Com quase 80 milhões de linhas habilitadas (2,4 milhões só no mês de agosto), o celular é o dispositivo digital pessoal mais comum no Brasil. Essa popularidade atraiu a atenção dos criadores de vírus, que começaram a criar pragas que atacam esses aparelhos.

Mas fique tranqüilo (por enquanto). O seu celular não deve estar infectado por nenhuma dessas pragas porque elas são capazes de atacar somente aparelhos rodando o sistema operacional Symbian na plataforma Série 60 da Nokia (utilizada também em alguns poucos aparelhos da Samsung, Siemens, Panasonic e Lenovo). Esses aparelhos são chamados de smartphones — telefones inteligentes — e possuem um preço elevado se comparado aos telefones móveis que dominam o mercado brasileiro.

Os smartphones da Série 60 integram funções de PDAs comuns em Palmtops. Qualquer pessoa pode desenvolver programas para aparelhos da Série 60, que são arquivos com a extensão .sis. Por ser um sistema programável, códigos maliciosos podem ser feitos para atacar esses aparelhos. Você pode conferir a lista de aparelhos compatíveis no site oficial da Série 60.

Se você não possui um aparelho daquela lista, nenhum vírus existente ataca o seu aparelho. O mercado de aparelhos móveis está em alta, e é possível que esses aparelhos (hoje inacessíveis para muitas pessoas) se tornem cada vez mais populares e os vírus consigam se espalhar mais livremente.

Como eu pego um vírus?

Trojan Doomboot finge ser jogo Doom 2
Doomboot finge ser Doom 2

Se você possui um celular da Série 60, a única maneira de pegar um vírus é se você executar um arquivo .sis infectado.

A maior fonte de pragas, atualmente, são softwares piratas. Alguns até mesmo fingem ser um antivírus crackeado (pirateado) para os aparelhos. Além de antivírus, aplicativos comuns, tais como utilitários (gerenciadores de aparência) e jogos (como a foto que mostra um uma suposta versão pirateada de Doom 2).

Outra fonte de arquivos SIS infectados são de aparelhos contaminados. Os aparelhos contaminados por worms como o Cabir e o Commwarrior se espalham de duas formas:

Bluetooth

O Bluetooth é um protocolo para transmissão de dados sem o uso de fios (“wireless”). Os telefones móveis da Série 60 possuem Bluetooth integrado. Se um aparelho estiver contaminado com um worm que se espalha via Bluetooth (Cabir), ele vai procurar qualquer aparelho por perto que possa receber o sinal e enviará o arquivo SIS infectado para esse dispositivo. O Bluetooth possui um alcance curto (apenas alguns metros) e por esse motivo o Cabir está se espalhando vagarosamente.

O Cabir já causou problemas em feiras de tecnologias onde há grande concentração de pessoas que possuem telefones com capacidade para receber o sinal de bluetooth.

O usuário infectado pelo Cabir ou por outro worm que se espalha via bluetooth poderá notar um aumento no uso da bateria.

MMS

O Commwarrior foi o primeiro worm a se espalhar via MMS. MMS são mensagens multimídia que podem conter arquivos anexados (de forma semelhante ao e-mail). Vários celulares comuns e baratos já possuem suporte a MMS, mas o arquivo SIS enviado por um aparelho contaminado não poderá ser executado pelo usuário se o celular não for compatível com um modelo da Série 60.

O Commwarrior lembra muito os worms de e-mail existentes para PCs: depois de contaminar o celular, ele envia MMS para todos os números da agenda com o arquivo SIS infectado anexado.

Além de poder se espalhar mais rapidamente (já que MMS não possui as limitações de alcance que possui Bluetooth), o usuário terá de pagar a conta das mensagens MMS enviadas pelo worm.

O Commwarrior também se espalha via Bluetooth (acima), dependendo do horário.

Avatar de Desconhecido

Escrito por Altieres Rohr

Editor da Linha Defensiva.

26 comentários

  1. Avatar de Desconhecido

    a materia ta muito boa
    o povo é muito ruim
    nao deveriam inventar os virus pra celular, ja que os virus de computador ja nos da uma dor de cabeça!

    Curtir

  2. Avatar de Desconhecido

    Fica uma pergunta no ar: um computador com anti-virus nitidamente diminui seu desempenho. Sera que a queda de desempenho no caso de um celular com anti-virus é percebida tambem?

