O programador Alex Ionescu revelou no último domingo (28/01) que é possível burlar a limitação imposta na execução de drivers não-assinados no Windows Vista. A quebra torna possível, por meio do uso de drivers especiais, a cópia do conteúdo de áudio e vídeo que passa pela memória do computador. A limitação faz parte do conjunto de proteções antipirataria do novo sistema da Microsoft.

A proteção contra drivers não-assinados é só uma das várias limitações impostas pelo Protected Media Path (PMP), um conjunto de medidas de DRM [Digital Rights Management] do Windows Vista. Esta limitação busca reduzir ou impossibilitar a capacidade do usuário de executar conteúdo multimídia caso drivers não-assinados estejam presentes no computador. Um driver é um programa especial que geralmente é executado no kernel, o coração do sistema operacional, tendo acesso a todos os dados processados pelo Windows.

A maioria dos drivers possui uma assinatura digital que certifica que aquele driver é legítimo. Drivers maliciosos (como os de vírus) ou outros drivers úteis utilizados por freewares não possuem uma assinatura. A Microsoft promoveu as checagens por drivers não-assinados como recurso de “segurança” do sistema, porém muitos, inclusive Ionescu, acreditam que as limitações são apenas parte de recursos antipirataria.

Ionescu descobriu um meio para executar código no kernel sem utilizar drivers não-assinados, mas não publicou detalhes sobre como isso pode ser feito. Em seu blog, admitiu possíveis limitações do seu método, mas afirma que qualquer proteção adicional que a Microsoft colocar poderá ser quebrada. Ele antecipou o uso de vários recursos de segurança que a Microsoft pode implementar e possíveis meios de anulá-los.

O programador tem medo de sofrer um processo judicial caso publique os detalhes. “A Microsoft afirma que as assinaturas de drivers servem para combater programas maliciosos e aumentar a estabilidade do sistema, então se me processaram usando o DMCA [lei antipirataria norte-americana], não seria isso uma admissão de que as assinaturas são uma ferramenta contra a infração de direito autoral?”, questiona Ionescu em seu blog.

Alex Ionescu é programador desde os 8 anos de idade e está atualmente envolvido com a programação do kernel do ReactOS. O ReactOS é um sistema ainda em fase inicial que busca rodar aplicativos do Windows XP nativamente, dando aos usuários uma alternativa gratuita ao Windows.

Atualizado [09/04] — Ionescu publicou nota em seu blog afirmando que seu método não funciona como previsto, pois necessita de um parâmetro de inicialização do kernel. De acordo com Ionescu, a Microsoft lhe informou que este parâmetro faz com que o sistema inicie em um modo de “funcionalidade reduzida”, inutilizando o truque.

Escrito por Altieres Rohr

Editor da Linha Defensiva.

122 comentários

  1. Por isso que a microsoft mora em nossos corações, rssss. Faz, mal-feito, mal-copiado da apple, e caro. A maça é cara, mas traz produtos honestos e que funcionam de verdade.

    Curtir

    Responder

  2. Os produtos da Microsoft estão cada vez mais “pesados” e exigindo do usuário a troca constante do equipamento, tudo a um preço significativo. Agora vemos o quanto a empresa está preocupada efetivamente com o lucro, e não o cliente. Muito antes da pirataria de software praticada no Brasil, o nosso País sofria com a pirataria de Governos estrangeiros com relação às suas plantas, frutas e ervas. Se estão nos colocando na rabeira da lista de países com alto índice de pirataria, deveríamos discutir isso num fórum mundial (países). O respeito tem que ser mútuo.

    Curtir

    Responder

  3. Orlando Leite 30/01/2007 às 17:22

    Eu sou totalmente a favor da “pirataria” de qualquer tipo de produto. Esta é a nova forma de socialismo. E um mundo não muito distante as empresas vão entender o significado do open source. As musicas estarão disponíveis no próprio site do musico, os filmes nos das produtoras e o softwares nos dos desenvolvedores. Este é o mundo open. Não está muito longe, assim que os músicos verem que deixando as musicas de graça mais conhecidos ficam e com o show ganharem dinheiro, e assim por diante. Mas o mais importante somos nos que devemos entender o significado pois os que fizeram merecem doações e sim é o dar de bom grado. Seria o não precisar cobrar. Imagine se a microsoft não tivesse a pirataria que tem com os seus softwares como o windows e office? o preço certamente seria outro. Agora a questão dela também está lançada aos usuários que piratas que ela tem sem o mais importante pois se todos que não usassem o pirata usassem outro sistema operacional certamente ela largaria de ser o padrão e nós não diriamos mais abre o word como referencia a editor de texto, nem windows como ligar o computador. É obvio que a microsoft não investe em segurança em todos os sentidos. Não só na vunerabilidade a virus como a licença ilegal e outros. Espero que a consciência de cada um seja tocada com o mundo “aberto”, “livre”. Flws.

