Com o Firefox distante do perigo, pelo menos em um futuro próximo, muitos devem estar se perguntando, “E o Opera?”
Eu falei muito de Firefox e de Internet Explorer, mas não disse nada sobre o Opera. Além de ter código fechado, o que limita o descobrimento de novas falhas, o Opera é um programa extremanente pequeno, possui poucos vetores para ataque e é usado por menos pessoas que o Firefox. Isso significa que os crackers que procuram por falhas em softwares para explorá-las não se interessam no Opera, pois é mais vantajoso usar o tempo para descobrir uma falha no Internet Explorer.
Com isso, é bem possível que, hoje, o Opera seja até mesmo mais seguro que o Firefox. O fato de que você dificilmente vê uma notícia sobre falhas no Opera é porque realmente elas são poucas. É claro que, se todos migrarem para o Opera, o navegador ganhará a atenção dos criadores de vírus e falhas serão encontradas. Usar softwares diferentes por questão de segurança não é sempre a solução.
Para terminar, então, veremos os dados que atualmente estão presentes no site da Secunia, famoso pela divulgação de falhas. Os dados do Internet Explorer são refentes apenas às versões 6.x, equanto os do Firefox são baseados na 1.x e o Opera na 8.x.
É importante notar que esses programas estão disponíveis desde datas diferentes, portanto é necessário levar em consideração o tempo que cada programa está em uso. Embora o Opera 8 esteja com poucas falhas, ele está bem menos tempo em uso do que o Internet Explorer 6. A tabela abaixo é apenas para referência: o número de falhas não é fator determinante na avaliação da segurança de um programa.
“Falhas críticas” são consideradas aquelas que permitem acesso ao sistema do usuário.
Internet Explorer
| Encontradas | 85 |
|---|---|
| Corrigidas | 66 |
| Críticas | 40 [Todas Corrigidas] |
Firefox
| Encontradas | 22 |
|---|---|
| Corrigidas | 19 |
| Críticas | 4 [Todas Corrigidas] |
Opera
| Encontradas | 7 |
|---|---|
| Corrigidas | 7 |
| Críticas | 0 [Todas Corrigidas] |
Como podemos ver, todas as falhas críticas para todos os navegadores estão corrigidas. Apesar de que algumas falhas não estão corrigidas, elas não representam grandes perigos para os usuários, pois não são críticas e permitem, no máximo, o travamento do navegador.
Se você prefere utilizar o Internet Explorer — não há problemas. Entretanto, fique atento para qualquer falha encontrada e possíveis meios de contorná-la até que o patch seja lançado. Procure ferramentas de proteção, como as sugeridas no artigo Proteja seu PC.
Na questão de design, o Internet Explorer pode melhiorar muito. E realmente se espera muito da Microsoft para a próxima versão do navegador. Muitos já criticam a Microsoft pelo fato de que os novos recursos de segurança do Internet Explorer provavelmente só estarão disponíveis na nova versão do Windows e não na versão do Internet Explorer que será lançada para o Windows XP.
Firefox, Opera, Internet Explorer? Ameaça inexistente para quem atualiza seu navegador. Todo software terá falhas, sempre. O que importa é como você lida com elas. Migrar sempre para o software menos utilizado em busca de segurança não é a melhor forma de se proteger.

A impressão que tenho sempre ao visitar este site é que ele não é imparcial. Encontramos por aqui nas entrelinhas o “viva linux”, “viva firefox”, “viva mundo livre”. Não importa o assunto, essas tecnologias são “sempre melhores”. Eu acho isso muito estranho.
CurtirCurtir
Eu acredito que o Ronaldo fez esse comentário porque ele não conhece o Firefox. Depois de baixar o navegador, nunca mais usei o Internet Explorer. Só pela navegação por abas já vale, sem falar na segurança muito maior. Com o IE, visitando alguns sites, sem absolutamente clicar em nada ou permitir a instalação de ActiveX ou coisa parecida, o Antivírus já dava o aviso de algo tentando se instalar… se não fosse o Norton, era infecção na certa. Já com o Firefox, isso nunca aconteceu. Primeiro teste Ronaldo, eu aposto que usando o Firefox por uma semana você nunca mais irá querer usar o IE.
