O Windows XP receberá sua última atualização no dia 8 de abril. Depois desse dia, e especialmente após as atualizações de maio, continuar usando o sistema será um grande risco para a segurança do seu PC e, claro, dos seus dados. Neste vídeo, o editor da Linha Defensiva, Altieres Rohr, explica por que não é uma boa ideia usar um sistema com falhas de segurança e de que forma a segurança do Windows evoluiu desde 2001.

2:37 PatchGuard
3:40 Controle de Contas de Usuário
6:23 Ataque de Shatter

Trilha de Abertura

Garagem 42 por Coletivo 4’33”
http://garagem42.com.br

Escrito por Altieres Rohr

Editor da Linha Defensiva.

23 comentários

  1. Muito bem explicado! Está chegando a hora de quem usa XP mudar para um SO mais atual. Vamos lá gente! É por questão de segurança!

    Curtir

    Responder

  2. Carlos Estevam 29/03/2014 às 16:52

    Se for usado sem internet, não há de haver problemas.

    Curtir

    Responder

    1. É problema sim, porque não haverá atualizações para a interação com dispositivos, como pen drives. Também não é uma solução viável para empresas, porque funcionários poderão burlar restrições de segurança. Em casa, só é viável para usuário único, já que você não sabe o que outros estão fazendo e não há maneira segura de manter um controle dos pais, por exemplo.

      Curtir

      Responder

  3. A quantidade de computadores com XP em órgãos públicos não é brincadeira. Eu acho que para usuário doméstico, é mais raro encontrarmos pessoas usando. Fiquei sabendo, por exemplo, que os computadores do Judiciário de uma cidade do interior mineira, todos, são XPs. E aí? Como eles fazem? Como ficará a segurança? Se Tribunal não quiser trocar (investir)? E os outros órgãos públicos? É muito fácil persuadir as pessoas, quero ver agora com os órgãos públicos.

    Curtir

    Responder

    1. No Executivo Federal todos os novos micros estão vindo com win8… já havíamos recebido win7, mas os novos virão com win8

      Curtir

      Responder

  4. trabalhei na cutrale, grande empresa de citrus nacional, e pasmem, muitas celulas, fazendas, usam o windows 95 e 98

    Curtir

    Responder

  5. É muito grande a quantidade de dispositivos nos Governos (Federais, Estaduais e Municipais) e nas empresas (grandes, médias e pequenas) além de Bancos, tanto no Brasil e no mundo que estão com equipamentos com base no Windows XP. E, não pretendem ou podem trocá-los por questões financeiras e de sistemas inteligados nas redes operacionais. Imagino que então a questão de segurança para as pessoas físicas mesmo se atualizarem seus sistemas operacionais para o Windows 8 pelos ¨módicos¨ R$ 410,00 no Brasil (um assalto!!) ficará muito séria se houver uma possibilidade de contaminação mundial. Aliás depois de Munique (Alemanha), as autoridades da rica Coréia do Sul estão avaliando a possibilidade de migrar do Windows XP para o Ubuntu.

    Curtir

    Responder

  6. Jorge Queiroz Dos Reis 14/04/2014 às 20:54

    Está na hora de migrar para o Linux.
    A Microsoft abandonou também o Windows 7 – ela até dá suporte, mas não se encontra o sistema operacional para comprar.
    O Windows 8, no Brasil, só comprando um computador novo.

    Curtir

    Responder

    1. Pedro Ferreira 18/10/2014 às 13:29

      O linux é o SO do futuro. Já era há 10 anos e continuará sendo pra sempre. Vai ser sempre do futuro e nunca do presente.

