Entrou em vigor na Itália uma medida antiterrorista em que os usuários que quiserem utilizar cibercafés, ou outros pontos de acesso para a Internet, devem ser identificados por meio do seu passaporte. O objetivo é capturar terroristas limitando sua atividade na rede e desencorajá-los a utilizar a Web.

Qualquer estabelecimento que forneça serviços de comunicação — como acesso à Internet, uso pago do telefone ou fax — deve fazer fotocópias do passaporte de todos que utilizarem seus serviços. Os sites visitados pelos usuários também devem ser guardados pelo estabelecimento.

A nova lei não foi bem aceita por grande parte da população italiana.

Donos de cibercafés reclamam que a regulamentação diminuiu o número de usuários, já que algumas pessoas desistem diante da exigência do documento e da possibilidade de rastreamento dos sites visitados. “Isso é uma perda de tempo. Terroristas não usam cibercafés,” disse, Silvia Malesa, dona de um estabelecimento, de acordo com o The Christian Science Monitor.

Os usuários, por sua vez, comparam-na às leis antiterroristas dos Estados Unidos, que permitem ao governo obter informações sobre a utilização da Internet por uma pessoa sem que a mesma seja notificada, violando sua privacidade.

Avatar de Desconhecido

Escrito por Altieres Rohr

Editor da Linha Defensiva.

52 comentários

  1. Avatar de Desconhecido

    Acho uma medida razoável, vale tudo para coibir o terror, mas que é chato é…

    Curtir

  2. Avatar de Desconhecido
    Jonnata Arrais 18/10/2005 às 16:04

    Isso é um completo absurdo, violação de privacidade total.

    Curtir

  3. Avatar de Desconhecido
    Sicuimpafio 18/10/2005 às 16:11

    É lamentavel isso!

    Curtir

  4. Avatar de Desconhecido
    Claudio Cavalcanti Souza 18/10/2005 às 16:22

    É um completo absurdo que tirem a privaciada das pessoas dessa forma.
    Um terrorista que queira entrar na internet teria outros meios para fazê-lo que não sejam através de cybercafés.
    Essa lei na Itália provavelmente tem vida curta.

    Curtir

  5. Avatar de Desconhecido
    Claudio Cavalcanti Souza 18/10/2005 às 16:24

    Um absurdo!!

    Curtir

  6. Avatar de Desconhecido
    joão galdino de lima filho 18/10/2005 às 16:25

    estas pessoas não tem o que fazer daqui um pouco eles vão querer por pessoas dentro da nossa casa

    Curtir

  7. Avatar de Desconhecido

    É incrível como o medo toma conta das pessoas. Não podemos revolver um problema tão sério, prejudicando pessoas inocentes, violando sua privacidade e invadindo seu espaço. Terroristas têm à sua disposição, em sua grande maioria, alta tecnologia e toda infra-estrutura necessária para sua atuação, não necessitando de ambientes como os famosos ”cybers”. É lamentável.

    Curtir

  8. Avatar de Desconhecido
    Decio Ramalho Campos 18/10/2005 às 17:31

    É inadimissivel que qualquer Estado viole a privacidade do indivíduo.

    Curtir

  9. Avatar de Desconhecido
    Manuel Miguez Miguez 18/10/2005 às 17:32

    Quando começarao a pedir passaporte para se ir ao banheiro? Ali uma reuniao de tres pessoas, seja urinando ou fumando, pode ser uma conspiraçao para colocar bombas! Imaginem a xenofobia a que ponto chegou? Logo, em contrário de todos os princípios legais somos culpados antes de provar a inocencia.
    miguez

    Curtir

  10. Avatar de Desconhecido

    que nâo deve nâo teme tudo o q for feito para nossa segurança e bem vindo

    Curtir

  11. Avatar de Desconhecido

    Legal a ideia de tentar diminuir o terrorismo, mas os terroristas usam internet ou já sabem o q vão fazer?
    Devemos primeiramente parar de tentar acabar com eles e aniquilar com caçadores de terroristas, muito pior que eles, q deixam crianças chorando de fome durante noites e dias.
    Até quando seremos iludidos por eles?

