A nova versão do FairUse4WM, lançada na última sexta-feira (13/07), inclui uma função para retirar o DRM (proteção) de arquivos WMA do Zune e do Vista.

Arquivos WMA (Windows Media Audio) podem ser protegidos para que o usuário não consiga, por exemplo, copiá-los para CD ou para outro computador. O FairUse4WM é tenta quebrar a proteção dos arquivos do Windows Media e permitir que eles sejam reproduzidos e copiados livremente. Constantemente, a Microsoft atualiza o DRM e inutiliza o programa, o que acaba levando a uma nova versão do FairUse4WM.

A Microsoft utiliza dois tipos diferentes (e incompatíveis entre si) de proteção. Um deles é o PlaysForSure, utilizado na maioria dos players digitais com suporte a WMA. O outro é o DRM usado pelo Zune Marketplace, loja online de música direcionada ao player digital da Microsoft de mesmo nome. A novidade da nova versão do FairUse4WM é que, pela primeira vez, o programa quebra também o DRM do Zune, que está disponível desde novembro de 2006. Nas versões anteriores do programa, apenas arquivos com PlaysForSure eram quebrados.

O Zune permite que uma pessoa envie uma música para outra por meio de uma conexão sem fio do próprio aparelho. Mas há uma limitação na quantidade de vezes que esta música enviada poderá ser ouvida por quem a recebeu. Com este programa, agora um usuário pode retirar esta limitação e ouvir a música quantas vezes quiser.

Pode ser que agora o que já vinha acontecendo com o PlaysForSure comece a acontecer com as músicas compartilhadas e as do Zune Marketplace também: uma contínua repetição de correções para que o formato continue, aparentemente, “protegido”.

O site Engadget tem uma série de posts sobre o programa, incluindo uma entrevista com o criador do mesmo e algumas notícias sobre a tentativa fracassada da Microsoft em processá-lo.

Nota: O uso deste programa pode ser ilegal dependendo da licença em que você adquiriu suas músicas.

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s