Embora a Microsoft não tenha lançado nenhum patch nesta terça-feira como é de costume, a Microsoft disponibilizou a segunda versão do pacote de atualizações para o Windows 2000, que teve sua primeira versão lançada no fim de junho para agrupar as correções lançadas para o sistema desde a disponibilização do Service Pack 4.

Vários bugs foram corrigidos desde a primeira versão. Entre os bugs corrigos está um bug que trava o sistema ao salvar um arquivo do Microsoft Office diretamente para disquetes e um problema fatal com a ferramenta de registro, além de outros problemas que causavam mensagens de erro específicas.

A Microsoft já planejava lançar a segunda versão do pacote desde o início de agosto devido aos problemas e conflitos com programas de terceiros que foram encontrados pelos usuários que instalaram o pacote.

É recomendado que todos usuários de Windows 2000 que ainda não instalaram o Service Pack 4 o façam e logo após isso apliquem a segunda versão do pacote, que pode ser baixada no site da Microsoft. Usuários que já possuem o SP4 podem baixar a atualização do pacote através do Windows Update.

Para todos que tiverem problemas após a instalação do pacote, a Microsoft disponibiliza um documento em sua base de conhecimento. Os erros mais comuns e suas soluções são detalhadas nessa página.

É importante lembrar que esse pacote é apenas a segunda versão do primeiro, portanto ele não inclui nenhuma correção que não era incluída antes. Depois de instalar esse pacote é necessário usar o Windows Update para verificar a existência de outras correções para o sistema.

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.