Existe um boato que circula na Internet que diz que o arquivo com o ícone do ursinho, o jdbgmgr.exe, é um vírus.

O boato inicial era distribuído através de e-mails, porém ele também foi visto, mais recentemente, em comunidades online, como Orkut.

jdbgmgr.exe não é um vírus e se você apagá-lo os danos ao seu sistema são mínimos. Ele é um gerenciador de debug para quem utiliza o Microsoft Visual J++ 1.1 para desenvolver aplicativos Java, ou seja, a não ser que você seja um programador e utilize esta ferramenta, o jdbgmgr.exe não fará diferença para o seu sistema.

Se você receber a mensagem dizendo que o jdbgmgr.exe é um vírus e que deve apagá-lo, apenas ignore e não passe-a adiante.

Nota: Como qualquer arquivo do seu sistema, este arquivo pode ser alvo de algum vírus que infecta arquivos, ou seja, se o seu sistema está infectado com alguns vírus, o jdbgmgr.exe pode estar infectado. Nesse caso é necessário um antivírus para desinfectá-lo. Se o seu antivírus não detecta nenhum vírus no jdbgmgr.exe, não apague-o, pois ele é um arquivo geralmente instalado junto com o Windows.

Uma das Mensagens Enviadas

A mensagem abaixo é uma cópia do boato enviada através do Orkut. Note que você não deve passar essa mensagem adiante, pois ela é falsa.

POR FAVOR LEIA, POIS ACONTECEU COMIGO NÃO É BRINCADEIRA ……
QUASE FERREI MEU PC…

É o seguinte: foi encontrado um vírus que está dentro do orkut e que se instala no computador a partir dos contatos que temos por aqui. Minha lista de contatos foi infectada pelo vírus, e com o resultado, a sua também foi, pois seu e-mail estava na minha lista de contatos.

O vírus se chama jdbgmgr.exe. Ele não é detectado pelo antivírus. Começa a dar prejuízo e a danificar o computador depois de 14 dias que ele (vírus) esteja instalado. Ele é enviado automaticamente para sua lista de contatos (amigos do Orkut), mesmo que você não tenha recebido nenhum “e-mail”.

Siga, por favor, as instruções a seguir para eliminar o vírus do seu computador e encaminhe esse “e-mail” para todos os seus contatos:

  1. Vá em Iniciar, depois em Localizar (ou Pesquisar), depois “Arquivos
    ou Pastas”.
  2. Em Arquivos ou Pastas e escreva jdbgmgr.exe
  3. Tenha certeza de que você está procurando no drive “C”.
  4. Clique em Pesquisar.
  5. O vírus tem um ícone de um ursinho cinza (NÃO ABRA DE JEITO NENHUM).
  6. DELETE-O.
  7. Vá ate a sua lixeira procure o mesmo vírus e delete-0 de lá também.

SE VOCÊ ACHAR ESSE VÍRUS EM SEU COMPUTADOR, MANDE ESSE “E-MAIL” PARA TODOS DA SUA LISTA DE CONTATOS, POIS PROVAVELMENTE ELES ESTÃO INFECTADOS TAMBÉM!

SE ALGUÉM DE SUA LISTA NÃO DELETAR, ELE VOLTA PRO SEU COMPUTADOR. COMO MANDAR PARA SUA LISTA DE AMIGOS:

  1. ENTRE NO ORKUT E VÁ EM MENSAGENS (AO LADO DE AMIGOS, NA BARRA DE CAMINHOS);
  2. CLIQUE NO LINK ESCREVER E-MAIL (TEM UM LÁPIS EM CIMA DE UMA FOLHA);
  3. SELECIONE TODOS OS AMIGOS NO CAMPO PARA:
  4. REDIJA OU COLE O CONTEÚDO DESTE “E-MAIL URGENTE”!!!!!!!!!!!! É UM VÍRUS!!!!!

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.