Diversos websites de notícias publicaram que a primeira família de vírus para Windows Vista teria sido descoberta. O vírus foi anunciado pela F-Secure no blog do grupo de pesquisa antivírus da empresa, onde eles dizem que 5 vírus prova-de-conceito da mesma família foram criados por um programador de vírus austríaco.
O novo vírus, batizado de Danom, não afeta especificamente a nova versão do Windows, mas sim a nova interface de scripting que está sendo desenvolvida pela Microsoft: o MSH (Microsoft Command Shell), também chamado de Monad.
Entretanto, o Monad não deve estar presente por padrão na nova versão do sistema. A Microsoft ainda não decidiu como vai distribuí-lo e o Monad não foi incluído no Beta1 do Windows Vista. Ele está disponível desde junho para o grupo de beta testers da Microsoft, como demonstra o blog de um dos desenvolvedores do novo shell.
Se o MSH não estiver presente, Danom não será executado. O time de segurança da Microsoft reforçou também que nenhuma falha foi explorada, pois o MSH é uma linguagem de programação e permite que tanto programas úteis como códigos maliciosos sejam feitos através dela.
É importante lembrar que a Microsoft se preocupa com a compatibilidade dos programas entre as plataformas e portanto é possível que os vírus atuais continuem funcionando no novo sistema da gigante de Redmond, principalmente porque os vírus são programas extremamente simples. Antes do “primeiro vírus” para Windows Vista, temos que nos preocupar com as diversas pragas que já existem para o sistema.
