A Linha Defensiva identificou mais um vírus brasileiro que cria uma conta de administrador no Windows e ativa o Terminal Services para usar a Área de Trabalho Remota para dar acesso ao computador infectado. O comportamento é semelhante a um vírus que a Linha Defensiva analisou em 2011 e que criava uma conta de usuário chamada Remo e também usava a mesma técnica.

A nova praga, apesar de semelhante com a já conhecida, cria uma conta de administrador chamada ADM123 e também substitui um arquivo legítimo do sistema no Windows 7 para permitir múltiplas conexões à Área de Trabalho Remota. Além disso, o vírus instala o Java Secure Channel, um aplicativo Java que implementa o protocolo SSH2 (Secure Shell), comumente usado na administração de sistemas Unix. Isso garante que o computador infectado possa ser acessado pelos criadores do vírus — de uma maneira ou outra — e também pode permitir que acessos ilegítimos sejam realizados através do próprio computador da vítima.

A conta ADM123 é oculta, pertence ao grupo local e ao grupo “Usuários da Área de Trabalho Remota” mas não cria uma pasta de perfil de usuário e não é visível no Painel de Controle nem na tela de logon. Ela só é visível através do comando net user ou em Ferramentas do Sistema > Usuários e Grupos Locais.

Usuário ADM123 criado no sistema. (ARIS/LD)

Usuário ADM123 criado no sistema. (ARIS/LD)

Para aumentar o limite de conexões remotas simultâneas, o vírus também substitui o arquivo termsrv.dll. A partir dos Windows Vista, a Microsoft substituiu o Windows File Protection pelo Windows Resource Protection. Enquanto o WFP monitora em tempo real certas pastas críticas do sistema e repõe instantaneamente um arquivo, caso o mesmo seja substituído, o Windows Resource Protection trabalha com listas de permissões. Uma conta de administrador não é “proprietária” dos arquivos de sistema e só tem permissões de leitura. Para alterar o arquivo no Windows 7, o cavalo de troia faz uma auditoria no arquivo tornando-se “proprietário” do mesmo para em seguida alterar as permissões.

O vírus também configura um proxy malicioso nos navegadores que direciona páginas de bancos brasileiros e companhias aéreas para páginas falsas, com o objetivo de capturar senhas e informações financeiras, além de bloquear o acesso à Linha Defensiva, redirecionando a página para o Google.

A Linha Defensiva observou que a praga foi distribuída através de um e-mail falso que tenta se passar por um comunicado do Detran.

Suposta pendência com o Detran serve de isca para contaminar o computador. (ARIS/LD)

Suposta pendência com o Detran serve de isca para contaminar o computador. (ARIS/LD)

Detalhes técnicos

Escrito por Maria Cristina

Just another ISFJ-t person / TEA+TDAH / Analista de malware em http://linhadefensiva.org / Bacharelanda em Direito / Materialista Neste blog eu não tenho compromisso com nenhum tema. Escrevo sobre o que me dá vontade. Sou um ser volátil, minhas ideias estão sempre em movimento.

8 comentários

  1. Li está reportagem e verifiquei pelo Net User que consta este usuária ADM123. Contudo não acessei nada relacionado ao Detran. Peço se possível que me auxiliem como devo proceder.

    Obrigado.

    Curtir

    Responder

    1. Maria Cristina Santos 03/06/2013 às 16:10

      Olá, Dino.

      O falso e-mail do Detran pode não ser o único golpe que o vírus usa para se espalhar.
      Peça ajuda no nosso forum de Remoção de Malware:
      http://www.linhadefensiva.org/forum/forum/11-remo%C3%A7%C3%A3o-de-malware/
      Você pode deletar a conta ADM123 através do comando net user, mas o vírus altera várias configurações relacionadas à segurança da máquina, e o método de reconfiguração pode ser diferente conforme a versão do Windows.
      Abraço.

      Curtir

      Responder

  2. Daniel G. Batista 06/06/2013 às 21:50

    Vocês enviam esses virus para que os antivirus detectem, ou apenas noticiam o fato?

    Curtir

    Responder

    1. Todas as pragas que analisamos são enviadas ao VirusTotal, que distribui a amostra para as empresas antivírus.

      Curtir

      Responder

  3. cleber roberto 08/09/2013 às 17:56

    Hoje, 08/09/2013, quando iniciei meu notebook vi que havia outro usuário criado com o seguinte nome: qycdymbnki. Apguei o usuário, inclusive os dados. Passei o antivírus ( Eset Smart Security 7 – BETA) que não encontrou nada. Reiniciei a máquina e lá estava outra vez o usuário criado, fiz o mesmo processo e resolvi restaurar o sistema para o dia 06/09/2013. Quando voltou estavam apenas os meus usuário, pensei que tivesse resolvido o problema. Reiniciei a máquina, um dos meus usuários havia desaparecido, tudo bem, só o criei por orientação do Eset, não tinha dados, mas o usuário qycdymbnki estva lá outra vez. Estou passando a ferramenta on line da Trend Micro HouseCall como tentativa, depois tentarei o o cd do Bitdefender. Até agora o problema não foi resolvido e também os aplicativos, que estão atualizados, não encontraram nenhum arquivo infectado.

    Curtir

    Responder

    1. MariaCristina 13/09/2013 às 14:39

      Cleber Roberto,
      Sugiro que você peça ajuda no nosso forum de Remoção de Malwares. Além de remover a praga, eles também poderão identificar os arquivos da infecção e coletá-los para o ARIS-LD, cuja equipe irá analisar os arquivos, atualizar o Bankerfix e distribui-los para as empresas antivirus.

      Curtir

      Responder

  4. Use servidor linux teste e veja se é melhor em segurança do que windows. sudo apt-get install server. hahaha

    Curtir

    Responder

  5. Oi, meu computador está com esse problema de administração, tem pastas escondidas e estranhas e quando vou excluir, não sou permitida, tem que estar como administrador, mas já estou. Quando vou abrir o Google Chrome por exemplo, aparece mensagens estranhas, já não sei o que farei, por favor me ajudem.
    to com o windowns 10 e hoje teve atualização e ficou pior ainda a situação.
    Fui fazer o passo a passo mas não tem essa parte : “Ferramentas do Sistema > Usuários e Grupos Locais.” Não tem Usuários para poder ver.

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.