CurtirCurtir
Discutir isso é como discutir religião, como o proprio autor descreve “Se você prefere utilizar o Internet Explorer — não há problemas.”. Eu utilizo os dois navegadores, mas estou sempre atento as vulnerabilidades e atualizações. Quantos usuários seguem esta regra ? Quantos rodam seu Windows Update ? Se sabem o que é isso.
Aqueles que utilizam o IE regularmente deveriam experimentar rodar um anti-Spyware para constatar quanta “porcaria” esta instalada na maquina, mesmo com antivirus instalado voce esta meio protegido.
Somente acho que Windows e Linux é opção, não achei que o texto uma apologia ao Linux/Firefox.
“Se você prefere utilizar o Internet Explorer — não há problemas”, mas use camisinha.
CurtirCurtir
Eu acho que o site não é imparcial. O que acontece Ronaldo é que realmente em 2005 a concorrencia aos produtos clássicos da informática (seja Microsoft, seja qualquer outra) tem bons rivais, tal como a equipe Mozilla ou outra qualquer. Parabens pela reportagem!
CurtirCurtir
Gostaria de deixar expresso aqui minha opinião, sendo esta não uma apologia ao software livre ou navegador “A” ou “B”, mas a um problema específico que muito vem me preocupando, e que pode preocupar a muitos que tenham senso quanto ao caminho da informática, em particular o da Microsoft de estar disponibilizando determinados recursos de segurança somente para a nova versão do Windows, o VISTA, no que diz respeito ao seu navegador… E quem tem um computador que não suporta essa nova versão? Quanto tempo levará para eles dizerem que deixarão de dar suporte ao Windows XP assim como fizeram com o Windows 2000? Essa questão de segurança, de “novas versões de sistemas operacionais e navegadores” às vezes me assusta quando vejo impecílios de instalar o atual sistema da Microsoft, o “Windows XP” com SP2 (por ser o mais seguro sistema da mesma) e ver que certas máquinas não funcioanriam em todo seu potencial por exigirem mais da máquina… E ainda mais quando são máquinas que são largamente usadas em suas tarefas simples, mas que exigem segurança.
Assim o que será de nossa segurança, de nossos sistemas, de nossos navegadores, sendo esse o assunto principal, quando nos deparamos com todas essas questões?
Obrigado.
CurtirCurtir
Sou usuário dos dois IE e Firefox, o meu padrão é o Firefox e estou super contente com o mesmo, e quase que diariamente procuro por atualizações, li e gostei bastante da reportagem, acho que cada um tem seu gosto e suas convicções, não adianta mostrar por A + B, o bom de tudo isso é que podemos escolher.
Gostei muito da reportagem basteante esclarecedora e direta, parabéns.
CurtirCurtir
Firefox é um ótimo navegador, e é bom ter mais de uma opção de qualidade.
CurtirCurtir
não há como negar a superioridade do Firefox, como já foi dito na reportagem e nos comentários acima e para quem não sabe: até mesmo os executivos da M$ usam Firefox (pq será ?), a questão não é ser parcial ou imparcial, é mostrar a verdade – o IE é um programa inseguro e não recomendado – e pq ele é o mais usado? pq vem junto com o windows. e pq o windows é o sistema operacional mais usado? existem algumas razões para isso, mas a mais importante na minha opnião é por causa do office que é quem realmente sustenta a plataforma da m$, não por muito tempo.
CurtirCurtir
Se você fosse uma pessoa que desenvolve programas para roubar senhas de banco, ou qualquer outra coisa do tipo, você faria um programa para furar a segurança de um programa que é utilizado por apenas 20%(Firefox e outros) do mercado ou faria para o sistema que domina(Internet Explorer)????
Há pouco tempo, se falava que o firefoz não tinha falhas. Seu uso foi aumentando e consequentemente o número de falhas também, pq será? é melhor realmente?
Acho que com isso, dá para encerrar o assunto.
CurtirCurtir
O comentário é muito lúcido. Expõe o princípio da oferta e procura em relação à produção de vírus cujo meio é o navergador. Realmente, quanto maior a base instalada de um determinado software, maior o número de malfeitores se desdobrando para furar o bloqueio. Não descarto também a ação dos próprios concorrentes, para desestabilizar o mercado alheio. Gostei também do ponto de vista de que os hábitos de quem usa um browser estranho ao Windows, diga-se, internet explorer, é mais informado do que um usuário muito leigo, e portanto, muito relaxado do ponto de vista técnico. Parabéns.
