Diversos sites publicaram notícias divulgando um pacote de correções para Windows XP disponibilizado pelo The HotFix, chamando-o de um “preview” do Service Pack 3 do sistema da Microsoft. Em uma postagem no grupo de notícias, Mike Brannigan, diretor de estratégias e consultor sênior da Microsoft, desmente o fato e recomenda que os usuários não utilizem o pacote.
“É apenas uma coleção de correções e outras atualizações que lançamos. O pacote não vai atualizar seu Windows XP para o SP3”, explica Brannigan. De acordo com ele, o pacote possui vários fixes que não podem ser encontrados no site da Microsoft porque os mesmos são lançados para certos usuários e empresas que possuem problemas muito específicos: “Instalar [essas correções] no seu PC podem tornar seu computador mais instável e invalidar sua garantia com a Microsoft ou com seu OEM”, alerta Brannigan.
Brannigan termina dizendo que “Qualquer um que instalar esse pacote pensando que está pegando o SP3 (mesmo como um preview) está sendo enganado e pode estar causando um dano significante e não recuperável ao seu computador e aos seus dados.”
Essas atualizações disponibilizadas por terceiros costumam ser piores que os problemas que elas deviam consertar, pois elas não são testadas pela Microsoft, aumentando a chance de que ela pode causar problemas em alguns sistemas.
Em uma outra ocasião parecida, um grupo tentou lançar uma correção para o Internet Explorer, corrigindo um bug. Essa correção introduzia outro bug no navegador, que representava um perigo maior do que o problema consertado pelo patch.
Por esse motivo, tente ficar longe de qualquer patches ou atualizações que não forem disponibilizadas pelo fabricante. No caso do Windows, obtenha os patches sempre através dos canais oficiais da Microsoft (Download Center, Windows Update ou Microsoft Update).