    Curtir

  12. Avatar de Desconhecido

    Eu acho que a solução seria o computador do terrorista avisar, via GPS, onde ele está, enviando e-mail para a interpol.
    Além disto, todo terrorista deveria usar um verificador mental de intenções.
    Caso as intenções de uso da internet tivessem alguma relação com terrorismo, o ip da máquina seria automaticamente desabilitado.
    Resumindo: é muito fácil! Por que nõe se faz isto?
    Aliás, exigir passaporte talvéz seja ainda melhor; sem dúvidas, mais efetivo: qualquer terrorista fica automaticamente impedido de usar a internet.

    Curtir

  13. Avatar de Desconhecido
    Alexssandro Carvalho 18/10/2005 às 17:52

    A pessoa que teve esta “brilhante” idéia, acordou do mesmo modo que a “nossa” pessoa que teve a idéia do referendo do desarmamento…..Em suma…não tinha nada o que fazer !

    Curtir

  14. Avatar de Desconhecido
    Carlos Acosta 18/10/2005 às 18:09

    É muito grave toda essa parafernália do Estado encima da privacidade dos cidadãos. Aquilo sem dúvida pouco resolverá…trata-se de mais uma medida con fins ocultos e diferentes da verdadeira segurança da população. O objetivo parece mais uma tentativa de estudar hábitos, fornecer dados sobre comportamento humano e quiçá saber como pode-se manipular mais fácil. Uma ação cívica do coletivo, talvez, poderia recuar uma medida assim. Na Europa ainda se pode apelar a estes recursos com maior garantia de sucesso.

    Curtir

  15. Avatar de Desconhecido

    Absurdamente idiota, uma lei inócua.
    Ninguém em sã consciencia iria utilizar estes cyber´s a serviço do terror até pq eles devem dispor de meios menos arriscados e mais sofisticados…

    Curtir

  16. Avatar de Desconhecido

    Só gostaria de uma coisa, que todos os Cybers de lá falicem se fosse possível! Rídiculo isso! Tá parecendo o Brasil, ao invés de a polícia correr atrás fica inventando moda que só vai arruinar quem está lá para trabalhar.

    Curtir

  17. Avatar de Desconhecido
    Carlos Mc Knight Pfaffenbach Jr 18/10/2005 às 18:17

    Infelizmente, os nossos governos tomam medidas ridículas por causa da sua própria incompetência em avaliar os riscos de suas políticas externas e internas.

    Se existisse um controle eficiente na entrada de pessoas e também meios legais de se coibir abusos por partes de organizações terroristas, com certeza certos constrangimentos seriam reduzidos e a segurança seria maior, sem ferir os conceitos de liberdade e privacidade.

    A proliferação de guetos de imigrantes ilegais e políticas brandas em relação a estas situações acabam por permitir que os cidadãos paguem pelos bandidos.

    Curtir

  18. Avatar de Desconhecido

    isto está parecendo a lei da proibição das armas que o Brasil está querendo. O cidadão comum não está tendo mais direitos. Enquanto isto os bandidos estão dominando.

    Curtir

  19. Avatar de Desconhecido
    Alessandro Allodi 18/10/2005 às 19:10

    Essa eh a tipica lei italiana.
    Otimo. Tem essa lei, mas quem vai controlar se funciona?
    1. Desde quando terrorista anda com passaporte verdadeiro?
    2. E qual eh o carinha que trabalha atras de um balcao de cyber cafe que sabe destinguir um terrorista de um cara nao terrorista?
    3. Se o cara eh terrorista mesmo, e quer usar um cybercafe, vcs acham que ele vai num cybercafe controlado, ou vai em algum local que ele sabe que vai ter conivencia? Tipo alguma associacao arabe, ou cybercafe de nicho. (Existem varios na Europa). O que traz a tona o fato que estes lugares jah saum bem controlados pela policia local.
    Esta eh uma lei absurda, feita por um governo absurdo, em um pais absurdo.
    Soh podia ser na Italia.

    Curtir

  20. Avatar de Desconhecido

    Acho que não temos ideia do que o terrorismo e capaz.
    Toda medida antiterrorista por muito que encomode e melhor doque sofrer nas mãos de terroristas, que matam sem do pessoas inocentes. Melhor perder a privacidade do que a vida ou um ente querido. Depois quem não deve não não tem o que temer.