    Curtir

  3. Avatar de Desconhecido

    Se meu celular for contaminado pelo virus, como faço para retirá-lo, limpar o celular?

    Curtir

  4. Avatar de Desconhecido

    Paulo,

    A primeira pergunta é, seu celular está listado no site da Série 60? Se sim, você pode ser contaminado. Se você for contaminado (o que você pode evitar seguindo as dicas da matéria), o processo de remoção varia dependendo da infecção. Alguns são fáceis de serem removidos, outros não podem ser removidos pois impossibilitam que qualquer coisa seja feita com o celular, necessitando de um “Reset”, fazendo com que você tenha que perder os dados presentes no aparelho.

    Curtir

  5. Avatar de Desconhecido
    Lucas Lima Mendonça Alves 22/09/2005 às 00:37

    Eu tenho um 6600 e instalei o McAfee antivirus, não teve nenhuma mudança no desenpenho, porém o celular não aceitava abrir programas enviados por Bluetooth, provavelmente por causa da possibilidade de ser um virus, mas continua aceitando a instalação pelo computador.

    Apesar de ainda estar na versão BETA, vale a pena baixar. Disponivel no site: http://www.mcafee.com.

    Curtir

  6. Avatar de Desconhecido

    O maior causador da disseminação de vírus é o DONO do equipamento. Sempre foi assim com os pc´s, e agora com os Smartphones. Com algumas ações simples dá pra evitar esse tipo de problema.
    Quanto à pergunta do Claudio, o celular fica um pouco mais lento quando vai instalar os aplicativos, por causa da verificação preliminar que o anti-vírus faz. Nas outras operações do aparelho, não há nenhum problema de queda de performance.
    Boa matéria. Esclarece bem as dúvidas mais comuns.

    Curtir

  7. Avatar de Desconhecido

    Tenho um smartphone Motorola MPx220 GSM. Apesar de não estar na lista, funciona como um PDA. Ele pode ser infectado?

    Curtir

  8. Avatar de Desconhecido
    Rodrigo César 22/09/2005 às 01:11

    É como o amigo falou anteriormente, o maior causador dessa disseminação é o usuário, o usuário não precisa aceitar o arquivo que está sendo enviado para o seu celular logo não há contaminação.

    Curtir

  9. Avatar de Desconhecido

    Wilson

    Esses worms ainda são para Symbian. O Windows Mobile pode ser alvo no futuro, mas por enquanto ainda não tem muita coisa (nada que eu conheço), já que o Symbian (de código aberto) é o líder no mercado de smartphones. A popularidade dos aparelhos é que definirá quem vai receber mais pragas.

    Rodrigo César

    A questão é, você está em público, precisa fazer uma chamada urgente e seu celular fica recebendo um arquivo que você não conhece repetidamente. Muitos usuários não vão pensar em caminhar só um pouco mais pra longe para as mensagens pararem e vão simplesmente aceitar a instalação. É uma questão complicada: se você avaliar cada caso infectado vai ver que os motivos variam.

    Curtir

  10. Avatar de Desconhecido
    angelo luis fraxino 22/09/2005 às 02:19

    Quem nos garante que a produçao dessas “pragaas”para celular não seja uma grande açào das empresas de antivirus tentando amealhar uma grande quantidade de massa consumidora que cresce a cada instante pelo mundo??/
    Devemos ficar atentos para esse movimento.

    Curtir

  11. Avatar de Desconhecido
    hildebrando pascal 22/09/2005 às 05:30

    Estes virus não sao de nada, quero so ver quando os virus forem capazes( e serão) de roubar informações dos celulares, ae eu quero v vc deixar aquela foto da sua namorada peladona no seu celular…… Hj no seu celular amanha na internet

    Curtir

  12. Avatar de Desconhecido

    Ok.. Sistems Operacional Symbiam é o que equipa a série 60.. mas e os SonyEricsson? Possuo um P900 que também roda com Symbian (assim como o P800 e P910) e que possui instalação de software por arquivo .sis.. Ele estaria vulnerável também??
    Até por que, mesmo ontem, eu instalei uns 10 .sis no meu telefone, todos baixados da Internet – e nenhum parece ter sido vírus até então..
    Estes vírus podem destruir a agenda telefonica? Estes vírus podem se manter ao se fazerum Backup do telefone? É possível se eliminar estes vírus apagando algum arquivo do “C:” do telefone?