CurtirCurtir
Contrariando alguns comentários citados aqui, o Firefox é realmente muito bom. O quesito segurança então nem se compara. É certo que nos últimos meses várias falhas dele foram expostas pela mídia, mas como diz o autor e é mostrado na tabela, são muito menos e menos inofensivas que as do Internet Explorer. Com certeza, quem disse aqui que o Firefox é ruim é cego.
Além do quesito segurança, um outro quesito não trabalhado no texto é a velocidade no Firefox com que as páginas são abertas. É muito mais rápido que no IE. Isso é indiscutível. Outra melhoria é a facilidade de uso combinada com recursos avançados. Qualquer um que use o browser da Mozilla consegue configurá-lo a seu gosto facilmente – é só ir em Ferramentas/Opções e pronto, enquanto que no IE esse trabalho pode ser dificultado e mesmo assim quando aparecem, as opções embaralhadas, confusas e limitadas, além do perigo de você modificar aspectos do Windows que não deveriam ser modificados, já que o IE está “ligado” ao sistema operacional (entendamos que é uma medida de marketing da Microsoft e que é um dos fatores responsáveis pela grande disseminação do IE).
Um outro fator que o firefox expõe melhor que no IE são as imagens e layout do site em geral. Compare duas imagens iguais, uma no IE e outra no Firefox. Verá nitidamente a diferença. Como web designer, posso afirmar isso e também posso affirmar que o próprio layout do site no Firefox é mais “limpo”.
Porém, um defeito do browser da Mozilla é que não é compatível com todas as ferramentas do mercado ou pelo menos com todas aqueles que o IE é. Mas é importante lembrar que o Firefox está apenas na versão 1.0 ainda (no final do ano será lançada a 1.5) enquanto o browser da Microsoft já está na 6.0 e já tem muito mais caminho andado.
Por fim, concordo com o autor quando ele diz que você pode usar o browser que quiser, indiferente da questão Firefox/IE. Se quiser pode usar o browser Fulano Internet View ou Ciclanox, o importante é saber que vírus e códigos maliciosos existem aos montes pela web e mais importante ainda é saber fazer a escolha certa, para você.
CurtirCurtir
O autor desse texto disse tudo o que eu penso sobre o assunto “IE x Firefox”. O Firefox é um navegador seguro, mas contém menos recursos. Já o IE tem mais recursos que além de funcionalidades trazem insegurança de brinde. Porém, se o usuário estiver informado acerca das ameaças de Segurança ele saberá se proteger e conseguirá se manter seguro mesmo usando IE.
Eu, por exemplo, uso somente o IE aqui. Mas isso não quer dizer que estou totalmente inseguro. Pois quem faz a minha segurança sou eu mesmo. Eu não entro em sites com conteúdo hacker ou pornô, que em sua grande maioria sempre tentam instalar spywares no sistema. E se eu entrar não aceito a instalação de nenhum controle ActiveX que eu não saiba do que se trate, por mais que depois que eu clicar em “Não” apareça a frase dizendo que eu preciso clicar em SIM para continuar. Se eu não conseguir entrar no site só porque não aceitei a instalação do controle, simplesmente saio e procuro outro. Também não abro e-mail de desconhecidos, além de tomar muito cuidado antes de baixar qualquer coisa. Ah, e nem é preciso falar que o meu sistema está devidamente atualizado.
Verificação de vírus eu faço uma vez por mês. Meu antivírus (religiosamente atualizado) não acha absolutamente nada. Quando eu passo o antispyware (também sempre atualizado), este nunca encontra nada no meu PC e quando encontra são apenas Tracking Cookies, mas eu já tomei uma providência para evitá-los, e que está começando a surtir efeito.
Isso mostra que o autor está certo ao afirmar: “Firefox, Opera, Internet Explorer? Ameaça inexistente para quem atualiza seu navegador.“; “Se você prefere utilizar o Internet Explorer — não há problemas. Entretanto, fique atento para qualquer falha encontrada e possíveis meios de contorná-la até que o patch seja lançado.”
CurtirCurtir
Uma pena, que o fundamental, parece-me que foi esquecido no meio da discussão.
Todos os problemas de segurança, críticos ou não, têm na realidade outra fonte que não é exatamente o navegador e sim o sistema operacional e o grau de conhecimento do usuário.