    Curtir

  21. Avatar de Desconhecido

    Eu acho que isso foi uma medida tomada por pessoas que SOFREM DO TERRORISMO ou seja nós brasileiros que não sofremos isso como eles não podemos dizer que isso é um absurdo ! E não é um abuso pois pra quantas pessoas voce já deu o seu nome ? Telefone ? Cep ? e pricinpalmente em Lan Houses Brasileiras voce tem que se cadastrar até… isso sim é um abuso pedem seu endereço, cep, nome do responsavel o seu nome o telefone e muito mais e número de RG… e por ai vai…

    Curtir

  22. Avatar de Desconhecido

    Os terroristas conseguiram sua vitória com essa lei na Italia: Privar os inocentes do ocidente e da Europa de seus direitos civis e de sua libertadade de expressão. parabéns Berlusconi por cagar na cabeça da democracia italiana com esse veto da idade média!

    Curtir

  23. Avatar de Desconhecido
    Vlamir Pereira 18/10/2005 às 19:30

    Uma insanidade completa,essa lei italiana.

    Curtir

  24. Avatar de Desconhecido

    Não tem nada a ver, pois se o terrorista quiser usar a internet não vai ser num “cyber” que vai usá-la, é lamentável pois era um meio das pessoas se comunicarem sem gastar tanto com telefone, que está tão caro.

    Curtir

  25. Avatar de Desconhecido

    Ridiculo.; Terroristas naum vao usar cybers para planejar atos terroristas, pq fica muito facil de rastrear todas as informaçoes

    Curtir

  26. Avatar de Desconhecido

    esse povo que vai na onda dos americanos do norte, vão acabar em um hospício… estão todos loucos ou ficando loucos com essa historia de terrorismo… deixar copia de documentos e bisbilhotar os sites por onde estas pessoas passavam… um absurdo…

    Curtir

  27. Avatar de Desconhecido
    Rodrigo Jacobucci 18/10/2005 às 19:50

    Não será com essa medida de identificação que a justiça italiana irá conter os terroristas. Medidas devem ser efetivadas nos aeroportos , e lá sim identificação do imigrante que adentre no país, não invadindo a privacidade de pessoas inocentes, e expondo tais pessoas à duvida.

    Curtir

  28. Avatar de Desconhecido
    Raimundo Viana 18/10/2005 às 20:04

    é uma boa medida, a privacidade de cada cidadão deve estar subordinada ao bem da comunidade e não apenas contra possiveis terroristas mas contra todo ato que possa se transformar em crime

    Curtir

  29. Avatar de Desconhecido

    Eu concordo com o comentario da Leninha.. na guerra contra o terrorismo vale tudo, eh chato? sim..
    Mas afinal, que violacao de privacidade eh essa? eu nao me importo se estao monitorando ou nao o que eu faco ou deixo de fazer na internet! nao estou fazendo nada de errado… nao tenho nada para esconder.. aqui em Londres eh um absurdo como tem esses lugares e sem fiscalizacao nenhuma… muitas vezes utilizados tbm para propagacao de virus na internet.

    Curtir

  30. Avatar de Desconhecido

    Esse lado da demência, ninguém ainda, em parte alguma, sabe lidar. Proibir e obrigar são verbos de quem está se afogando. Só mais uma asneira esta da Itália, mas se fosse em Portugal todo mundo estaria fazendo piada.

    Curtir

  31. Avatar de Desconhecido
    Marcos Zlóv 18/10/2005 às 21:34

    Há necessidade de pormos ordem nesse absurdo da internet.

    Em primeiro lugar, o problema do terrorismo é mínimo, se comparado ao crime comum.

    Quanto menos dermos atenção a ele, menos terrorismo haverá.

    Há, sim, um pequeno surto terrorista em consequência das agressões da fictícia guerra ao terror.

    Sim, houve o misterioso atentado de 11/09, cuja autoria e significado permanecem misteriosos. Se tinham qualquer relação com Bin ou não, importanto pouco o que ele tenha dito a respeito…

    Já a matança de inocentes pela agressão americana, seja de civis ou não, as violações pelos agressores no Oriente Médio ou em Guantánamo ou em solo pátrio são ameaças à civilização muito maiores do que dos “terroristas” e os numeros de vítimas inocentes também sobrepujam totalmente incomparavemente.

