Exemplos

O melhor jeito de entender os diferentes estilos de nomes é vendo exemplo. Abaixo você pode ver diversos exemplos com suas interpretações:

  • [McAfee] W32/Mydoom@MM Primeira variante do MyDoom, um mass-mailer (@mm) agressivo que roda em Windows. Deve-se desconectar o computador da rede até limpar o mesmo.
  • [Kaspersky] Trojan-Proxy.Win32.Mitglieder.a Um Trojan, que possui um proxy de e-mail para enviar mensagens de e-mail anônimas. Deve-se instalar um firewall para evitar que o proxy seja usado.
  • [Trend Micro] PE_WINDANG.B Um infector de arquivos (PE) em sua segunda variante (B). Deve-se iniciar o computador no Modo de Segurança para executar o antivírus e desinfectar os arquivos.
  • [Symantec] W32.HLLW.Lovgate@mm Um worm chamado Lovgate que enviará a si mesmo e via e-mail (@mm) e potencialmente usará outros recursos da rede para se espalhar (HLLW). Deve-se desconectar o sistema da rede para a desinfecção ou usar um firewall.
  • [Sophos] Dial/Datemake-A Primeira variante de um Dialer. Nesse caso, deve-se desconectar a linha telefônica do computador até a desinfecção para evitar que o Dialer funcione.
  • [McAfee] A2KM/Sadip@MM Primeira variante de um vírus de macro que infecta arquivos do Microsoft Access e enviará a si mesmo de forma agressiva via e-mail.
  • [Kaspersky] Exploit.Win32.MS04-028.gen Detecção genérica para um exploit que se aproveita da falha detalhada no boletim MS04-028.
  • [Sophos] W32/MyDoom-O 15ª variante do MyDoom, um malware que roda em Windows. O nome não nos deu informações suficientes nesse caso. É necessário procurar mais informações.

Como você conseguiu perceber, algumas empresas separam tipos com pontos, outras com barras e a Trend Micro utiliza um _. Conhecendo os tipos de malware e interpretando seus nomes é possível, na maioria das vezes, ter uma idéia do que deve ser feito sem mesmo a necessidade de buscar mais informações sobre a praga. Outras vezes, o nome não será suficiente.

Conclusão

Interpretar o nome dos vírus é com certeza algo útil, mas podemos enfrentar dificuldades algumas vezez devido à falta de um padrão que regule os nomes. Agora que você já sabe interpretar esses nomes, com certeza algumas coisas ficarão mais claras para você.

Escrito por Altieres Rohr

Editor da Linha Defensiva.