Mas o que o vírus pode fazer?
O vírus é um software e pode fazer tudo aquilo que o sistema operacional permitir. Ele pode fazer diversas coisas para danificar o seu software, incluindo apagar dados, reiniciar o computador, fechar outros softwares — enfim, diversas possibilidades.
Embora ainda seja discutido se um vírus pode ou não danificar o hardware, não existe nenhum vírus que faça isso. Descobrir métodos novos para quebrar antigas ‘impossibilidades’ é o trabalho de várias pessoas dentro da computação, e isso inclui os programadores de vírus. Impossível até que alguém descubra, portanto, por hora, é impossível que um vírus danifique o hardware, pela simples razão que tal vírus ainda não existe.
Já no caso da BIOS/CMOS, a BIOS e a CMOS não podem ser infectadas. A BIOS pode ser apagada (flashed), como era o caso do vírus Chernobyl e alguns outros vírus modificam configurações da CMOS (ex: colocam senha). Nesse caso basta resetar a CMOS (tirando a bateria ou usando outros softwares) que o problema será resolvido. Não é possível que uma infecção de vírus esteja voltando por uma BIOS ou CMOS infectada, pois a BIOS nem sequer possui memória suficiente para armazenar um vírus atual.
Se sua BIOS for apagada por um trojan/vírus como o Chernobyl, ainda é possível recuperá-la, reprogramando a BIOS, como pode ser visto no
tutorial para recuperação de micros infectados pelo CIH no Clube do Hardware.
Conclusão
Não existe mágica. O vento não pode te infectar. Se você foi infectado, você necessariamente fez algo errado, como por exemplo, visitou uma página maliciosa na Internet usando softwares desatualizado, instalou programas ruins, ou então você esqueceu de atualizar o sistema e um worm infectou seu micro. O caso onde você é mais “inocente” é quando você encontra um arquivo legítimo infectado, o que era mais comum há vários anos atrás. O vírus CIH, por exemplo, foi distribuído em CDs de diversas revistas de informática, que qualquer um poderia dizer que eram seguras. Hoje em dia, por outro lado, esses vírus estão quase extintos e a maioria das pessoas é infectada através de falhas no
Internet Explorer.
O segredo é proteger seu PC e não cair em truques nem acreditar em mentiras sem fundamento que tentam fazer você acreditar que você pode ser infectado apenas recebendo um e-mail sem mesmo que você precise abrir esse e-mail.