    Só a cidade de São Paulo tem mais assassinatos num ano que todos os cometidos por todos os terroristas do mundo (se excluirmos os países em guerra civil em que é difícil separar o terrorismo do não-terrorismo, exemplo: Sudão, mas esses terrorismos internos do Sudão, do Congo e outros pouco importam aos donos do Império).

    Em segundo lugar, a internet deve ser o espaço da liberdade, não o da criminalidade nem da impunidade (conceitos relacionados com a liberdade). A cada direito, sempre esquecemos, há um dever.

    Liberdade para postar, sim; mas sem anonimato, dever de ser responsável e ser responsabilizado pelo que se escreveu: incitação ao ódio e à violência, crimes contra a honra, difusão de boatos ou informações falsas que induzam a erros e prejuízos, práticas escravagistas (exploração sexual de menores ou de maiores, por exemplo), organização de quadrilhas e planejamento de crimes etc… não poderiam ficar protegidos por um pretexto de privacidade. Ninguem poderia ter uma identidade de e-mail sem estar perfeitamente identificado para responder pelo que faz. Ninguém poderia com uma identidade falsa abrir um site sem que depois se possa responsabilizar essa pessoa pelo conteúido do site…

    É isso aí.

    Curtir

  32. Avatar de Desconhecido

    Quem tem parentes no exterior, como eu deve estar revoltado com essa atitude arbitrária. Não resolve o problema e ainda cria um maior ainda que é o desemprego.

    Curtir

  33. Avatar de Desconhecido
    maria auxiliadora paiva 18/10/2005 às 21:43

    Tal exigência na Itália é de rigor e devia ser aplicada no mundo todo.
    Quem garante que um terrorista não usa um cyber-café?
    É melhor prevenir do que remediar.
    Também acho que todos os países do mundo deveriam fazer constar nos passaportes a profissão do portador, assim também se coibiria o tráfego de dorgas e prostituição.
    Afinal um desmepregado, como poderia viajar?

    Curtir

  34. Avatar de Desconhecido

    Uma violência contra as liberdades individuais dos cidadãos italianos. temos que ficar de olho, pois a primeira medida nesse sentido foi dos americanos, agora os italianos.

    Temos que lembrar ainda que o gerenciamento de domínios na internet está concentrado nos EUA e isso quem sabe pode ser utilizado como forma de pressãopara forçar outros países a adotar atitudes semelhantes nesse sentido.

    O medo e o autoritarismo tomam uma proporção que se não começarmos a nos mexer rapidamente o “ESTADO” irá nos vigiar, regrar e por fim comandar de forma ostensiva.

    Primeiro a internet, depois teremos cameras em hotéis para estrangeiros, depois determinadas pessoas não poderão entrar em determinado país e por fim fechamento de fronteiras. Isso me recorda o movimento xenofóbico anterior a segunda guerra mundial.

    É de se lamentar.

    Cleiton

    Curtir

  35. Avatar de Desconhecido

    Privacidade hoje em daqui diante sera apenas em algumas coisas que fazemos em nossa residencia , seja nos EUA ou EUROPA , hoje e no futuro a privacidade sera uma coisa cada vez mais rara , visto que tudo que se participa , TV Digital , Internet , seus Emails ,tudo sera monitorado para as grandes cooporacoes , isso tudo e uma questao de tempo . Em breve todos os provedores deverao emitir relatorios sobre os acessos de seus usuarios ao governo para identificacao de fraudes ou tentativas de terrorismo , conversar por voz e video , dados da sua empresa , tudo sera monitorado. Antes mera ficcao cientifica , a partir de hoje uma nova realidade

    Curtir

  36. Avatar de Desconhecido

    É claro que a idéia é um abuso. É antidemocrática, autoritária e fachista. Entretanto, a Itália é uma democracia; Berlusconi foi eleito com o voto popular. Da mesma forma que o Bush Jr. Agora o povo reclama? Quem pariu Mateus que o embale.