    Curtir

  13. Avatar de Desconhecido
    gilberto a. coelho 22/09/2005 às 07:54

    cada dia fica mais dificil, sempre que tem alguma novidade no mercado para facilitar a nossa vida, vem sempre junto algo para complicar, sera que isso nao faz parte das proprias empresas, que comercializao o produto em questao aumentando o seu lucro com a soluçao

    Curtir

  14. Avatar de Desconhecido

    Quero só receltar que; Ninguém vai querer pagar mensagens provocadas pelos virus… Já imaginou um dos PEQUENOS problemas????rssrsr

    Curtir

  15. Avatar de Desconhecido
    Marcos Martins 22/09/2005 às 08:53

    Altieres,

    a matéria ficou boa. Você conseguiu, com um texto simples, esclarecer muitas dúvidas a respeito. Mas no meu ponto de vista, vc insistiu na questão social das pessoas insistentemente, relatando que o alto preço desses aparelhos, ou a impossibilidade destas em adquirir um, menosprezassem a grande maioria dos consumidores. Não deixa de ver verdade, mas um assunto desnecessário para a matéria.
    Deixando isso de lado, a matéria ficou ótima.

    Curtir

  16. Avatar de Desconhecido
    Vítor Sulzbach 22/09/2005 às 09:12

    Também achei a matéria muito interessante, com boas dicas, já que infelizmente teremos mais dores de cabeça com vírus para celulares (que serão tão comuns como os de pc’s).
    Será que alguém não poderia lançar uma distribuição de Linux para smartphones também?
    Parabéns aos escritores.

    Curtir

  17. Avatar de Desconhecido

    Tenho um Smartphone o qual se enquadra nesta situação, já fiz diversas instalações nele, mas nunca me deparei com nenhum vírus até o momento. Já testei inumeros anti-virus para s60, dentre ele o McAfee, Kaspersky, F-Prot, cada um tem sua característica própria.

    Vale lembrar que nenhum dos vírus são autoexecutáveis, nenhum deles se instalará sozinho. Caso você receba algo, de qualquer pessoa, sem ter sido avisado ou sem ter solicitado, elimine o arquivo, recuse a instalação.
    Os softwares para s60, são extremamente baratos, vale a pena registrá-los.
    Quanto ao desempenho, sim, pode diminuir um pouco, mas em relação ao carregamento de páginas, abertura de arquivos, etc, afinal é como se fosse um computador; em relação a parte de telefonia, conversação, a presença de um anti-virus jamais irá afetar.

    Como alguns disseram, o maior problema é o usuário, a curiosidade sempre acaba o colocando em situações complicadas.

    Curtir

  18. Avatar de Desconhecido

    (o virus no celular) tem entrar na internet para pega-lo ou basta estar com o celu ligado que ja estou correndo esse risco???

    Curtir

  19. Avatar de Desconhecido

    Pode acontecer que o aparelho não volte a funcionar depois do reset (já que pode se perder a memoria) por causa do vírus?

    Curtir

  20. Avatar de Desconhecido
    Anderson Nogueira do Santos 22/09/2005 às 12:57

    Gostaria de fazer dois comentários:

    1 – Os arquivos “.sis” no Symbian, são pacotes de instalação de programas não o programa em si, como foi dito na matéria.

    2 – Wilson, o MPx 220 da Motorola roda Windows Mobile, então seu aparelho só poderá ser infectado por vírus específicos para o Windows Mobile.

    A matéria esse tipo de matéria para que as pessoas fiquem mais atentas aos seus aparelhos. Parabéns.

    Curtir

  21. Avatar de Desconhecido

    Renato Abib

    Toda a informação que temos sobre os vírus são liberadas pelas companhias antivírus. No site da SimWorks todos os relatórios dizem que esses aparelhos baseados na plataforma UIQ não são afetados, apesar de serem Symbian.

    Ana Paula

    Não vou tentar prever o futuro e dizer que não é possível que isso seja feito. Diziam que era impossível apagar a BIOS em um PC e depois fizeram. Mas até agora nenhum vírus é capaz de resistir ou impossibilitar um RESET.

    susy

    Tem os dois tipos, ou você pega de programas piratas na Internet ou você aceita a instalação de um SIS malicioso enviado por um aparelho contaminado.

