorram, como é o caso do Download.com, da CNET, que não oferece para download mais nenhum programa que acompanhe spyware ou adware.

    Curtir

Os comentários estão encerrados.