Há um ano atrás, a Linha Defensiva anunciava seu novo visual, que ainda está presente em todas as páginas do site. Maio parece ser o mês das novidades, mas na verdade é pura coincidência. Só me dei conta disso quando comecei a escrever o presente editorial.

O primeiro sistema usado na Linha Defensiva para gerenciar conteúdo foi o MovableType. Quando migramos para o WordPress, em junho de 2005, se a memória não me falha, o WordPress MU (multi-usuário), que permite a criação de múltiplos blogs numa só instalação, não estava disponível em uma versão estável. Como o MovableType tinha esta função e ela era usada, tornou-se impossível uma migração que mantivesse os mesmos endereços para os artigos e textos do site.

Para conseguir manter os mesmos links no WordPress 1.5, uma série de modificações foi necessária[1. Certo, vou confessar. Eram tantas modificações que se tratava quase de um pog-ground pessoal]. Hoje vejo que não devia ter feito nada disso — o site era desconhecido quando isso aconteceu. Alguns links quebrados não iam fazer diferença.

As modificações necessárias para manter os links deixaram de funcionar após a versão 2.0 do WordPress. Como o WordPress havia se comprometido com a manutenção da versão 2.0.x até 2010, isso não era uma preocupação. O problema é que, apesar da promessa, nenhuma versão nova do WordPress 2.0 é lançada há algum tempo e várias falhas de segurança foram encontradas no software.

Restou a atualização para a série 2.5. E foi o que a Linha Defensiva fez.

Como resultado, a instalação de plugins foi facilitada e alguns recursos interessantes estão agora disponíveis:

  • Conteúdo relacionado mais relevante — Usando o plugin Similar Posts, de Rob Marsh, o Conteúdo Relacionado exibido nos posts é agora mais relevante. O comportamento anterior apenas exibia textos da mesma categoria.
  • Compartilhamento avançado — Graças ao conhecido plugin ShareThis, é possível enviar os links das matérias para vários sites de redes e favoritos sociais, além de enviar por e-mail para até 5 endereços de uma só vez.
  • Versão para impressão — Várias vezes fomos questionados a respeito de uma versão para impressão de documentos como o HijackThis Completo. Agora existe esta função diretamente na página, graças ao plugin WP-Print. (Vale lembrar que todas as páginas do Linha Defensiva são otimizadas para impressão mesmo sem a versão específica.)
  • Feed com comentários — As modificações necessárias não permitiam o uso do recurso normal de RSS do WordPress. As novas Feeds agora rodam diretamente pelo WordPress e possuem os comentários feitos na matéria. Há também um novo feed de matérias recomendas pelo editor.

Por outro lado, a grande maioria dos endereços de links da Linha Defensiva foi modificada. Isso significa que alguns links direcionados ao site podem resultar em erros 404 (“Página não encontrada”). Outros funcionam sem problemas, graças ao WordPress e a um código de redirecionamento.

Além disso, alguns textos mudaram de categoria. A matéria a respeito do SiteAdvisor, por exemplo, encontra-se agora em “Reviews”, que compreendo ser mais apropriado do que Tutoriais » Programas, como era o caso antes. A seção Dúvida do Leitor agora pode ser encontrada junto à área de Dúvidas, o que também creio ser mais óbvio. Vários dos textos antes categorizados em “Artigos” agora estão em Reportagens Especiais.

O visual da página principal também foi modificado. As mudanças maiores, no entanto, ficaram do nosso lado, de quem faz a Linha Defensiva. Atualizar a página principal agora é muito mais fácil, o que deve fazer com que ela seja atualizada mais freqüentemente, sem ficar até dois meses parada como antes.

Fora estas novidades no site, o Fórum Linha Defensiva também sofreu algumas mudanças. Há uma nova área onde é possível denunciar links maliciosos. Mudanças de programação foram feitas para otimizar o desempenho. O calendário, antes desativado, passará a ser usado para registrar eventos de segurança ao redor do mundo.

Qualquer comentário pode ser deixado aqui mesmo no site ou enviado por e-mail. A página de contato continua funcionando normalmente.

Escrito por Altieres Rohr

Editor da Linha Defensiva.

6 comentários

  1. Parabéns pelos novos recursos.

    Eu leio o LD por RSS, mas agora tenho razões para acessá-lo diretamente.

    Gostei muito do ShareThis e estou tentando implementá-lo no meu blog (http://e-paulopes.blogspot.com/). Só que não estou conseguindo personalizá-lo.

    Acrescentei o código automaticamente e o que está sendo indexado é o endereço do blog e não o do post. Também gostaria de vertê-lo para o português e alterar a lista do “Social Web”, “limpando” a lista default e acrescentando alguns sites nacionais.

    Onde poderei obter um tutorial para fazer as modificações?

    Desde já, agradeço.

    Abraço.

    Paulo

    Curtir

    Responder

  2. @Paulo

    Vejo que você está usando a versão widget do ShareThis. Eu não li muito a respeito desta versão, porque o próprio autor recomenda a versão “clássica” para quem quiser usá-lo traduzido. É essa “clássica” que estamos usando, ela é bem diferente em seu funcionamento e requer alterações maiores no site do que o widget.

    Não sei se o Blogger irá lhe permitir o uso de uma versão mais flexível do ShareThis. Creio que sua única opção ali é a versão em widget e não sei muito a respeito dela para poder lhe ajudar, infelizmente.

    Curtir

    Responder

  3. Pois é: fiz um teste com a versão widget e não funcionou. Vou ter de encontrar uma solução, talvez uma alternativa ao ShareThis. De qualquer forma, valeu a atenção. Abs.

    Curtir

    Responder

  4. Parabens LD. Eu como sempre, estarei por aqui lendo tudo, nao importando o que voces usam pra publicar!.

    Curtir

    Responder

  5. O vosso site é simplesmente fantástico, parabéns pelo vosso trabalho!!!

    Curtir

    Responder

  6. Sou um leitor esporadico do site.

    Porem sempre que leio aprendo algo super valido. Ou faço o download de algum programa que com certeza é super valido.

    Deixo aqui o meu agradecimento e os meus parabens.

    Obrigado

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.