Em 28 de janeiro de 2005, ia ao ar o post inaugural da Linha Defensiva. Desde então, muitas coisas aconteceram e, felizmente, o site permanece no ar até hoje. Muitas pessoas passaram por aqui – a Linha Defensiva é inteiramente composta de voluntários – e cada uma deixou sua marca.

Também deixaram sua marca todos aqueles que, acreditando no trabalho do site e na necessidade de uma internet mais segura, colaboraram com links maliciosos, soluções e – claro – dúvidas, críticas e a eventual ameaça de processo judicial. Durante esse tempo, a Linha Defensiva foi ameaçada de processo por spammers, estelionatários. Há motivo para ter orgulho disso; dizem que é bom julgar uma pessoa pelos inimigos que ela tem.

A internet comercial no Brasil começou em 1995. Vai completar 16 anos. É, pois, uma adolescente que ainda não atingiu a maioridade. E passa por tempos difíceis — crises lá e cá, comportamentos destrutivos e irresponsáveis são comuns. Adolescente, mesmo. Mas a internet ainda tem muitos anos pela frente para crescer, e todos que nela estão desde já são privilegiados em um mundo em que 2/3 da população nunca acessou a internet.

Fica aqui o reconhecimento disso, da Linha Defensiva como um privilégio – privilégio de ter um espaço nessa imensa rede de computadores, e de ter tantos colaboradores e leitores ao longo destes seis anos. Depois de tanto tempo – na internet isso é uma eternidade – provavelmente não há algo que ainda precise ser dito em um editorial como este, que aqui se encerra.

Escrito por Altieres Rohr

Editor da Linha Defensiva.

5 comentários

  1. Soldierfront_br 29/01/2011 às 03:44

    Parabéns ao fórum por 6 anos de existência – parabéns para aqueles que dedicaram o seu tempo para fazer o que é hoje o LD! Espero um dia poder contribuir mais ao fórum que tanto me ajudou e tem me ajudado e continuará me ajudando se Deus permitir!

    Nunca poderia imaginar que o LD sofreu ameaças de processos judiciais. Penso que quando agimos pensando no bem, não temos que temer nada. Mesmo que sem querer acabemos prejudicando alguém – como disse, sem agir de ma fé.

    Novamente parabéns a todos que contribuíram para o fórum e site chegar aonde chegou!

    E assim vamos que vamos, na frente do campo de batalha, mesmo que de forma insignificante!

    SoldierFront_br

    []s

    Curtir

    Responder

  2. Parabéns Linha Defensiva!!!! Obrigado por tudo!!!

    Curtir

    Responder

  3. Cassio Rodrigo 31/01/2011 às 12:57

    Parabéns LD, por tudo que fez pela gente :D

    Curtir

    Responder

  4. Obrigado por tudo, aprendo muito aqui, espero um dia entrar para o time de voluntários!

    Curtir

    Responder

  5. André Luiz 13/08/2011 às 16:27

    Acompanho o Linha Defensiva desde muito tempo, um dos sites mais recomendados por mim a amigos e clientes. Desde 2002 trabalho com tecnologia, nos últimos anos tenho me focado mais em segurança, sempre procuro acessar o Linha Defensiva para saber se existe alguma ameaça nova!
    Parabéns a todos, estamos na lutra contra o cybercrime!

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.