Todos os dias milhares de pessoas criam publicações em murais do Facebook, postam em seus perfis do Twitter ou mesmo enviam scraps no esquecido Orkut. Redes sociais são feitas para isso mesmo: interagir entre seus amigos. Mas existe uma pequena porção de usuários que em vez de mandar mensagens amigáveis aos seus contatos, prefere utilizar as redes como ferramentas para golpes. Por isso, a Linha Defensiva separou algumas dicas básicas de como se portar em tais serviços e até mesmo dicas de alguns aplicativos que podem lhe ajudar.

Logotipos de redes sociais

Redes sociais são hoje os serviços que mais contribuem para a utilidade da internet como meio de comunicação. (Foto: Divulgação)

Não clique em tudo que lhe for apresentado

As redes sociais são baseadas em trocas – inclusive a troca de links – por isso você estará rodeado deles. Mas são também os links que permitem a disseminação de códigos maliciosos e os golpes online.

A melhor coisa a se fazer é pesquisar. Caso o link seja encurtado com o Bit.ly, é possível adicionar o sinal de mais [+] ao final dele para ver mais informações (ex: bit.ly/linhadefensiva+). Caso não seja encurtado, realize uma pesquisa no Google sobre o link ou verifique em sites como o VirusTotal ou o URLVoid. Eles podem indicar caso seja uma URL maliciosa.

Se a dúvida permanecer, entre em contato com a pessoa que enviou o link. Se você não a conhece, as chances de ser um link malicioso aumentam. Se você a conhece, seu amigo pode ter vítima de um golpe. Entrar em contato com quem enviou o link suspeito irá ajuda-lo a perceber disso ao mesmo tempo em que você se livra do vírus.

Proteja seus dados

É comum muitos usuários terem suas informações disponíveis para toda a internet na rede social. Isso é ruim porque criminosos conseguem saber muito da vida dos usuários apenas por essas informações apresentadas – inclusive, por exemplo, responder as “respostas secretas” usadas para recuperação de senha.

Verifique as configurações de privacidade da rede. Nunca compartilhe suas informações com desconhecidos, exceto se você realmente precisa disso.

Adicione amigos com cuidado

Pode parecer bonito possuir um perfil com muitos amigos, mas pode ser um grande problema se destes “amigos” alguns estejam apenas observando suas ações nas redes. Quando adicionar um novo amigo, veja se o conhece realmente e pergunte por que ele está o adicionando. A desconfiança pode ser uma arma contra bandidos na internet.

É preciso aprender a usar as redes sociais.

É preciso aprender a usar as redes sociais. (Foto: Gabriella Fabbri/SXC)

Utilize a Geolocalização com moderação

O uso da Geolocalização – a identificação do local exato em que uma foto foi tirado ,por exemplo – está se popularizando, porém essa técnica pode ser perigosa, já que é possível saber exatamente a localização de sua residência ou arredores. Se você não configurou seu endereço físico na rede social, também não quer que uma foto o faça por você.

Por isso, pense bem antes de manter ativada essa opção. Caso contrário, o perigo da rede social pode passar do virtual para oreal.

Desconfie mesmo de seus amigos

Já foi dito anteriormente, mas vale ressaltar: criminosos conseguem espalhar vírus usando seus amigos para aproveitar a confiança que você tem neles. Caso seu amigo esteja com o perfil “contaminado” ele poderá enviar mensagens maliciosas pra todos os conhecidos dele, inclusive você.

Então antes de verificar uma mensagem diferente, fale com seu amigo para garantir que foi realmente ele que enviou tal recado.

Cuidado com aplicativos

Por isso antes de instalar um app, verifique não só com amigos na rede social, mas também no Google – veja se não existe nada de errado e se o aplicativo é conhecido na rede. Realizando essas simples etapas manterá seu perfil a salvo. Aplicativos que você precisa instalar para ver as “respostas” que seus amigos deram sobre você ou qualquer coisa do gênero é quase sempre um sinal de spam – ou seja, um app inútil que está se disseminando na rede social para obter informações ou direitos ao seu perfil.

Utilize aplicativos de empresas de segurança

No Facebook é fácil encontrar os aplicativos de algumas empresas, como o da BitDefender (Safego) ou da Norton (Safe Web). Esses aplicativos ajudam a monitorar seus perfis e a mantê-lo longe de links maliciosos.

Pessoas em rede

São as ligações entre as pessoas que tornam uma rede social interessante - a mesma ligação que pode ser aproveitada pelos criminosos. (Foto: Svilen Milev/SXC)

Cuidado com computadores compartilhados

É normal utilizar o computador de algum amigo para acessar a internet. Mas caso o computador de seu amigo esteja infectado, suas informações poderão ser enviadas a algum criminoso e seu perfil comprometido, por isso cuidado ao digitar senhas em computadores de terceiros. O uso de qualquer serviço protegido por senha em computadores públicos não é recomendado.

Cuidado com redes Wireless abertas

Não entre em suas redes através de uma conexão wireless, por exemplo, de sua escola ou de seu vizinho. Seus dados são transferidos “pelo ar” e podem ser capturados. Apenas redes com segurança WPA ou WPA2 devem ser confiadas para o uso de serviços.

Navegue sempre que possível em HTTPS

Sempre que possível habilite o HTTPS na rede, o que às vezes é possível apenas adicionando o https:// na frente do endereço. Seus dados serão enviados de forma criptografada até o destino, dificultando ainda mais o rastreamento e “grampo” das informações.

As redes sociais podem ser ótimos locais na internet, desde que os usuários saibam como utilizá-las. Devemos sempre estar antenados a tudo que ocorre no ambiente virtual e como se trata da web tudo ocorre da forma mais rápida.

Caso siga todas essas dicas, e sempre mantenha seu computador devidamente atualizado, é as chances de permanecer seguro na rede social são altas e você evitará a grande maioria dos problemas. Fique atento, porém, porque novos golpes surgem a todo instante.

Escrito por engineerbr

3 comentários

  1. valeu!!! como tem gente mal intencionada!! tudo temos que ter o maximo cuidado. obrigada pelas informações.

    Curtir

    Responder

  2. oi
    amiga

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.