    Curtir

  37. Avatar de Desconhecido
    Leo Cardoso 18/10/2005 às 23:19

    Notícia velhinha essa, hein? Estive lá há meses e essa lei já estava vigorando…

    Adriano

    Autoritárias são tb as regras deste site. É só ler as notas abaixo…

    Curtir

  38. Avatar de Desconhecido

    Leo Cardoso

    Notícia velhinha essa, hein? Estive lá há meses e essa lei já estava vigorando…

    Pelo que sei a lei foi aprovada em Julho junto com um “pacote” antiterrorista criado pelo governo italiano. Entretanto, só fiquei sabendo agora. Da mesma forma, acreditei que muitas pessoas ainda não saberiam do fato e resolvi publicar.

    Autoritárias são tb as regras deste site. É só ler as notas abaixo…

    Praticamente todos os comentários enviados ao site são publicados. Só não são publicados comentários que possuem ofensas ou palavrões de baixo calão. Estamos sempre abertos à sugestões, entretanto. Se você tiver uma sugestão para melhorar as regras dos comentários ou do fórum, entre em contato conosco. Por favor, não critique sem especificar o problema.

    Curtir

  39. Avatar de Desconhecido

    Qual é o problema de mostrar o documento?
    E qual o problema de ficarem sabendo o que vc olhou na internet?
    Grande coisa!

    Curtir

  40. Avatar de Desconhecido

    Sem Duvida alguma isso é uma absurdo.
    Se fossem usar essa lei para outros fins como impedir que entrem em sites de pedofilia, hacker ou coisas desse tipo tudo bem, mas para terrorismo sinceramente isso não adianta de nada porque como muitos falaram um terrorista não vai usar um cyber.

    Curtir

  41. Avatar de Desconhecido

    O que mais nos ser Humanos vai deixar de fazer nesta vida??? Tudo é combrado, tudo é dinheiro, terrorista vai em cibercafe? Por favor, terrorista tem seu computador !!! Pobre não tem direito a fazer nada…. O governos so quer dinheiro, suas contas milionarias….. e nos o que fazemos…. ??? Nada, tudo agora tem leis e mais leis…. por isso que existe terrorista devido estes governantes que nao fazem nada de bom… so impostos pro povo pagar.

    Daqui a pouco eles querem é a senhas dos cartoes de credito pra saber quanto vc tem …
    se vc é terrorista….

    Curtir

  42. Avatar de Desconhecido
    Carlos Dinis 19/10/2005 às 02:09

    Não é absurdo! absurdo é pseudo santo em nome de deus usar uma bomba presa à cintura e matar
    varias pessoas que jamais saberão porque foram
    mortas

    Curtir

  43. Avatar de Desconhecido

    Eu moro na Italia, e vcs nao sao capazes de imaginar o tanto de lesi ignorantes existem aqui. Pra cosias verdadeiramentes necessarias para o povo italiano, ele num pensam e nao fazem nada. Mas pra dizer que fazem alguma coisa, inventam coisas como essas que tolhem o direito a privacidade de outros, assim como a lei feita aqui que mandou fechar as escolas mulçumanas e colocar as crianças na escola italiana, sendo que la aléem do idioma eles tinham materias que coincidem om as de seu pais. Ja no Brasil existe uma escola Italiana que inicia em setembro e termina em julho como as daqui, parar que eles posam estudar ai e aqui sem perder o ano. u seja a lei deles tolhem as dos outros, mas os direitos deles prevalecem. Absurdo

    Curtir

  44. Avatar de Desconhecido

    Gente, acordem… esta lei nao é contra o terrorismo mas sim contra a imigraçao ilegal. Estes cibers sao frequentados, na sua maioria, por imigrantes. Contra o terrorismo é inutil porque na Italia a policia ja monitora a internet faz um tempao, entram no computer de quem eles querem. E esperem que ainda vem o pior… A Inglaterra ja pediu aos outros paises Europeus que controlem Emails ( de europeus e imigrantes)… Ja pensaram???… Eu vivo na Italia e aqui ja se diz que estamos vivendo a mesma atmosfera dos anos precedentes a segunda guerra e isso nao é exagero nao… Em nome da luta contra o terrorismo estes governos hipocritas do primeiro mundo estao fazendo o que querem com todos nos…

    Curtir

  45. Avatar de Desconhecido

    Aonde esse mundo vai parar,,,,onde ja se viu isso,,,,,um absurdo,,,,,,falta de privacidade…….

