Resumindo toda a explicação abaixo: não existe qualquer vírus no Panda ActiveScan. Se você quiser uma explicação detalhada e quer saber por que isso acontece, continue lendo.

Diversos antivírus (incluindo o AVG e o avast!) encontram um vírus no sistema enquanto o Panda ActiveScan é instalado. O vírus é encontrado no momento em que o ActiveScan está baixando as definições de vírus que ele irá utilizar.

Os antivírus, para identificar vírus, utilizam assinaturas, ou seja, se ele encontrar a assinatura em um arquivo, ele será identificado como vírus. A coleção de assinaturas utilizadas pelo antivírus é chamada de base de definição de vírus daquele antivírus.

A base de definição de vírus que o antivírus usa é atualizada quando você atualiza o antivírus com o objetivo de detectar os novos vírus. O trabalho do antivírus é verificar a existência de todas as assinaturas contidas nessa base em todos os arquivos do seu computador.

Os antivírus geralmente escondem sua base de definição utilizando fortes esquemas de encriptação e compactação. Porém, o Panda não encripta ou esconde suas assinaturas de qualquer forma, o que faz com que as assinaturas dele sejam facilmente visíveis para os demais antivírus.

Se as assinaturas utilizadas pelo antivírus forem parecidas com as do Panda, ele poderá vê-las na base de definição de vírus do Panda, o que fará com que ele ache que existe um vírus ali, quando na verdade somente a assinatura utilizada para identificar o vírus é que está presente.

Não existe nada que os fabricantes de antivírus possam fazer para resolver o problema, a não ser a Panda Software que poderia fazer como os demais softwares e encriptar sua base de definição. A criação das assinaturas é um dos principais trabalhos dos pesquisadores antivírus e trocar estas assinaturas para corrigir uma prática ruim de outro software com certeza não é uma opção para eles.

Explicação oficial da Alwil »

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.