Infelizmente, nos dias atuais, as pessoas usam o computador da mesma forma que uma frigideira, não têm o mínimo preparo técnico e acham que tê-lo é bobagem.
Por fim, sistema operacional é Unix/Xenix/Linux e outros do tipo, porém só um seleto grupo de usuários utilizam-se destes, todavia, pergunte se algum usuário destes sistemas estão preocupados com códigos maliciosos… E não é por nada não, mas se não tiver profundo conhecimento técnico, pode esquecer!
CurtirCurtir
Já experimentei os três navegadores citados no texto, na época em que usei o IE passei por terríveis pesadelos ligados à vírus e spywares, teve uma epóca que até parou de funcionar de um dia pro outro, simplesmente terrível. Entre o Opera e o Firefox, prefiro o Firefox por ser mais belo visualmente do que o Opera, e por ter mais skins no site do projeto, mas confesso que me senti mais seguro usando o Opera. Se algum dia o firefox começar a me dar dores de cabeça assim como ocorreu com IE, eu volto para o Opera.
Valeu!
CurtirCurtir
Li todos os comentários e achei muito interessante. Era usuário do ie e a algums meses passei p/ o ff. Bom, tem um recurso de rolagem logo abaixo do touchpad do meu nb que não funcionava. Ele é pra simular aquela rodinha dos mouses para ler paginas web.
Ai eu lendo essa reportagem, fui fechar um pagina que o msn abriu e por acoso vi que a tal tecla consegue rolar as páginas no ie. Este é um recurso muito util principalmente pra quem usa notebook. tomara que saia logo uma correção por ff.
CurtirCurtir
E agora? Por quê essa reportagem abaixo não apareceu na capa? Só aparece na capa quando é “viva o mundo livre!”. Eu trabalho tanto com codigo fechado quanto aberto. Só estou questionando a imparcialidade do editor.
“IDG Now!
Mais um estudo sugere que o navegador de código aberto Firefox, da Fundação Mozilla, é mais vulnerável que o Internet Explorer (IE), da Microsoft, mas que os hackers ainda focam seus esforços no browser da empresa de Bill Gates.”
CurtirCurtir
Olá,
Bem ai vai meus 2 centavos sobre a questão :
Quem diz que o Ie usado da forma certo é seguro tem que lembrar de uma coisa : Não são todos os usuários que são heavy users como nós, ou sabem sequer o significado da palavra upgrade.
Fiz um teste simples : no computador da cunhada, após N formatações bimestrais ( computador lento = spywares a quilo ) retirei o IE do menu e o outlook e coloquei. Resultado : nenhum spyware instalado.
Qual foi o principal problema que vimos? Por mais que vc tenha cuidado durante sua navegação e mantenha seu pc atualizado, alguma hora vc começa a digitar ( como aqui ) e a janelinha de confirmação aparece e vc sem perceber autorizou a instalação. Não é incomum ver por aqui na empresa os usuários não -técnicos com 3 4 ou até 5 barras de spyware diferentes no ie.
O problema não é apologia ou não a um sistema ou a uma empresa. É realmente buscar a solução mais confiável, e mesmo com suas falhas o firefox está bem a frente do IE. Talvez o 7, que implementou boa parte das funcionalidades do firefox e do opera consiga reduzir um pouco o estrago, mas ela já está feito.
CurtirCurtir
Ronaldo,
Não acredito que a matéria tenha sido parcial. Apesar de ter sido publicada como “Opinião”, tentei mostrar os dois lados da coisa, os pontos bons e ruins de cada navegador e por que cheguei à conclusão de que, para o usuário comum, o Firefox é mais seguro.
Quanto à nota do IDG Now!, nós publicamos notícias sobre qualquer falha que achamos ser de importância para o usuário, independente do software afetado, mas nós focamos principalmente em medidas para a prevenção e correção delas.
CurtirCurtir
A única coisa no Firefox que ainda me incomoda é que, em alguns sites, não é possível ter todas as “funcionalidades” que obtidas com o IE. Mas como isso ocorre pouquíssimas vezes, posso dizer que estou bem satisfeito com a versão 1.4. Mais satisfeito ainda porque uso o Linux e não tenho que me preocupar muito com virus e suas variações. Mas deixo claro que o Linux tem muito que melhorar, principalmente quanto sua facilidade de uso – apesar de que neste ponto a evolução esta acontecendo bem rápido. Digo isso pois uso o Linux desde 98, quando até para instalar a coisa era meio complicada.
