O que é

O registro do Windows é onde o Windows guarda seus “segredos”: praticamente tudo que você faz no Windows tem um valor no registro. Por exemplo, suas configurações de pasta, do Internet Explorer e do Outlook Express. O registro é tipo um “banco de dados” onde o Windows guarda várias informações sobre o sistema e aplicativos.

Este documento só cobrirá o que você precisa saber para ler os outros documentos que dependem do regedit, um programa incluído no Windows para manipular o registro.

Rodando o Regedit

Para rodar o regedit, o editor do registro, siga esses passos:

  1. Clique em Iniciar -> Executar
  2. Digite regedit na caixa de texto
  3. Clique em OK

Entendendo o necessário

Agora você vai ver uma tela onde no lado esquerdo você vê uma árvore de pastas como o explorer do Windows. No lado direito você vai ver o conteúdo das “pastas”.

As pastas pai são:

  • HKEY_CLASSES_ROOT
  • HKEY_CURRENT_USER
  • HKEY_LOCAL_MACHINE
  • HKEY_USERS
  • HKEY_CURRENT_CONFIG
  • HKEY_DYN_DATA

Essas pastas pai podem ser abreviadas. Por exemplo, HKLM significará HKEY_LOCAL_MACHINE enquanto HKCU será HKEY_CURRENT_USER.

Entenda também que “pasta” na verdade é uma chave e que o conteúdo das pastas são as propriedades com os seus
valores.

Entendendo os caminhos

Se alguém lhe der o caminho:

[HKLMSoftwareMicrosoftWindowsCurrentVersionRun]
prop

Você deve abrir o HKEY_LOCAL_MACHINE, então a pasta Software, Microsoft, Windows, CurrentVersion e então a pasta Run. O prop se trata de uma das propriedades que vão aparecer no lado direito.

Se um tutorial lhe pedir para deletar a chave dita acima, você deletaria a propriedade de nome “prop” no painel direito enquanto você está na pasta (ou chave) Run. Você pode fazer isso clicando com o botão direito e então Excluir.

Você também pode dar um duplo clique nas propriedades para modificar o seu valor.

Fazendo Backup do Registro

Backup é uma Cópia de Segurança. Se algo der errado, você pode recuperar essa cópia para que tudo volte ao normal.

Para fazer isso, abra o regedit e clique em
Registro -> Exportar Arquivo do Registro. Marque a caixa
Tudo. Escolha um nome para o arquivo (igual como você faria para um arquivo do bloco de notas ou Microsoft Word) e clica em Salvar. Pode levar alguns minutos para terminar tudo.

Recuperando o backup

Para recuperar o backup criado, clique em Registro -> Importar Arquivo do Registro e selecione o arquivo criado anteriormente. Só faça isso se realmente houve um problema com o registro!

A importância do registro

O registro é uma das partes cruciais do Windows. Se você modifcar propriedades colocando nelas valores incorretos você pode fazer com que o seu Windows não inicie corretamente.

Portanto, tome cuidado ao fazer qualquer modificação no Registro do Windows. Na dúvida, faça sempre uma cópia de segurança.

Escrito por Altieres Rohr

Editor da Linha Defensiva.