Um memorando de entendimento, ou Código para Promover o Comportamento Lícito na Internet, organizado pelo Ministério da Cultura da Dinamarca, representado pela ministra Marianne Jelved, foi assinado por empresas como Google, Mastercard e Microsoft, entre outras. O objetivo é criar uma “coalização antipirataria”.

A informação consta em uma reportagem do site TorrentFreak publicada nesta segunda-feira (11).

A RettighedsAlliancen, grupo antipirataria da Dinamarca, também é uma das signatárias do documento que, segundo o governo, “deve tornar mais fácil para os usuários na internet encontrar e usar produtos criativos”.

O acordo consiste em um esforço conjunto que pretende ter as companhias trabalhando juntas para derrotar a pirataria e promover o conteúdo legítimo, no intuito de fazer da internet um lugar mais seguro. O documento tem cinco objetivos principais:

  1. Ajudar a tornar a Internet uma plataforma segura e legal para consumidores e empresas.
  2. Salientar que o copyright é um marco importante para o crescimento e a inovação.
  3. Trabalhar em conjunto para reduzir a criminalidade financeira, baseado em violações de direitos autorais.
  4. Trabalhar em conjunto para promover a divulgação de produtos legais.
  5. Contribuir para a eficiência dos processos que podem ajudar a reduzir as violações de direitos autorais e crimes associados.

Marianne Jelved, a representando do governo dinamarquês, disse durante o evento da assinatura que “a internet deve ser um lugar seguro e legítimo para se frequentar. Nós devemos reunir todas as forças do bem em torno disso”.

O Google tem sua política sobre como enfrentar a pirataria já divulgada e deverá remover todo o conteúdo pirata de suas buscas quando pesquisas desse tipo forem realizadas. Em algumas campanhas já obteve parceria da Mastercard e outras gerenciadoras de crédito para cortar os meios de arrecadação de sites piratas.

A Microsoft, por sua vez, já trabalha contra a pirataria de seus produtos há anos e sustenta intensa campanha de esclarecimento e denúncias.

Escrito por Adan Ribeiro

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.