Sds,
Marcelo Vieira
CurtirCurtir
Eu uso o FireFox desde a versão 0.9 e sou extremamente feliz com o FireFox. Mas isso não quer dizer que eu abandonei o IE. Para cada 50 sites que eu abro, um apenas não funciona no FireFox e pra isso eu uso o IE.
O redator não foi nem de longe partidário. Ele apenas comentou o que realmente acontece. Eu trabalho 10 horas diárias com PC´s ligados a web. Coloquei FireFox em todos os PC´s e no more spywares. No more viruses.
Antes com o IE era um inferno, porque o usuário comum nem se preocupa em manter seu micro atualizado. Ele quer ligar e navegar. Pra que perder tempo atualizando? Por isso prefiro o FireFox. É mais seguro. Mas não quer dizer que eu não vá usar o IE… Se precisar eu o usarei… mas com cuidados…
CurtirCurtir
Gostei muito da matéria, utilizo o Firefox já algum tempo, lógico que ele tem algumas falhas como também o IE, quem conseguir apontar um software perfeito que atire a primeira pedra, o importante é ter a liberdade de escolha, gosto muito de novidades, quanto maior a concorrência melhor serão os softwares no futuro.
CurtirCurtir
Bem realmente o Firefox veio para ficar, infelizmente o IE possui cada vez mais falhas de segurança o que realmente atrapalha.
Eu utilizo atualmente tanto o firefox quanto o IE, e prefiro o Firefox pois ele é mais facil e tem mais segurança.
A verdade é que por vir junto com o Windows o IE é mais usado, mas não pode se dizer que é o melhor. O IE tem falhas criticas e atualmente esta travando muito, coisa que não acontece no Firefox.
Outra boa opção é o Opera que tb funciona muito bem e tb eu recomendo. Já o Netscape na minha opinião é muito ruim e precisa ser totalmente remodelado pois há falhas demais.
CurtirCurtir
Adorei o texto, acho que esses caras que reclamam falando que o site não é imparcial são paga paus da microsoft. Logico, existe muitos ae que odeiam ela e que falam mal sem razão, mas o texto apenas disse a verdade.. Direto leio na info sobre o firefox ter mais falhas que o ie, criticando o firefox..(o engracado é que eles sao patrocinados pela microsoft) Mas como esse texto explicou, quanto mais falhas melhor, principalmente agora, que tem pouca gente usando.. Corrigindo elas fica cada vez mais dificil achar falhas.. Agora imaginem só se o ie abre o codigo ?? hehehe que medo não ? hehe Abracos
CurtirCurtir
Bem, O artigo foi feito de um modo que defende o Linux… ouseja, parace mais ideológico do que tecnológico… Este trecho é um dos vários sem sentido do artigo….. ” E por esse motivo, os criadores de vírus têm pouco interesse em atacar o Firefox…… ” É a mesma coisa de dizer que casa de ladrão não é roubada…As estatisticas mostram a fragilidade do Firefox…e pronto…
Infelizmente o SL no Brasil tem uma conotação de não avanço tecnológico,mas uma ferramenta para discursos ideológicos.Triste isto…..Ainda bem que o Helio Costa tem bom senso…
CurtirCurtir
Bom, tenho um cyber café que utilizava até o mês de agosto o Internet Explorer a partir de então coloquei nas máquinas o Firefox … que beleza de resultado de máquinas que era obrigado a formatar diariamente apesar de antivirus e padrões de segurança, passei a não precisar fazer isso e tenho tido boa aceitação dos usuários que no inicio estranharam muito e que agora que voltei a disponibilizar o icone no IE, continuam usando o Firefox. Sem dúvida a melhor solução para Cyber Café, que deseja deixar o cliente para navegar a vontade.
CurtirCurtir
Eu nem acredito mais nessas matérias, pra mim são tudo comprada até a Linux Magazine a Micro$oft comprou e está colocando anúncios contra o Linux lá dentro.
CurtirCurtir
Eu já desisti de usar o Internet Explorer. As vezes eu dou uma passadinha no “submundo” da net. Submundo eu me refiro a sites pornográficos.
