Dicas de Software

Instale um navegador alternativo Da Redação

Instalar um navegador alternativo é interessante para conhecer as diferentes opções de navegação. Confira o Firefox e o Opera. Ambos possuem seus pontos fortes e fracos.

Como o Internet Explorer já acompanha o Windows, muitas pessoas não se interessam em buscar e testar as alternativas e por esse motivo, até recentemente, elas eram desconhecidas pela maioria dos usuários. Se você ainda não as conhece, experimente!

Instale um pacote de codecs Por Rafael Garcia

A venda de monitores maiores e caixas de som de maior qualidade tem ajudado a transformar o computador em uma estação multimídia. Infelizmente, problemas na reprodução de vídeos são constantes, pois alguns vídeos requerem que programas chamados codecs estejam instalados no sistema. O tocador de vídeo também precisa saber como utilizar o codec para que o vídeo seja reproduzido com qualidade.

Os chamados “pacotes de codecs” facilitam a instalação dos codecs, pois, além de já incluírem a maioria dos codecs necessários para a reprodução dos mais diversos vídeos, são fáceis de instalar e possuem os codecs certos para que nenhum entre em conflito com o outro. O K-Lite Codec Pack inclui a maioria dos codecs, mas o K-Lite Mega Codec Pack, de 30MB, é mais completo. Outro pacote interessante é o CCCP, que possui versões mais antigas dos codecs, sendo mais estável. Para evitar conflitos, lembre-se de ter apenas um deles instalado no sistema e, antes de instalar outro, desinstale o anterior.

O VLC Media Player e o Media Player Classic [2000/XP | 98/ME] são dois ótimos reprodutores de vídeo.

SiteAdvisor Por Marcos M.

O SiteAdvisor, da McAfee, ajuda você a identificar quais sites são bons e quais são ruins. Sites que oferecem programas infectados com spyware e outros programas de qualidade duvidosa recebem uma classificação ruim. Além dos próprios testes feitos pela equipe do SiteAdvisor, os próprios usuários podem comentar e votar a classificação de cada site, tornando a classificação transparente e democrática.

Em contrapartida, um site pode demorar até ser classificado como ruim, o que significa que o SiteAdvisor não pode ser usado para identificar sites de phishing, cujo único objetivo é roubar dados. Este tipo de site é colocado no ar e logo é abandonado pelo criador, que utiliza outro site. Navegadores novos (IE7 e Firefox 2, por exemplo) já possuem um filtro que busca proteger o internauta contra esse tipo de golpe.

Instale um leitor de RSS Da Redação

Os navegadores mais modernos já acompanham leitores de feeds RSS, mas talvez você ainda pode preferir um programa separado ou não conhecer este recurso. Feeds RSS permitem que você acompanhe as notícias de vários sites sem precisar informar o seu e-mail ou visitar cada site separadamente. Basta incluir o feed do site em seu leitor (“assinar” o feed) e você estará acompanhando as notícias praticamente em tempo real.

Entre bons leitores de RSS freeware estão o RSS Popper e o Sharpreader, sendo que o primeiro é um plugin para o Outlook e Outlook Express e o último requer o .NET Framework. O cliente de e-mail Mozilla Thunderbird e a barra do UOL também oferecen suporte a RSS.

Após instalar o leitor de sua preferência, assine os feeds dos sites que você acompanha regularmente (caso eles ofereçam os feeds) e acompanhe as notícias em tempo real. Confira os feeds da Linha Defensiva »

Hardware e Instalação Física

Cuidado com o local onde está o gabinete Por José Melo

Até há algum tempo, quando os processadores atingiam o limite de temperatura, o computador era simplesmente desligado automaticamente para evitar danos maiores ao hardware. Os processadores mais novos diminuem o curso de eletricidade para baixar a temperatura, o que pode gerar travamentos. Instalar o gabinete do computador em um local arejado e protegido de poeira é muito importante para manter a estabilidade e para que você possa aproveitar o máximo do seu equipamento.

