O Windows Update, ferramenta usada por sistemas Windows para verificar a existência de novas atualizações para o computador, deve ser substituída pelo novo Microsoft Update.
O Microsoft Update não verifica somente atualizações para o sistema operacional, mas também para diversos outros produtos Microsoft, como a suíte Office, o Exchange e o SQL Server. Isso facilita a instalação de atualizações, principalmente em servidores de pequenas empresas.
Embora o Microsoft Update já esteja pronto e funcionando, a Microsoft deve continuar operando os outros serviços de atualização online oferecidos pela empresa (o Windows e Office Update), já que o novo serviço é oferecido apenas para computadores rodando o Windows 2000 e versões mais novas do sistema, como XP e 2003.
A nova ferramenta foi lançada juntamente com o “Update Services”, a nova ferramenta da Microsoft para gerenciamento de patches em ambientes empresariais, que substitui o SUS e que integra o novo Microsoft Update.
Manter o sistema e seus softwares atualizados é uma das coisas mais importantes que devem ser feitas em qualquer plataforma e ambiente.
“Nós sabemos que seu desejo número um é para que eliminemos a necessidade de patches”, disse Steve Ballmer, CEO da Microsoft. Embora isso não seja possível, ele diz que com as novas ferramentas disponibilizadas, a Microsoft espera que a instalação de patches pelos seus clientes seja facilitada e assim mais sistemas estejam seguros contra ameaças que se utilizarem das falhas corrigidas. “Acreditamos que vocês agora possuem as ferramentas para gerenciar sua segurança”, completa Ballmer.