O que esses sites instalam de porcarias no IE, é uma coisa de louco! E é verdade, eu já fui vítima de um virus que mudava a zona de segurança do IE. Com esses vírus, o Norton não serve para nada. Eu uso o Norton, e mesmo assim fiquei com o computador cheio de vírus que ele não identifica. A solução? Formatar.
Pelo menos com o Firefox, menos problemas acontecem. Claro que vou com cuidado nesse “submundo” mas pelo menos tenho a certeza que não vou precisar formatar o meu micro na próxima vez que eu for usar ele.
CurtirCurtir
Estou usando o FIREFOX no meu Ruindows 2000 do trampo e no Xp em casa e roda muito bem sem problemas até o momento. Em casa uso o CAMINO que é o primo ligeirinho do Firefox para Mac e também nao vejo abrir uma popup, nao vejo dar pau, nao tenho realmente nemhum problema até agora, por isso digo que se seguem actualizando tao rapidamente os peq. problemas que surgem, pra que investir seu tempo e algo que nao funciona bem?
CurtirCurtir
Atualmente uso os 2 navegadores “rivais”, não tem como dizer que o firefox não é bom, com um desing muito prático, sistemas de abas e uma navegabilidade otima. O IE deixou de evoluir pensando que o mercado estava dominado por isso levou um susto ao ver o navegador do mozila ganhando espaço. Se tivesse que escolher entre um dos dois, escolheria o firefox.
CurtirCurtir
Esse comentário do Eduardo é perfeito:
http://linhadefensiva.uol.com.br/2005/09/firefox-ameaca-inexistente/comentarios/#c-154
Ninguém se preocupa em fazer malwares para um browser que 8% das pessoas utiliza, o APACHE era o rei da segurança até pouco tempo atrás, em recente artigo publicado no http://www.baboo.com.br fica explícito justamente o contrário, não tô dizendo que o firefox é ruim ou bom, ele é padronizado pela W3C, já é um excelente passo, só acho que não pode-se ser fanático, pq o que vai acontecer é o seguinte, quando a microsoft lançar o IE 7.0(padronizado com a W3C, com abas e tal) todo mundo para de usar o firefox e o opera e volta pro IE. E aposto com quem quiser que isso vai acontecer. See Ya.
CurtirCurtir
>>>TAmanho de arquivo não pode ser parâmetro de qualidade…
(pelo menos não o único…)
[]s
Fabiano
CurtirCurtir
Bom , como ja falaram acho sim que é “viva linux”, que é “viva firefox”, mas o que é ruim em tudo isso .
Será que vamos ter , que estar eternamente presos a um so, somente pq é compativel com tudo?
Sabe , eu ja usei internet explorer , ja usei firefox, ja usei k meleon , e hoje uso ópera .Não é pq ele e melhor que todos pq todos tem seus pontos fortes e todos (para quem gosta )são bons .
Então é isso , todos tem seus pontos e fatalmente cada um achará o que melhor lhe convém .
CurtirCurtir
Depois que instalei o Firefox por sugestão de um amigo, passei a usar o dois para compará-los.
Fato 1) Gostei mais do Firefox e coloquei-o como padrão;
Fato 2) O IE está lotado de popups e outras porcarias que simplesmente não consigo retirar;
Fato 3) O Firefox tem um problema sério, que é o de não conseguir abrir adequadamente diversas páginas por onde navego, que ficam bagunçadas e inavegáveis;
Fato 4) Quando a Mozilla resolver esse problema, o IE será limado sem dó nem piedade.
A única coisa que me impede de detonar software de código fechado do meu computador é quando o mesmo é inquestionavelmente superior e insubstituível. Fico feliz quando aparece algo realmente bom como o Firefox. Pra mim, é uma questão ideológica sim: Viva o Software Livre! Abaixo a Microsoft, candidata a Big Brother do mundo!
CurtirCurtir
As pessoas usam Windows porque o CD custa 10 reais ali na esquina. O dia que acabar a pirataria acaba o Windows junto.
Quantos usuários comuns vocês conhecem que possuem o Windows original? Está cheio de loja vendendo computador com o software já pirateado.
O primeiro que se deparar com a necessidade de desembolsar 3000 reais só de software (de mal qualidade) vai para o linux direto.
Já deram uma olhada no Kurumin? Tão fácil quanto e mais bonito que o Windows XP.
Quanto a empresas, não conheço nenhuma de pequeno e médio porte que ou ainda usa Windows 95/98 ou usa Windows XP pirata.