      Curtir

      Responder

  7. ReiGelado - Hacker 03/05/2014 às 13:00

    HAHAHAHAHAHHAHAHAH tem usuario do xp que vai sofrer com Metasplid on Kali Linux *_*

    Curtir

    Responder

  8. Claudio Serra 06/05/2014 às 12:17

    Colega falar que não Gosta de Windows XP e prefere mais o Windows Vista , na prática do dia a dia é complicado hein !!! Para mim o XP é um ótimo sistema , tenho amigos que não trocam de jeito nenhum , apesar de ter o Windows 7 e 8 ; e concordo plenamente com os comentários do Sentinel (órgãos públicos) e o Ronaldo abaixo . Antivírus e outros programas de segurança continuam por tempo indeterminado para Windows XP !!! Quem quer uma máquina com Programas Atuais é claro que tem que atualizar mesmo . Tem muitos programadores aficcionados como eram no tempo do Windows 08 SE e espero que continue assim …

    Curtir

    Responder

    1. Eu posso dizer isso porque de fato usei o Windows Vista. Também usei o Windows XP. Nunca tive um só problema com o Windows Vista – o sistema nunca travou, exceto por problema de hardware, e é infinitamente mais seguro que o XP. Cada um tem a sua experiência e não quero convencer ninguém de que um sistema A é melhor que B.

      Pra mim o melhor Windows que já usei foi o Windows 2000 (pós-SP2), mas não posso mais usá-lo, porque não tem mais suporte e nem funciona bem nas máquinas com 2+ núcleos de hoje. A situação é a mesma para quem usa o XP hoje. É preciso largar.

      Curtir

      Responder

  9. Acabei de trocar e resolvi mudar para o Ubuntu 14, e estou achando excelente!

    Curtir

    Responder

  10. O software Advanced Systemcare a parti da
    versão 7.3 vai dar Suporte ao Windows XP ! esse suporte é confiável,ficarei
    seguro se usar Advanced Systemcare 7.3 ?

    Curtir

    Responder

  11. Guilherme Tonquelski 22/05/2014 às 10:04

    Companheiro, você está falando como se mais de 10% dos computadores trabalhassem com o Update ativo, coisa que não existe em quase lugar nenhum também porque ele só serve para atrapalhar e já vi várias vezes ele corromper o sistema.

    Curtir

    Responder

  12. Julio Cesar 23/06/2014 às 20:48

    Utilizo Linux – Ubuntu….Possui uma comunidade muito ativa, reconhece todos os dispositivos e a distribuição 14 possui um excelente gráfico….

    Curtir

    Responder

  13. isso é mimi pra quem tem o xp precisar atualizar (gastar) só questao financeira, não passa de MIMIMI

    Curtir

    Responder

  14. Minha questão é que alguns programas importantes pra mim ( edição de áudio ) e com os quais estou adaptado , não rodam em programas com 16 bit´s , ou chrome.E aí?

    Curtir

    Responder

    1. Há uma alternativa, mas não sei se é viável no seu caso: máquinas virtuais como o VMware Player ou Virtual Box.

      Curtir

      Responder

  15. Mateus Ferreira 07/08/2014 às 14:54

    Tenho um problema. Tenho máquinas profissionais caras que não têm drivers para Windows 7 ou mais atuais. Como eu faria neste caso?

    Curtir

    Responder

  16. Isso é tudo é pura mentira!!
    é só uma jogada para aterrorizar os usuários de Windows XP, para incentivar a abandonar o Windows XP, para emigrar ao Windows 7 e Win 8

    Eu ainda tenho uma maquina antiga com Windows XP SP3, e não utilizo Anti-vírus, e nunca me deu problema!.., é claro que também eu evito de instalar programas crackeados, e sempre instalar programas legítimos em site oficiais.

    Mas realmente o Windows XP não terá mais suporte de drivers para novas impressoras, celulares, pendrives de 16GB e 32BG etc..

    Querem realmente segurança ?, usem Linux!!!

    Curtir

    Responder

    1. Marcos Furtado 14/01/2015 às 23:15

      e agora ? Foi terror?

      Curtir

      Responder

  17. Bom saber de alguém que gostou do Vista, eu também gostava mais do Vista a o XP.

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.