Para manter seu sistema seguro é importante mudar regularmente suas senhas. Ainda mais importante é escolher senhas boas. Infelizmente, muitas pessoas possuem alguma dificuldade ou descaso na hora de criar uma senha dificil de ser descoberta por outros.

É muito comum que datas pessoais (aniversário próprio ou de alguém da família), nomes de pessoas importantes (familiares ou ídolos) ou palavras encontradas num dicionário sejam usadas como senhas por muitos usuários que buscam recordá-las com mais facilidade, mas isso também torna a senha vulnerável a ataques de dicionários e ainda mais fraca contra quem o conhece um pouco melhor (o que não é difícil hoje devido as redes sociais). Para lhe ajudar, o Windows XP pode gerar uma senha aleatória para você — siga esses passos:

Atenção: Certifique-se, antes de prosseguir com essas etapas, que esteja certo do que está fazendo, pois uma senha aleatória normalmente é um pouco mais difícil de se memorizar e provavelmente será bem diferente do tipo de senha que você está normalmente acostumado. A senha do usuário escolhido no comando será automaticamente trocada para a senha aleatória.

  1. Clique em Iniciar, depois em Executar, escreva o comando abaixo e pressione [Enter]:
    cmd
  2. O prompt irá abrir. Agora, no prompt, digite:
    net user usuário /random

    (usuário é a sua conta de login do Windows XP)

  3. Pressione [Enter]. O Windows XP irá gerar uma senha aleatória segura. O Windows XP irá também mostrar na tela a senha gerada, cabendo ao usuário (você) memorizá-la (ou anotá-la num local seguro).

Caso você tenha algum receio de esquecer sua senha, você pode criar um disco de restauração de senha. Este disco permitirá o acesso ao computador no caso de você esquecer a sua senha. Para criar o disco, siga os passos abaixo:

  1. Abra o Painel de Controle e dê um clique (ou um duplo-clique se estiver no Modo Clássico) em Contas de usuário.
  2. Clique no ícone do seu usuário.
  3. Selecione Impedir perda da senha em Tarefas relacionadas.
  4. Siga as instruções fornecidas pelo assistente.

Escrito por Dohko

3 comentários

  1. Leandro,

    Não ficou claro na sua reportagem que ao se executar esse comando, a senha do usuario do windows será automaticamente trocada!!!!. Deu-se a impressão que esse comando é apenas para “gerar” uma senha aleatória e segura. Vai ter gente ai sofrendo…

    Acho mais vantajoso configurar a diretiva de bloqueio de conta para 3 tentativas de senhas erradas bloquear o computador por 20min…ou mais, ao gosto do fregues.
    Abraços,

    Curtir

  2. CGJunior

    Editei a matéria pra deixar isso mais claro. Obrigado pelo comentário.

    Curtir

  3. Diego Dayvison 31/10/2006 às 10:03

    Muito interessante e de grande ajuda, isso pode ajudar muito contra pequenas invasões!

    Curtir

Os comentários estão encerrados.