    Curtir

  22. Avatar de Desconhecido
    Mauricio Carraro 23/09/2005 às 08:23

    A materia ficou boa, mas esqueceram de dois detalhes:

    1) Celulares com Windows Mobile tambem possuem virus, mas, em menor quantidade

    2) Esqueceram que Marcos Velasco, um brasileiro, criou um virus para celular, na verdade, o PRIMEIRO VIRUS REAL PARA CELULARES, com capacidade de infectar arquivos .sis

    Curtir

  23. Avatar de Desconhecido
    Alberto Messias 23/09/2005 às 09:03

    Caros, o problema está realmente no usuário.
    Atualmente já existem certificados digitais que asseguram a estabilidade e a segurança de softwares desenvolvidos para celular. No momento da instalação de qualquer software o Sistema operacional Symbian avisa, “não foi possível encontrar o certificado deste software, deseja continuar a instalação?” Acho que este aviso aparece umas duas vezes antes do programa não reconhecido ser instalado. Cabe ao usuário instalar ou não.

    Este certificado digital que mencionei “Symbian Signed” (http://www.symbiansigned.com) ou o “Java Verified” (http://www.javaverified.com) são emitidos apenas quando um determinado software teve seu código totalmente verificado e assegurado, ou seja, que não causam nenhum dano ao seu celular.
    Sendo assim, já existem meios de se combater este tipo de “praga” com este tipo de iniciativa das empresas desenvolvedores, mas ainda o grande causador é o usuário final, que por muitas vezes não tem o bom senso ou mesmo conhecimento adequado para utilizar as tecnologias que tem a disposição.

    Curtir

  24. Avatar de Desconhecido

    Mauricio Carraro

    Celulares com Windows Mobile tambem possuem virus, mas, em menor quantidade

    Eu conheço o Brador, mas não vi nenhuma notícia sobre ele estar em ativa, e pelo que sei não afeta telefones celulares, apenas PDAs. Conheço também o Duts — mas é uma prova de conceito que “pergunta” se pode espalhar.

    Esqueceram que Marcos Velasco, um brasileiro, criou um virus para celular, na verdade, o PRIMEIRO VIRUS REAL PARA CELULARES, com capacidade de infectar arquivos .sis

    O Lasco não foi encontrado à solta ainda, portanto não representa perigo para o usuário. Também não temos interesse em dar publicidade para criadores de vírus.

    Alberto Messias

    De fato, o usuário precisa aceitar o fato de que o arquivo não tem um certificado. Mas como foi dito na matéria, muitos trojans são distribuídos como programas piratas, que, acredito eu, não têm esses certificados, então o usuário não suspeita que se trata de um trojan.

    Curtir

  25. Avatar de Desconhecido

    Boa noite ! lamentavel diria agora no celular “virus” -Porem aqui vai algumas dicas primeiro nao aceitar ou nao ler mensagens de numers desconhecidos sem antes liga para o mesmo de outro apareljo de preferencia para detectar a pessoa emissora, dai entao recebe-las .

    Quanto ao Bluetooth ai vai os aparelhos vem com o essa tecnologia pre-configurada q na sua grande maioria a configuração é a mesma se muda muda apenas vocabulos, entao desabilitar a opção bluetooth e configurar para q seu aparelho fique invisivel para todos assim vc estara quebrando essa conexao q se deixada aberta é uma porta maravilhosa apesar de que mesmo vc recebendo um arquivo via bluetooth ou mms duvidosos vc decide se aceita ou nao a tal conexao.

    Entao concluindo as coisas boas da vida são para serem gozadas de forma agradavel uma pena se existe pessoas que nao concordam ou ate mesmo empresas que produzim softwares anti-virus que quqerem a qualquer vender o seu produto .

    Mas vamos nos acostumando é a tecnologia no futuro tudo sera controlado via wireless (rede sem fio) o que ja tem acontecido as pocos so q agora sera mas intenso esses avanços. Ex: de wireless (Controles remotos de tv’s,sons,ar comdicionados,aparelhos de telefones fixo sem fio, os proprios celulares,a conversa todos os dias com papai do céu e nossos anjos todas elas são redes sem fio !!

    Curtir

  26. Avatar de Desconhecido

    materia notadamente feita por alguem que nao esta ligado a area de (in)segurança. só um pequeno comentario: dizer que um celular só é vulneravel quando roda Symbian é ser bastante superficial e passa uma certeza absoluta sobre a segurança que eu, sinceramente, nao sei de onde provém.
    pra variar, a falsa impressao de seguranca é passada aos menos interessados.

    Curtir

Os comentários estão encerrados.