CurtirCurtir
Achei o artigo um pouco tedencioso. Realmente foram mostrados fatos que nos levam a odiar o IE. Mas acho que esta comparação não é justa, uma vez li que comparar IE com o Firefox é a mesma coisa que comparar um fusca e uma Mercedes. O fusca e a mercedes te levam no mesmo lugar, assim como o IE e o Firefox te permitem vizualisar uma mesma página.
Isto ficou bem claro quando li isto no artigo: “É importante lembrar que o Internet Explorer é um software muito mais complexo que o Firefox. A versão completa do Internet Explorer tem um tamanho maior que 90MB, enquanto o Firefox possui menos de 5MB. ”
Quando o artigo nos mostra o número de falhas de segurança, temos 85 para o IE contra 22 do Firefox. Isto é um dado, mas não chega ser um informação. Este tipo de coisa deveria vir acompanhada com outros dados, como tempo de mercado, número de aplicações, estimativa de número de hackers que tentam invasão,..
Sabemos que o IE engloba muito mais aplicações que o Firefox, como dito no próprio artigo (85 em 90MB contra 22 em 5MB) . Sabemos também que ele esta no mercado a muito mais tempo. E o mais importante, existe uma quantidade imensamente maior de hackers tentando achar falhas no IE.
Se isto fosse considerado, veriamos que o desempenho do IE em questão de segurança é muito maior. Comparar browser como foi feito no artigo é que nem comparar um jogador de futebol de 18 anos considerado um craque em ascensão (Robinho), com um jogador mediano de 30 anos em fim de carreira (Viola), e afirmar que o jogador de 30 anos é melhor porque tem uma quantidade maior de gols.
Tenho instalado na minha máquina 4 browsers: IE, Firefox, Ópera e Netscape. O que me faz utilizar o IE é o fato de não ter problemas na navegação em sites, o que não acontece com o outros. Grande parte de sites que navego utilizando os outros 3 browser apresentam quebras, problemas de formatação e muitos javascripts não rodam.
Claro que os grandes sites funcionam bem, mas sites menores, de desenvolvedores medianos não tem condições de rodar nestes 3 browsers.
Ouvi comentários sobre código aberto, cito o comentário no artigo: “Isso significa que alguém pode encontrar falhas facilmente, explorá-las e ficar quieto, sem divulgar as falhas para o desenvolvedor”. Isto é o que mais me preocupa nos códigos abertos, qualquer um pode encontrar uma falha, ficar quieto e explorá-la.
Já com código fechado não é qualquer um que pode achar uma falha, por isso afirmo que a quantidade de pessoas tentando encontrar falhas é um dado importante a ser considerado, não apenas quantidade de falhas.
Se o critério for segurança apenas “por número de falhas” (pátetico), vou utilizar o opera, por ter menos usuários utilizando e consequentemente ser menos visado por hackers.
Acho valido a existência de outros browsers… isto obriga a Microsoft melhorar seu produto. O Internet Explorer 7 já terá a navegação com abas, tão vangloriada pelos usuários do Firefox.
Vejo muitos comentários de pessoas a favor do Firefox, isto porque pessoas que se importam com isto são pessoas ligadas a informática, como citado no artigo: “Mesmo assim, os usuários de Firefox, atualmente, são pessoas informadas, que se interessam por computadores e sabem os perigos que se escondem em um navegador web e, por isso, decidiram largar o Internet Explorer para usá-lo.”
Quando converso com usuários comuns que tentaram utilizar o firefox, na maioria dos casos escuto a mesma resposta: “CARA! Tem um monte de site que não abre direito naquela coisa!”.
É por este lado que afirmo que o IE ainda é melhor opção. Prefiro me preocupar verificando vírus e spywares constantemente do que me privar de aproveitar todos recursos oferecidos em um site.
Se um dia esses browser resolverem este problema, abandono na hora o uso do IE.
CurtirCurtir
Apesar de ter um Leandro ai nos comentários, eu sou outro rsrsr.
Bem minha pequena opinião sobre…
Na informática o que reina, a respeito de falhas de segurança, é sempre mais “visado”. Muitos pensam que o LINUX não tem vírus, acreditem ter tem mas os criadores de vírus não visam a plataforma LINUX, visam a plataforma WINDOWS porque simplesmente é mais utilizada no mundo. Outro exemplo, os navegadores da internet. Enquanto o IE vier mesclado com o Windows ele nunca deixará de ser utilizado.
