O preço dos computadores tem diminuído de forma significativa recentemente e muitas pessoas provavelmente começaram o ano com um computador novo, adquirido para festejar o Natal. Diversos membros da equipe da Linha Defensiva compartilharam dicas para ajudar a manter seu computador livre de problemas no ano de 2007. Confira!

O básico

Mantenha o sistema atualizado Da Redação

Independentemente da plataforma que você utiliza, manter o sistema atualizado é importante para garantir a segurança e a estabilidade do computador. É importante também garantir que softwares utilizados na Internet, tais como navegador e seus plugins, programas de compartilhamento de arquivos e cliente de e-mail, também estejam atualizados. Softwares atualizados são geralmente os mais seguros contra falhas de segurança, protegendo o sistema contra vírus e worms que se utilizam de brechas para se espalhar.

O Windows pode ser facilmente atualizado por meio do Windows Update. A suíte Office, da Microsoft, pode ser atualizada pelo Office Update.

Instale um antivírus Da Redação

Instalar um antivírus é importante, principalmente se você recebe muitos arquivos de colegas e amigos. Esses arquivos podem ser infectados. Confira nossa página de softwares antivírus, que possui algumas recomendações.

Os antivírus recomendados para computadores mais modestos são o AVG e o NOD32. Caso você tenha comprado um computador mais potente, com memória e processador de sobra, considere o AntiVir, da Avira, o Kaspersky Anti-Virus, da Kaspersky Lab e o AntiVirus Kit, da GDATA.

No site AV-Comparatives.org são publicados os testes antivírus mais completos da atualidade. Você pode conferir a página com as médias de 2006 (STANDARD é razoável, ADVANCED é bom e ADVANCED+ é excelente; os valores em itálico valem menos que os valores em fonte normal, pois se tratam de testes feitos com o antivírus desatualizado para verificar a capacidade do programa de detectar vírus que ele não conhece).

Não instale dois antivírus ou mais no computador. Você aumentará o número de problemas e conflitos e diminuirá o desempenho da máquina. A segurança adicional adquirida em troca será muito pequena para compensar tudo isso.

Instale um firewall Da Redação

Dependendo do seu tipo de conexão, a instalação de um firewall pode ser opcional. Se você possui uma conexão ADSL e o modem está configurado como roteador, um firewall não se faz tão necessário. Em conexões via rádio, um firewall também não é tão útil.

Entretanto, se você gosta de saber tudo sobre a utilização da Internet em seu computador e controlar quais os programas que podem ou não se conectar, a instalação de um firewall se faz necessária. Visite a página de softwares firewalls para algumas recomendações. Note que não adianta instalar um firewall se você não tomar o cuidado necessário para autorizar ou bloquear cada programa.

O firewall do Windows XP [confira como ativá-lo] é suficiente para bloquear conexões de fora para dentro, porém ele não é útil para detectar vírus que estão tentando utilizar a Internet, pois muitas pragas digitais são capazes de passar por ele facilmente.

Proteja seu PC Da Redação

Leia o artigo Proteja seu PC e tome cuidado ao abrir qualquer arquivo ou link recebido via e-mail. Se você possui um sistema atualizado, um vírus precisará de sua colaboração para executar. Permanecer alerta é o segredo para manter o computador livre de pragas virtuais.

Confira também dicas para identificar e-mails maliciosos.

Configurações do Windows e Manutenção

Separar o sistema dos documentos Por José Melo

Se você está reinstalando o sistema (reformatando o disco rígido), procure criar duas partições. Em uma você irá instalar o sistema operacional e seus programas, enquanto na outra (maior) você irá salvar seus documentos, músicas, vídeos e fotos.

Caso ocorra algum problema com o sistema operacional, basta reformatar a partição onde está o sistema operacional. Seus dados ainda continuarão intactos. Backups regulares também podem lhe ajudar no caso de uma falha do próprio disco.

Não fragmente seu arquivo de paginação Da Redação

O Windows possui um recurso chamado Memória Virtual. A memória virtual é usada como se fosse a memória RAM, no caso desta faltar. O Windows move o conteúdo da memória RAM para o disco toda vez que um programa mais exigente (como um game) precisar de mais memória.

Um problema que ocorre com a memória virtual é que, na configuração padrão, ela possui um tamanho variável e se fragmenta facilmente. Em outras palavras, ela fica armazenada em locais diferentes do disco, diminuindo a velocidade de leitura. Portanto, logo que o Windows é instalado, uma boa idéia pode ser configurar o tamanho “Mínimo” e o “Máximo” da memória virtual para o mesmo valor, fazendo com que ele não se fragmente.

Você pode configurar o tamanho dela clicando com o botão direito em Meu computador e selecionando Propriedades. Clique na aba Avançado e selecione a opção referente ao Desempenho. Selecione a aba “Avançado” e então clique em Alterar. Coloque o mesmo valor tanto no tamanho inicial quanto no tamanho máximo. Um valor entre 700 e 1200 (dependendo do tipo de aplicação que será usada no computador) deve ser suficiente, mas lembre-se de colocar o mesmo número nos dois campos! Depois clique em Definir e então em OK.

Desfragmentador de Disco Por Fabio Assolini

O Desfragmentador de Disco pode ser acessado nas Ferramentas de Sistema, no menu “Acessórios” do menu Iniciar. Ele desfragmenta os arquivos do disco para que eles sejam armazenados de forma contínua no disco, acelerando a leitura. Ele é fácil de se usar e deve ser executado periodicamente.

