Existe um site chamado toptenreviews.com onde você encontra diversos reviews de software antispyware e antivírus.

O problema é que eles são afiliados da maioria das companhias que desenvolvem os produtos listados. Se você comprar um produto através do site deles, eles receberão uma parte do dinheiro por serem afiliados da companhia.

Por exemplo veja a screenshot abaixo:

screenshot

Veja como eles listam o “melhor preço” como sendo da Element5. Element5 é uma empresa que gerencia as vendas online de diversas companhias, ou seja, não é o “melhor preço”, mas sim o preço oficial do desenvolvedor. Se quer uma prova disso, vá até o site oficial do BitDefender, clique em “Buy Now”, selecione qualquer produto e confirme. Você irá parar no site da Element5.

Você também pode ver na screenshot acima que existe um identificador único no link, o qual identificará que a venda do produto ocorreu por recomendação deles e, dessa forma, eles receberão uma compensação por isso. Praticamente todos os links incluem um identificador único desse tipo.

Como você iria dizer que um produto é ruim se você ganha dinheiro quando ele for vendido?

Não acredite nos reviews deles, pois, como você viu, eles possuem um critério mais importante que a qualidade do produto na hora da avaliação.

Importante: O BitDefender não é, de forma alguma, um produto ruim ou duvidoso. Ele foi apenas utilizado como exemplo para ilustrar os links de afiliados.

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.