Uma nota publicada ontem (29/08) no site do AutoPatcher diz que a equipe do programa recebeu uma notificação do departamento jurídico da Microsoft pedindo que a página de downloads do site, que direcionava os usuários para os arquivos do programa, fosse retirada do ar.

O AutoPatcher era uma ferramenta alternativa ao Windows Update que instalava todas as correções do Windows sem a necessidade de uma conexão com a Internet. Esta situação é especialmente comum para técnicos e especialistas de suporte técnico que precisam instalar os patches de segurança em vários computadores de clientes ou em PCs que usam conexão discada.

A ferramenta existiu por praticamente 4 anos sem nunca ter recebido nenhuma reclamação por parte da Microsoft. A página de FAQ (Perguntas Freqüentes) do programa, agora desatualizada, diz, em resposta à pergunta “O AutoPatcher é legal?”, que o gerente do projeto, Antonis Kaladis, entrou em contato com um funcionário da Microsoft que informou à Kaladis que a empresa sabia da existência do programa mas não se importava com o projeto.

Notícias publicadas no site Neowin.net, que recebeu um telefonema pedindo que os fóruns do AutoPatcher fossem desativados, apontam que a Microsoft ainda não deu muitas explicações sobre a decisão de tirar o programa do ar. Especula-se que a decisão poderia ter sido tomada devido ao Windows Genuine Advantage (WGA): correções e atualizações que geralmente necessitam do WGA eram instaladas pelo AutoPatcher sem a verificação.

A MIcrosoft negou que o WGA foi o motivo, dizendo que eles queriam evitar que código malicioso pudesse ser distribuído com correções da Microsoft pelo AutoPatcher. A resposta dada pela Microsoft, no entanto, não explica por que a companhia deixou o projeto — que nunca distribuiu código malicioso –, livre durante os últimos 4 anos.

Atualizar o sistema é muito importante para manter o computador seguro. Técnicos e especialistas agora perderam, pela mão da própria Microsoft, uma das ferramentas que facilitava o trabalho de instalar as dezenas de patches para Windows.

Veja também

Escrito por Altieres Rohr

Editor da Linha Defensiva.

6 comentários

  1. Altieres,

    Eu até que coloquei um comentario no blog do F. Cima questionando o porque da microsoft em toda segunda terça-feira do mês não integralizar as correções de segurança. Mesmo quem usa banda larga é um SACO faze-las.

    Poderiam até fazer um patch anual com todas. Imagine quem tem linha discada?

    Esperar por um service pack 3 pro ano que vem é dose.
    Dá até para sugerir um nome: SP2003,SP2004,SP2005….
    Seria uma mão na roda!

    Curtir

    Responder

  2. Sergio Amaral 31/08/2007 às 13:24

    Agora ficou msm dificil pra nós, q trabalhamos com suporte técnico, fazer as devidas atualizações pra o XP.

    Ficamos agora apenas no aguardo de algum outro site disponibilizar os AutoPatcher pra downloads.

    A Microsoft devia rever esta sua politica de cópia licenciada. Pelo meu ver, cada dia q passa os usuarios entao tendo muito mais motivos pra partir pra cópia ilegais e outros SO, tipo Linux. Deixei de usar o Windows por estes motivos.

    Curtir

    Responder

  3. Eu acho que isso serve de resposta para muito devotos do windows, pessoas que criticam o Sistema operacional Open Source sem ao menos ter usuado ou visto…
    Isso só vem afirmar o que eu vivo dizendo pra turma de sistemas de informação ao qual eu faço parte. Windows visa o lucro, usuários são apenas números para eles…

    Curtir

    Responder

  4. Simplesmente lamentável. A Microsoft não cria uma ferramenta do mesmo tipo e ainda retira do ar o que temos, o que não causa nenhum prejuízo direto, pois não se trata de venda e sim de atualizações que corrigem erros ou falhas no proprio sistema.

    Curtir

    Responder

  5. José Alberto 16/09/2007 às 20:25

    Verdadeiro absurdo !
    Lamentável !
    A Microsoft é a origem do autopatcher, pois seu sistema tem tantos remendos que se torna impossível, mesmo com banda larga, fazer todas as atualizaçôes. Sacal e demorado !
    Não estou defendendo cópias piratas não.
    Instalo o XP Pro original para o cliente, e não faço as atualizações.
    Ele liga a máquina e lá vem o escudo. Quanto tempo vai levar?
    Aí o cliente liga e diz que a máquina está muito lerda !
    Lógico ! Tem mais de 100 mb baixando e depois instalando !
    A Microsoft deveria agradecer, pois assim seus servidores não ficam tão carregados.
    E outra ! Se o autopatcher vem até com o WGA para instalar, e se não for original, NÃO INSTALA O MP11 E NEM O IE7 !
    Essa foi demais. Incompetência total da Microsoft !
    È isso aí !
    Abraços a todos

    Curtir

    Responder

  6. Vagner Alexandre 02/10/2007 às 14:41

    O AutoPatcher era uma excelente ferramenta e que ajudava e muito aqueles que necessitam sempre estarem em manutenções externas ou em grupos. É um mico da Microsoft não deixarem o grupo continuar o trabalho.

    Um detalhe: tentei já instalar o MP11 e o IE7 sem o WGA via AutoPatcher e não consegui. A equipe sempre prezou evitar facilitar a pirataria.

    Para compensar, agora a turma da Janela resolveu fazer um super DVD de 2 GB com todas as atualizações de segurança…

    Não seria mais fácil ter chamado a turma que fez o AutoPatcher para fazer algum sistema similar e com apoio deles?

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.