O Desfragmentador de Disco do Windows não é capaz de desfragmentar o arquivo de paginação (veja acima), mas o utilitário PageDefrag é capaz de desfragmentar o arquivo de paginação e outros arquivos de sistema.

Otimizando o Windows XP Por João Luis

Apesar de não existir mágica para deixar o computador mais rápido, existem programas do Windows que você pode desativar para deixar a memória mais livre para os aplicativos que você irá realmente usar.

Confira um Guia de Otimização para o Windows XP para desativar programas desnecessários e deixar o sistema mais rápido. Muitas dicas valem também para o Windows 2000.

Xteq X-Setup 6.6 Da Redação

O Xteq X-Setup 6.6 é um programa gratuito que lhe permite modificar muitas configurações do Windows, porém é necessário ter cuidado com algumas das opções presentes. A versão 6.6 pode ser baixada no site A+ Freeware.

As versões mais recentes do X-Setup se chamam X-Setup Pro e são distribuídas com uma licença de testes (trial) de 30 dias. De qualquer forma, a versão freeware descrita acima já possui muitos recursos interessantes. As versões comerciais podem ser encontradas no site X-Setup.net.

Diminua o espaço reservado à Lixeira e à Restauração do Sistema Por José Melo

O espaço reservado à Lixeira e à Restauração do Sistema é definido em porcentagem. Como os discos rígidos vendidos atualmente são geralmente de 40 ou 80 GB (gigabytes), os valores reais reservados podem ser muito altos.

O valor da Lixeira pode ser definido clicando-se com o botão direito no ícone da Lixeira e selecionando Propriedades. Basta utilizar a barra de rolagem para definir quanto espaço será reservado. Você pode desativar a Lixeira completamente nessa tela, apesar de que isso não é recomendado. Tente definir um valor como 1% ou 2% para a Lixeira.

Para definir o espaço reservado à Restauração do Sistema, clique com o botão direito no ícone Meu computador e selecione Propriedades (ou vá até o Painel de Controle e dê dois cliques em Sistema). Clicando na aba Restauração do Sistema, você pode definir quanto espaço será reservado. 5% do espaço de um HD de 40 GB deve ser suficiente para a criação de 3 pontos de restauração.

Próxima página: Dicas de software e instalação física

Escrito por Altieres Rohr

Editor da Linha Defensiva.

7 comentários

  1. Sobre o firewall a partir da versão 7.1 o AVG possui firewall.

    Eu gostei do firewall, ainda acho melhor o Zone Alarm, mas para ter apenas 1 programa instalado e acredito que menos recursos (CPU e Memória), vale a pena usar o AVG Anti-vírus e firewall.

    Até mais.

    Curtir

  2. Marília M. Pedroso. 08/01/2007 às 11:24

    Parabéns pela matéria,importante e indispensável
    pra quem é leiga na área.
    Informações são um alerta para esclarecer e evitar
    prejuizos para o usuário e para terceiros.
    Agradeço e envio um abraço fraterno p/ todos vcs.

    Marília.

    Curtir

  3. Lidia Cardoso 10/01/2007 às 14:22

    Muito boas as dicas para obter segurança e satisfação referente ao uso dos PCs. Parabéns!

    Curtir

  4. elsonjunior0110 16/01/2007 às 14:51

    Quanto à dica “Não fragmente seu arquivo de paginação”:
    Talvez não seja totalmente válida…
    Observem tudo o que este link diz a respeito:
    http://mywebpages.comcast.net/SupportCD/OptimizeXP.html#Tweaks

    Curtir

  5. elsonjunior0110

    A página confirma nossa dica. Existem várias dicas para o arquivo de paginação ali.

    Na última dica diz o seguinte:

    Avançado A melhor solução é ter um disco rígido rápido dedicado com um arquivo de paginação desfraagmentado configurado como 4095MB para tanto o tamanho inicial quanto o máximo.

    Falamos no artigo que irá depender de quais aplicativos você usa. Se você usa aplicativos muito pesados, talvez você necessita de de 4GB, caso contrário, 1GB serve. Eu, pelo menos, nunca tive problema com falta de memória virtual (o Windows avisa quando isso ocorre).

    Colocar o arquivo de paginação num outro disco rígido mais rápido ajuda, mas dificilmente PCs “novos” já vem com dois discos rígidos, especialmente os vendidos no varejo. Portanto não colocamos essa dica.

    A página, pra evitar o erro de falta de memória, recomenda que simplesmente você use coloque o valor máximo para 4095. A idéia é até legal, mas dificilmente quem chega a usar 1GB uma vez não vai ter que usar denovo, sendo uma idéia melhor então configurar a memória pra um valor mais alto e desfragmentá-lo com o PageDefrag.

    Em outras palavras, nossa dica de não fragmentar o disco rígido está certa. O modo de aplicá-la é que pode variar.

    Curtir

  6. Show de bola estas dicas, meus parabens, me ajudaram muito, obrigado por vcs existirem!!!! rsrsrs

    Curtir

  7. Georgia Rocha 24/01/2007 às 20:50

    É sempre bom ter super dicas como essas, principalmente para quem não tem muito conhecimento sobre o assunto e quer sempre deixar o PC em dia.

    Beijos

    Curtir

Os comentários estão encerrados.