    Curtir

    Responder

  4. Como o tema se voltou a pirataria, acredito que pods colocar minha opiniao!
    Nao ha duvidas que o preco dos produtos, no Brasil, e nao só os softwares, sao caros, muito caros inclusive. Porem, nao sao somente as empresas as culpadas. O governo brasileiro impoe uma aliquota de impostos absurda, protecionista, mas que nao proteje nada. Precisamos, nao o governo, mas nos brasileiros, rever isso. Estudando este sistema e cobrando por melhorias…
    Outr fator importante…
    Porque o windows é tao pirateado no Brasil? Simples, é o software mais popular. Todoas as ferramentas, programas e diversoes que as pessoas procuram, sao feitos para rodar no windows. O Linux, embora o que eu fale possa soar uma baboseira, mas o Linux só tera sucesso, depois que derrubar a barreira, e que barreira, de rodar softwares tantode Linux quanto de windows em seu sistema!

    Curtir

    Responder

  5. Luciano Albernaz 30/01/2007 às 17:24

    Parabéns Ionescu, mostre à Microsoft que ela não é infalível. É uma maneira de protestar contra o monopólio de Gates. O Brasil ainda está muito aquém de acesso á informática até mesmo porque o próprio governo não incentiva esta área, bem como os impostos abusivos sobre os produtos tanto hard quanto software os distanciam do poder aquisitivo de muitos. Sua atitude, ainda que incorreta pra maioria, é a salvação da “minoria”.

    Curtir

    Responder

  6. João Albino Cordeiro Neto 30/01/2007 às 17:25

    Pessoal, o problemas dos programas serem tão caros está na margem de lucros que o fabricante quer ter, pior, por unidade vendida. Isso é um absurdo. Esse prática só terá fim quando os governos resolverem taxar o fabricante, de forma a permitr que tenham, no máximo, 20% de lucro por unidade vendida, através de controle sério. O que exceder a isso seria taxado em 100%. Só assim os Bil Gates da vida se empenharão em vender quantidade, ganhando pouco em cada uma unidade vendida. Se isso ocorresse eu duvido que o Windows, seja que versão for, fosse tão caro quanto é hoje. Dá para vender barato, mas esses caras querem recuperar o preço do investimento, ao que parece, em cada unidade. Assim é duro! Ainda bem que existem os quebradores de senhas, de rotinas de segurança. Eu não tenho nada contra o uso delas, pois ladores da conciencia precisam de alguem que os coleque no lugar.
    Parabéns e meus respeitos, Sr. Alex Ionescu

    Curtir

    Responder

  7. Certamente que esta acessando esse site agora deve estar usaando o Windows!(acho muito dificil ta usando mac, linux etc…É a triste realidade, sabemos das vunerabilidades do S.O Windows,mas essa “miseria” domina o mundo.
    Mas a unica forma de acabarmos com esse monopolio imposto pelo sr. Bill Gates… é boicotando essa coisa chamanda de Sistema Operacional “Windows”….

    I Love Linux/Ubuntu

    Curtir

    Responder

  8. Rogério G. 30/01/2007 às 17:27

    Bom como sempre a microsoft esta querendo fechar mais o cerco, mas oque adianta se o Windows sempre foi o Sistema mais vunerável do mundo ou seja sempre á uma brecha para descobrir no Windows. Uma vez Windows sempre Windows…

    Curtir

    Responder

  9. CLAUDINEY A SOUZA 30/01/2007 às 17:28

    Desde que a Tecnologia virou frebre mundial que os softwares deixaram de ser infalíveis ou invioláveis. Prova disso está nos milhares de camelôs espalhados pelo País vendendo toda sorte de programas de computador. Desde os mais baratos aos mais complexos. Ionescu, faz o seguinte: -Manda teu curriculum pra Microsoft que certamente eles te contratam. Abraços.

    Curtir

    Responder

  10. Valmir Candido 30/01/2007 às 17:28

    Acredito que não adianta nós (como pessoa fisica) ficarmos cobrando por menores valores para os sistemas operacionais, o grande lucro da Microsoft vem das Medio e Grandes Empresas que com medo de uma auditoria acabam comprando as licenças pois as multas pra quem usa software são bem pesadas, acredito que quando as Empresas começarem a adotar Sistemas de codigo aberto ai sim daremos um grande passo para melhoria nos valores desses prudutos.

    Curtir

    Responder

  11. Concordo com o Paulo Gondim. Basta colocar o preço mais acessível e pronto. Não há necessidade de piratear. O próprio governo faz a pirataria aumentar.