A procura de usuários para utilizar navegadores mais seguros é constante. Dificilmente alguém que tenha em mente isso para num navegador, como dito anteriormente num dos comentários acima, quando o FF começar a ficar “parecido” com o IE todos vão migrar para outro navegador.
Porém acredito que já essa concepção de usuários se preocuparem com segurança (vide fóruns de informática) já é um grande passo para todos. Acredito que muitos usuários tem no minimo dois navegadores diferentes e usa alguma ferramente anti-spy, antivírus e um firewall (ao menos o do XP)
A respeito do FF, gostei muito do sistema e acredito que ele vai ser usado por muitos ainda.
Espero ter passado minha idéia…
Abraços
CurtirCurtir
“Poxa, um monte de sites não brem direito no firefox!
Só volto a usar outros browsers se esses problemas forem resolvidos”
Então é fácil… basta ensinar os grandes web designers, a fazer sites decentes, com códigos limpos e dentro das normas… o problema não está no firefox, e sim nos sites mal feitos, essa é a realidade, querendo ou não…
O Firefox veio pra mostrar o quanto a MS estava parada no tempo, usou técnicas sujas, e praticamente exterminou o uso do promissor Netscape…
Utilizo o Firefox e o Opera, deixei de usar o IE a um bom tempo, e sempre que tenho problemas de visualização em um site, procuro entrar em contato com o designer e alerta-lo do problema, geralmente, se encarregam de resolver.
tambem foi dito: “Assim que o IE estiver padronizado e com as famosas abas, todo mundo deixará de usar o firefox, e passará a usar o IE”
Não creio que seja assim, eu particularmente não volto a usar IE se não existir realmente um motivo válido. E mesmo que o “novo” IE seja digno, será graças a Mozilla, que mostrou pra todos o quanto o IE estava estacionado…
Antes que alguem venha dizer que sou a favor do código livre, “viva o mundo livre”, saiba que uso Win98 SE original, Office XP original, e conto com o ESET NOD32 antivirus original. Apenas uso aquilo que atende as minhas necessidades, e é assim com os novagadores.
Discordo da parcialidade desse site, pelo contrário. o autor, Altieres e sua equipe, tem se mostrado preocupado acima de tudo com o bem estar do usuário e os litores do site. se duvidam, basta ler os tutoriais e materias relacionadas a segurança, e logo podem concluir… curioso ver que os comentários contra o site,´são justamente dos usuários que se sentiram “ofendidos” com a matéria, pelo fato de utilizarem o IE. a matéria mostrou a realidade, e me identifiquei muito com ela no final das contas.
Quero agora agradecer pela oportunidade de fazer o comentário, e parabenizar o criador do linha defensiva pelo ótimo conteudo existente no site.
Mario Marino
CurtirCurtir
Comentando o “Então é fácil… basta ensinar os grandes web designers, a fazer sites decentes, com códigos limpos e dentro das normas… o problema não está no firefox, e sim nos sites mal feitos, essa é a realidade, querendo ou não…”
Muitos recursos legais para o usuário podem ser utilizados usando o IE, mas dão erro nos outros Browsers.
No artigo isto foi comentado: “Enquanto o Internet Explorer é perfeito para aplicações Intranet (que fazem extenso uso de scripts para mudanças no sistema do usuário), a implementação do sistema de segurança do navegador da Microsoft não é a boa.”
Falar a ensinar os webdesigners a fazer sites simples, e que site mal feitos são os que rodam no Fire Fox e inaceitável.
É como dizer que um livro impresso é mal feito, afinal cegos não conseguem vê-lo. Livros bons são os feitos em braile.
Trabalho com Desenvolvimento Web, e me preocupo muito em criar aplicações que rodem em todos os Browsers, mas antes que retirar um recurso útil, prefiro instruir os usuários utilizar o IE.
Em questão de segurança certamente Firefox e Opera são melhores, afinal são menos visados por terem pouca utilização. Na minha opinião isto acontece porque apresentam muitos erros na visualização de sites.
Em questão de utilização o IE é imbatível. Ele atende todas as necessidades e cumpre com o propósito da existência dos browsers: EXIBIR SITES CORRETAMENTE.
CurtirCurtir