Foi identificado um novo worm que utiliza o comunicador instantâneo da Microsoft — MSN Messenger — para se espalhar: o Kelvir.H. A grande diferença desse para os antigos membros da mesma família é sua capacidade de “falar” o idioma do sistema operacional instalado nas máquinas infectadas.

O Kelvir.H envia a mensagem para os nomes das listas de contatos de suas vítimas e traz um link que, ao ser clicado, faz o download de um código malicioso. A mensagem é enviada em diversos idiomas diferentes, incluindo o português, inglês e outros.

Ele se espalha de uma forma muito parecida com o worm que causou estragos no início desse mês e é capaz de afetar qualquer sistema Windows rodando MSN Messenger. Apesar de ser capaz de infectar usuários que utilizam clientes de terceiros (como Trillian e Gaim), o worm não poderá usar esses programas para se espalhar para novos computadores.

O sistema infectado será controlado remotamente por um cracker através de um backdoor instalado pelo worm na forma de uma versão do SdBot.

Tome muito cuidado ao seguir qualquer link na Internet, sejam em mensagens de e-mail, fóruns, websites e em comunicadores instantâneos. Todos esses meios podem levá-lo a sites maliciosos que podem causar uma grande dor de cabeça.

Se você for infectado, peça ajuda no fórum para obter assistência na remoção desse e outros worms.

Avatar de Desconhecido

Escrito por Altieres Rohr

Editor da Linha Defensiva.