No-Break e Estabilizador Por Carla Ferreira

Um No-Break pode manter o seu computador ligado por 20 ou 30 minutos após uma queda de luz. Ele é especialmente útil em regiões que possuem um fornecimento de energia instável. Caso o computador seja desligado de forma brusca devido a uma queda de luz durante uma atividade de disco, danos aos dados e ao próprio disco podem ocorrer.

Se você tem problemas com o fornecimento de energia, mas não pode adquirir um no-break, um estabilizador com filtro de linha pode ser suficiente, desde que acompanhado de um bom aterramento.

Memória RAM Por José Melo

Processadores evoluem rapidamente, pois modelos antigos saem do mercado e são substituídos por novos modelos. O mesmo não acontece tão rápido com a memória, por isso muitos computadores são vendidos com 256MB ou menos de memória. Pentes de memória RAM não são muito caros e podem melhorar o desempenho do seu computador de forma significativa. Procure ter, pelo menos, 512MB de RAM instalados.

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

7 comentários

  1. Sobre o firewall a partir da versão 7.1 o AVG possui firewall.

    Eu gostei do firewall, ainda acho melhor o Zone Alarm, mas para ter apenas 1 programa instalado e acredito que menos recursos (CPU e Memória), vale a pena usar o AVG Anti-vírus e firewall.

    Até mais.

    Curtir

  2. Marília M. Pedroso. 08/01/2007 às 11:24

    Parabéns pela matéria,importante e indispensável
    pra quem é leiga na área.
    Informações são um alerta para esclarecer e evitar
    prejuizos para o usuário e para terceiros.
    Agradeço e envio um abraço fraterno p/ todos vcs.

    Marília.

    Curtir

  3. Lidia Cardoso 10/01/2007 às 14:22

    Muito boas as dicas para obter segurança e satisfação referente ao uso dos PCs. Parabéns!

    Curtir

  4. elsonjunior0110 16/01/2007 às 14:51

    Quanto à dica “Não fragmente seu arquivo de paginação”:
    Talvez não seja totalmente válida…
    Observem tudo o que este link diz a respeito:
    http://mywebpages.comcast.net/SupportCD/OptimizeXP.html#Tweaks

    Curtir

  5. elsonjunior0110

    A página confirma nossa dica. Existem várias dicas para o arquivo de paginação ali.

    Na última dica diz o seguinte:

    Avançado A melhor solução é ter um disco rígido rápido dedicado com um arquivo de paginação desfraagmentado configurado como 4095MB para tanto o tamanho inicial quanto o máximo.

    Falamos no artigo que irá depender de quais aplicativos você usa. Se você usa aplicativos muito pesados, talvez você necessita de de 4GB, caso contrário, 1GB serve. Eu, pelo menos, nunca tive problema com falta de memória virtual (o Windows avisa quando isso ocorre).

    Colocar o arquivo de paginação num outro disco rígido mais rápido ajuda, mas dificilmente PCs “novos” já vem com dois discos rígidos, especialmente os vendidos no varejo. Portanto não colocamos essa dica.

    A página, pra evitar o erro de falta de memória, recomenda que simplesmente você use coloque o valor máximo para 4095. A idéia é até legal, mas dificilmente quem chega a usar 1GB uma vez não vai ter que usar denovo, sendo uma idéia melhor então configurar a memória pra um valor mais alto e desfragmentá-lo com o PageDefrag.

    Em outras palavras, nossa dica de não fragmentar o disco rígido está certa. O modo de aplicá-la é que pode variar.

    Curtir

  6. Show de bola estas dicas, meus parabens, me ajudaram muito, obrigado por vcs existirem!!!! rsrsrs

    Curtir

  7. Georgia Rocha 24/01/2007 às 20:50

    É sempre bom ter super dicas como essas, principalmente para quem não tem muito conhecimento sobre o assunto e quer sempre deixar o PC em dia.

    Beijos

    Curtir

Os comentários estão encerrados.