O site do Marketing Metrix Group (MMG), grupo responsável pela distribuição do adware Aurora através de torrents, foi pichado por um membro do grupo de defacers brasileiros Fatal Error.
O MMG se especializa na distribuição de conteúdo através de redes Peer to Peer (P2P), tais como KaZaA (FastTrack), eMule (eDonkey2000), Gnutella e BitTorrent.
A rede BitTorrent é considerada atualmente a mais confiável, pois os arquivos são verificados pelos usuários e removidos dos sites que os listam caso os mesmos apresentem defeitos ou conteúdo malicioso. Muitos dos arquivos que incluíam os softwares distribuídos pelo MMG já não estão mais disponíveis.
A mensagem deixada pelos pichadores (em inglês) diz: “hhahaha, destrua nossos torrents. Desista e morra.” É possível ver também o “BR” na página, identificando o grupo como brasileiro.
Os arquivos distribuídos pelo Metrix Group eram arquivos de mídia populares, tais como capítulos de seriados de TV e até mesmo um CD completo da banda System of a Down. Os arquivos multimídia eram distribuídos através de um arquivo auto-extraível (SFX) do WinRAR que fazia a instalação dos adwares.
Christopher Boyd, pesquisador anti-spyware do site Vital Security, menciona que o MMG passa a responsabilidade do licenciamento de distribuição desses arquivos para os programas que ele distribui. Boyd afirma que, caso as empresas que desenvolvem os adwares não possuam essa licença, os programas distribuídos podem estar chegando aos computadores infectados de forma ilegal.
É importante lembrar que, como os arquivos são SFX do WinRAR, é possível abrir estes arquivos diretamente no WinRAR, não sendo necessária a instalação de nenhum dos softwares incluídos juntamente com o pacote.
