A Microsoft apostou mesmo em intergração de programas com seu produto mais famoso, o Windows. Dessa vez, a empresa fez um software antivírus que chega à primeira versão de testes (beta) oficial.

Chamado de OneCare, trata-se de um aglomerado de funções para melhorar a performance do computador e proteger de ameaças. Funciona como um aliado do AntiSpyware da Microsoft, já disponível para download há três meses. Por enquanto, apenas usuários selecionados estão testando o OneCare, que utilizará a engine do antivírus RAV, da GeCAD software, que a Microsoft adquiriu em 2003.

A empresa ainda não sabe informar quando haverá uma versão pública, mas garante que é para breve. De acordo com Ryan Hamlin, gerente do departamento de “Care and Safety Group” da Microsoft, o lançamento do OneCare é o “próximo passo para ajudar os consumidores do Windows a deixar o PC sempre saudável”, disse em nota oficial. Na versão final, o OneCare vai integrar antivírus, antispyware e um firewall mais robusto do que o disponível no Windows XP.

Enquanto isso, logo após divulgar a versão 7.0 do MSN Messenger, a Microsoft já deu início aos testes da 7.5, atualmente em estágio bem inicial e pouco diferente da atual edição: há poucos avanços e os maiores destaques ficam nos recursos multimídia do mensageiro. É possível enviar pacotes de voz e fazer uma conversa animada. Alguns botões foram modificados e ganharam outros nomes, mas nada significativo. Ainda não há previsão para abrir os testes ao público, nem a versão final.

Enquanto nenhum dos softwares chega ao alcance do público, o que podemos fazer é esperar e torcer para que os programas realmente consigam proteger o usuário contra os diversos perigos que ameaçam todos que utilizam o sistema operacional da Microsoft.

Escrito por Dohko