Você cometeu um crime na Internet. E vai ter que pagar caro por isso. Pelo menos se acreditar na mensagem exibida por um vírus russo que está se espalhando no Brasil e em outros países, sendo capaz de exibir a mensagem de alerta em 19 idiomas. Ele acusa o internauta de ter baixado software pirata e material pornográfico (que não é ilegal, mas está incluso no alerta mesmo assim).

Você cometeu um crime na rede, diz imagem exibida por vírus.

Imagem trava o computador até que o usuário faça uma ligação Premium. (Foto: erutan9/FLD)

O golpe é classificado como ransomware. Ramsonware é programa malicioso que toma o controle do seu computador e pede um resgate — na forma de uma chamada telefônica para um número Premium — para devolver o acesso a você. Nas chamadas para números Premium, parte da tarifa vai direto para a conta do dono do número.

É claro que uma investigação policial verdadeira não acontece magicamente — você não está sendo monitorado pelo FBI ou pela Polícia Federal 24 horas por dia. Exceto, claro, se você já estiver sob investigação. Eles também não vão bloquear seu computador e exigir que você disque para um número para se livrar das acusações. Mesmo assim, esse tipo de vírus tem tido sucesso em diversos países do leste europeu, e até variações para celular são “populares” na Rússia.

A forma mais comum de contágio é através da instalação de falsos programas antivírus ou falsas atualizações para o navegador. Ao clicar no OK e imaginar estar se protegendo, na verdade está instalando o programa seqüestrador.

Para se proteger, basta seguir as mesmas dicas comuns a qualquer vírus: manter softwares atualizados, antivírus atualizado e não executar qualquer software sem antes verificar sua legitimidade.

Luciana Leme colaborou com a reportagem.

Escrito por Altieres Rohr

Editor da Linha Defensiva.

7 comentários

  1. No meu caso o vírus se instalou ao pedir a atualização do adobe reader para poder entrar em determinado site espalhem a noticia sobre esse vírus que o bichinho que da dor de cabeça.

    Curtir

    Responder

  2. Eesse virus entrou no meu pc eu fiquei que nem um doido tentando ligar para esse numero mais comecei desconfiar. A mensaguem dizzia que eu ia ser preso ou pagar uma muita mas eu vou ser preso so porque baixai o adobe flash player falso? ai descobri que era uma farsa. Para as pessoas que estão no mesmo caso que eu tavameu conselho é desligue o pc e a internet depois ligue denovo ai some, caso não der certo deixe o pc desligado poruns dois dias ai some. Ai é so passar o antivirus que sai tudo

    Curtir

    Responder

  3. O virus mais fo** que ja vi. Baixai o adobe flash player, passou um tempim, pam. travou td. aí eu pensei, vo ligar nada, vai que é alguem q ta usando meu ip ai eu rodo por ele…
    Formatei o pc na hora!! xD
    Mas o coração quase despara!!

    Curtir

    Responder

  4. Lucas Rafael P. Longo 02/04/2011 às 22:26

    Pois é, estão cada dia mais espertos

    Curtir

    Responder

  5. Soldierfront_br 06/04/2011 às 01:30

    O desespero por ganhar dinheiro continua batendo na porta desses programadores. São muito criativos. Mas nós usuários da internet, temos que estar sempre atentos, procurando nos atualizar constantemente sobre as principais ameças e as principais formas de nos proteger.

    Atualizar ou baixar programa, somente se for do sites oficial. E nunca pelo desejo do programa (na hora e na data que ele quer) em questão. Sempre pelo nosso desejo, ou seja, se eu entro no youtube apos formatar meu PC com windows XP SP3, o site vai indicar que eu estou sem o flashplayer. E vai me indicar o caminho para baixa-lo. Eu não clico no link, nem no site do youtube (que é um site confiavel). Fecho, abro a pesquisa do google, digito adobe flashplayer, ai sim, eu procuro pelo site oficial e baixo o programa ou atualização.

    Então se você entrou em um site e pede para instalar ou atualizar determinado programa para visualizar o conteúdo do site, é melhor você pesquisar na internet antes para saber se realmente é necessário a atualização ou instalação.

    Curtir

    Responder

  6. tem um codigo que debloqueia esse virus so não lembro onde achei ele

    Curtir

    Responder

  7. grandegraça 05/01/2015 às 01:01

    A grande graça da história, se analisarmos minuciosamente, é que os grandes programadores (os quais projetaram esse software), possuem dificuldade de escrita correta hahaha; “prometernos”. “Daí” já dá pra ver que não é algo oficial.

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.