    Curtir

  46. Avatar de Desconhecido

    Eu moro na Italia ha 7 anos e ainda por cima sou socio de um cybercafe ha 4 anos…. Ja vi muita coisa esquisita aki na Italia mas esta lei foi a mais estranha…
    Por fortuna a rede de franchising do meu cybercafé é bem preparada e desenvolveu um sistema rapido e eficaz pra se adequar a esta lei anti-terrorismo…
    Instalamos un scanner ultra-rapido ke em 2 segundos scanneriza o documento do usuario… e essas informaçoes sao armazenadas no server principal do Franchising e ficam a disposiçao das “autoridades”…
    Na minha humilde opiniao, assim como a de tantos ke estao comentando aki, essa lei é a enesima cagada italiana… e que na minha opiniao nao resolve absolutamente o problema…
    Nao concordo quando nesse artigo foi dito ke o numero de clientes diminuirà por causa dessa lei.. visto ke ha anos, pelo menos na nossa rede de cybercafes exigimos (antes nao era tao obrigatorio como hoje) um documento de identificaçao, principalmente pelo fato ke usamos cartoes recarregaveis nominais que podem ser usados nas maiores cidades da italia… porem o problema é o Principio: Internet é uma rede livre e uma lei dessa vai contra os principios da rede…
    Porem nestes anos aqui percebi ke a Italia é cheia de coisas assim… restriçao da liberdade, xenofobia e incoerencia… sempre velados e escondidos…mas sempre presentes…

    Porem por outro lado.. tentar combater algo tao abominavel como o terrorismo tantas vezes justifica certos atos que para a coletividade podem parecer absurdos…

    Nao me surpreende essa lei italiana… me surpreende a sua aparente ineficacia contro um mal absurdo e preocupante como o terrorismo que ameaça a Europa neste momento…

    Curtir

  47. Avatar de Desconhecido
    Hugo Santos 19/10/2005 às 07:20

    Como tudo na vida, nessa situação existem dois lados, a medida seria aceitável se restringisse realmente o uso para pessoas má intensionadas. Mas cá entre nós quem quer fazer não vai ficar indo em cyber cafés escrever no seu blog, “Hello people ! Hoje vou me explodir na Itália. Vai ser super, não deixem de postar. Bjs O Terrorista”, agora imaginesse indo para Itália, o sujeito solicita seu passaporte, ve que vc não é de lá logo já remeteria ele a pensar “Nossa um terrorista ?” ridiculo naum ? Acho inconstitucional.

    Curtir

  48. Avatar de Desconhecido
    João Alves da Silva 19/10/2005 às 07:33

    Talvez essa medida devesse vir acompanhada de outras, na esfera política. Como, por exemplo, uma revisão no apoio da Itália à ocupação americana do Iraque que vá além da mera retirada das tropas italianas, incluindo uma dura e clara condenação ao governo de Washington.
    A questão do terrorismo é séria demais para ser enfrentada apenas com medidas defensivas, de natureza operacional.
    É preciso ir muito mais fundo nisso…

    Curtir

  49. Avatar de Desconhecido
    maria do ceu diel 19/10/2005 às 07:40

    em Agosto fui utilizar um cybercaffe em Vasto e o proprietário pediu o passaporte tambem..mas primeiro ligou o computador enquanto eu percebia que não havia trazido e portanto nao pude usar a maquina..ele cobrou o tempo, deu-me uma bela bronca e aproveitou-se bem da situação…o constrangimento deveria render uma bela indenização: suspeita-se sempre primeiro e depois tira-se um sarrinho depois….ó tempora, o mores

    Curtir

  50. Avatar de Desconhecido
    Cleiber Teixeira 19/10/2005 às 07:48

    Quem sabe o governo , através dessa medida , tenta descobrir alguma coisa a mais do que só os terroristas estrangeiros . Será que não esta na tentativa de encontrar os podres da ” Cosa Nostra ” ?

    Curtir

Os comentários estão encerrados.