    Curtir

    Responder

  12. Arthur Mello 30/01/2007 às 17:42

    David: “Não vejo a hora de poder testar o ReactOS” – Imagine vc poder fazer tudo o que se faz com o WinXP e ter todos os softwares que sao compativeis com o msm, sem a preocupacao de estar usando um software pirata. As grandes empresas agradecem. Isso acarretaria, também, na queda do Linux – é claro, se o ReactOS funcionar como o XP.
    Realmente essa questao de pirataria soh vai se resolver com uma queda brusca nos preços desses softwares.
    O pessoal de informatica tem que aprender uma coisa, principalmente o senho Bill Gates: “Na informatica, tem sempre alguem que sabe mais do que voce. Sempre tem alguem mais esperto do q vc. E principalmente, sempre tem alguem q tem mais tempo de pensar em alternativas do q vc.”
    Estarei aguardando anciosamente a vinda do ReactOS. E é claro que ele vai vir sem os bugs do XP.

    Curtir

    Responder

  13. Acho essa discussão irrelevante se olharmos uns dez anos à frente e fizermos algumas elocubrações mentais. O preço da banda larga vai cair muito e o uso de softwares on-line vai aumentar tanto que o modelo passará para aluguel sob demanda e estará incluído no valor que pagamos para ter uma conta de email. Você terá sempre a última versão do que precisa pois ao se conectar, haverá o download, até , do Sistema Operacional.

    Curtir

    Responder

  14. É fantástico como a velocidade para fazer coisas erradas acontece neste mundo capitalista. O verdadeiro problema não é o monopolio da Microsoft, o Linux não é a solução de todos os problemas da informática. Ninguém obriga adquirirmos Software da Microsof. Pra diminuir a pirataria, gerar empregos e receita para os paises, o negóvio é diminuir o preço cobrado, e pra diminuir preço, tem que diminuir impostos.
    Não existe mágica, o negócio é pararmos de votar nas pessoas erradas e criarmos vergonha na cara. Quem constrói um país é o povo, e os erros dos governantes é o reflexo das escolhas feitas pelo povo…

    Curtir

    Responder

  15. Se o cara conseguiu quebrar a segurança, ele tem seu mérito. Quem comprou o Windows Vista original, com certeza teve ou vai ter problema, porém deveriam processar a Microsoft e não culpar um gênio da programação como o ionescu, ele apenas provou que há muitas falhas no sistema, sinal que os desenvolvedores do Windows Vista ainda estão aquém de desenvolverem um SO 100% seguro. Combater a pirataria em qualquer lugar do mundo é simplesmente impossível enquanto os preços dos softwares da Microsoft não forem dentro da realidade de seus usuários e pensar que apenas programadores do outro lado desenvolvem virus e antivirus, nada disso, a própria Microsoft desenvolve justamente pra colocar no mercado seus antivirus com valores absurdos. Porém ainda que nem todos usuários utilizam o Linux, que é um software livre, estou plenamente de acordo com quem usa software pirata, ainda mais se tratando da Gigante Microsoft monopolista. A grande culpa não é de quem desenvolve a quebra da segurança mas justamente de quem não sabe desenvolvê-la e ainda estão exigindo drivers assinados, o que é totalmente insignificante.

    Curtir

    Responder

  16. O versão mais completa do Windows Vista para o Brasil deveria custar em Reais o mesmo valor nominal do que o valor em Dólares, ex: EUA – US$ 378,99, Brasil – R$ 378,99!

    Vejam os preços para os americanos (caríssimo também para eles) em http://www.amazon.com

    ESSA É A NOVA BENEFICIÊNCIA HIPÓCRITA DO SÉCULO 21: Bill Gates mete a faca em todo mundo e depois aparace nas “colunas sociais” como o grande benevolente do mundo, doando bilhões de dólares a instituições carentes, dólares arrancados de nós à força!

    Soros e Warren Buffett, os “assassinos econômicos”, também fazem o mesmo no mercado financeiro mundial, arrebentam todo mundo e depois aparecem como os grandes benevolentes de causas sociais!

    NÃO É A NOVA ECONOMIA, É A NOVA HIPOCRISIA!

    Curtir

    Responder

  17. 404NOTFOUND 30/01/2007 às 18:16

    É a nossa Microsoft Monopoly Systems (:

    Mais um método ‘anti-pirataria’ incluso no novo sistema da nossa ‘querida Microsoft’…

    Interessante como os métodos de burlagem de softwares estão se desenvolvendo. Os tais ‘métodos de segurança’ da Microsoft também estão se desenvolvendo (creio eu), no entanto, a quebra dessas seguranças estão se desenvolvendo mais rápido ainda…

    Recadinho para eles: Se querem combater a pirataria, façam uma campanha para diminuir os preços dos softwares, pois creio que se os preços continuarem assim (ou até subirem), a pirataria HÁ DE EXISTIR e não haverá MÉDOTOS para combate. Não faço uso de programas pirateados, mas não é sou eu que tenho PC, é o mundo todo, e creio que o mundo não tá se agradando nem um pouquinho dos preços dos atuais softwares… Desculpa, mas é dura verdade…

    Fiquemos com DEUS.

