Anúncio com botão de download é exibido em páginas que já trazem links de download e podem confundir o internauta.

Existe uma prática bastante comum na web sobre a qual ainda não falamos aqui na Linha Defensiva: botões falsos de download. A ideia é simples: o internauta procura um conteúdo qualquer e, na hora de fazer o download, anúncios ou outros elementos na página trazem outros botões de download que vão levar a algo diferente do que foi o usuário buscava.

Em alguns casos, como o internauta já não conseguiu o arquivo que queria, o processo continua após o download. Mensagens informam que é preciso fornecer o número de celular para “desbloquear” o software, ou instalar ainda mais componentes indesejados sem nenhuma relação com o arquivo desejado. O internauta, que clicou no botão errado e ainda não conseguiu seu arquivo, pode cair no golpe pensando que é apenas uma extensão da página de download correta.

Mas, claro, não é o caso. Confira alguns exemplos:

Site com botão falso de download tem símbolo de segurança que leva à verificação de um site diferente do link de download.

Site tem diversos links de download em menos destaque do que o botão que leva a um conteúdo diferente do prometido – um arquivo executável.

Botão de download aparece duas vezes na página, mas só um leva ao conteúdo desejado.

Sequestro de download

Quem clicou no botão falso de download pode cair em um instalador de um programa qualquer, ou ser levado a realizar ainda outros procedimentos. Em um caso analisado pelo ARIS-LD, o internauta foi obrigado a instalar softwares adicionais e cadastrar o celular em um serviço de horóscopo:

Usuário é obrigado a instalar aplicativo extra para prosseguir com a instalação.

Software exige instalação da Babylon Toolbar para prosseguir e coloca ícones na área de trabalho.

Finalmente, instalador diz que internauta precisa realizar o cadastramento em um serviço de celular de horóscopo para desbloquear o software.

Depois desse processo, o usuário estará com a Babylon Toolbar instalada no PC — um software que não é nada fácil de ser removido. Ainda haverá uma chance de cancelar a configuração do software como mecanismo de pesquisa:

Janela confirma mudança do provedor de busca do Internet Explorer.

Barra de ferramentas da Babylon

Sugestões

É preciso ter muito cuidado para não clicar em um botão de download incorreto. E pior: alguns sites de download estão baixando “instaladores” que baixam softwares adicionais (que você não pediu e provavelmente não quer) e, em outros casos ainda piores, sites que obrigam você a esperar por um download magicamente abrem um espaço na “fila” para você baixar um arquivo que é falso e não é aquele que você deseja.

Ou seja, além de conferir o botão, é preciso conferir o próprio arquivo baixado.

Essa prática acontece em sites totalmente legítimos e que oferecem eles mesmos downloads completamente seguros. O problema é que os botões chegam em anúncios, que não são controlados diretamente pelos donos dos sites.

Tente observar bem a página inteira. Normalmente, o botão de download verdadeiro não é o primeiro que aparece na página.

Análise: Dyego Bustorff

Escrito por Redação Linha Defensiva

5 comentários

  1. Flavio Toldo 15/11/2012 às 19:29

    ja passei por isso. é um saco. queria um jeito de remover esses sites da pesquisa do google.
    achei um addon pro chrome, mas o chrome instala um monte de porcaria no sistema(quase um spyware)

    Curtir

    Responder

  2. Hoje o que mais tem é isso, até em site super populares você um anuncio do google que te confunde com o botão download verdadeiro. Para quem ja usa internet a mais tempo consegue muitas das vezes se virar e achar num site poluido de botões. E quem está começando? Aí mora o perigo… excelente matéria! Parabens!

    Curtir

    Responder

  3. Vejo isso direto em vários sites e engana mesmo

    Curtir

    Responder

  4. Em alguns navegadores de internet, como o google chrome e mozilla firefox possuem uma extensao chamada ADBLOCK que bloqueia qualguer anuncio visivel em qualquer paginas da internet, inclusive aqueles anuncios do youtube de 5 segundos, instale essa extensao e adeus anuncios e botoes de downloads :D

    Curtir

    Responder

  5. GABRIEL FERREIRA DA CRUZ 30/12/2014 às 11:56

    Com o objetivo de evitar esses problema utilizo o AdBlock que é muito eficiente, evitando muitas dores de cabeça.

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.