    Curtir

    Responder

  18. Quem não quiser gastar com Windows, ou usa Windows Pirata ou adota o Ubuntu Linux.

    Curtir

    Responder

  19. Realmente já era de se esperar algo desse tipo, principalmente vindo de brasileiros.
    Se os preços dos produtos da Microsoft não fossem tão altos, talvez não existiria tanta pirataria.
    Vale a pena pensar em baixar os preços e aumentar a receita pela quantidade vendida do que ter um preço alto para se obter receita e ao mesmo tempo ter um numero mais alto ainda de softwares ilegais.

    Curtir

    Responder

  20. O Custo do Software é um agregado de valores, tem a remuneração de quem produziu, a margem de lucro, seja deste produtor mais o do distribuidor e por fim o do vendedor, junte a isto em todas as faixas a mordida do governo com seus impostos em cascata e em todos os niveis acima, dai o preço final do software chegar ao patamar do custo proibitivo. Qual Pai de familia paga uns case 3mil reais em um computador + uns quase 900 no Sistema Operacional + um tanto mais equivalente em um pacote do Officer, no final um conjunto de uns 3 ou 4 programas “não piratas” acabam por custar mais que o proprio micro, graças ao proprio governo com seus impostos. O maior incentivador da PIRATARIA é o proprio governo que cobra impostos sobre a propriedade intelectual dos outros. A Microsoft lançou um produto que busca coibir a chamada pirataria de propriedade intelectual norte-americana ao colocar drivers assinados e reconhecidos como legais para eles “EUA”, o que este programador lançou foi que é possivel burlar esta proteção americana e dai qualquer pessoa com conhecimento técnico poderia criar um driver capaz de rodar no Windows Vista sem passar pelo crivo de proteção norte-americana.
    Que mais programadores venham a conseguir a ultrapassar estes e outros impecilhos criados com o objetivo de proteger grandes coorporações que ao buscar lucros, se escondem sobre a fachada dos “direitos autorais”, sendo que o autor da obra em si, é o que menos recebe, pois a parte gorda, vai para o “bolso” de quem sequer tem uma idéia que venha a valer a pena de ser copiada.
    Mecanismos de proteção, não devem ser burlados, mais devemos lançar mãos de nossa criatividade e inteligência para ultrapassar barreiras impostas por pessoas que não podem ver o mundo crescer e se tornar unico, pessoas assim já existiram e foram ultrapassadas pelos acontecimentos, querem saber? Foi um norte-americano da IBM que um dia profetizou que ele não via razão nenhuma para que uma pessoa em sua casa, tivesse um computador e que computadores pessoais era algo que não iria nunca para frente. A IBM perdeu uma chance e tanto, porque? Eles detinham o mercado mundial de mainframes, porque apostar na novidade?
    Novidade! Sim programadores, desenvolvedores unidos para tornar o Windows Vista mais abrangente, vistoso e capaz de atender aos mais diversos segmentos de usuários no planeta inteiro.

    Curtir

    Responder

  21. Paulo Ricardo Lopes Gonçalves 05/02/2007 às 10:19

    Realmente isso dexa a desejar. A Microsoft deveria perceber e por seus produtos em preços mais acessiveis para não haja tanta pirataria. Odeio pirataria, mas as vezes nos encontramos em situações que não há como fugir desse “mundo”.
    Apesar de o Windows Vista ter vindo com mais segurança contra a pirataria não significa que ele sera 100% seguro contra isso, programadores jah pensam em formas de burlar o Vista e por ele a venda por preços muito baratos.
    Hoje em dia, quem não tem algo em casa que não seja pirata?!?!

    Curtir

    Responder

  22. já cansei do Micro$oft Ruindows
    agora lançam esse Vista Super Pesado e cheio dessas frescuras de Segurança

    Comecei a migrar pro Linux, já o instalei em outra partição, e já rodo nele programas como dreamweaver 8 , flash 8, e fireworks 8 sem problemas via Wine

    Linux tem uma interface muito mais bonita, sem ser pesadão que nem o windows

    e o melhor o Linux não pega vírus e não dá pau (akelas telinhas azuis nunca mais!!)

    é isso migrem para o Linux, recomendo a distribuições Ubuntu ou Mandriva (baixem no superdownloads aki do uol
    em Linux distribuições)

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.