Um novo trojan para celulares Série 60 encontrado pela F-Secure nessa sexta-feira (30/09) consegue bloquear o acesso ao cartão de memória do usuário colocando uma senha completamente aleatória. A senha não é mostrada ao usuário e portanto o acesso aos dados presentes no cartão são perdidos. O trojan ainda destrói o sistema e faz com que o celular não seja capaz de iniciar.

O trojan, batizado de CardBlock.A, é uma versão pirata do programa InstantSIS criado pela Biscompute. O código malicioso dentro do trojan é ativado quando o usuário tenta criar e copiar arquivos de instalação (SIS) usando o programa pirata. Ao ser ativado, o trojan coloca uma senha no cartão de memória do celular, o que bloqueia o acesso ao mesmo.

O trojan também apaga todas as mensagens SMS e MMS presentes no aparelho, além de tentar remover diretórios pertencentes ao sistema. Se o celular utiliza a versão 8.1a do Symbian OS, como o Nokia 6630, o trojan vai conseguir apagar as pastas de sistema e o celular apresentará uma mensagem de erro ao ser iniciado e não vai conseguir mais continuar.

A F-Secure recomenda que todos os usuários infectados pelo CardBlock conectem o aparelho com o PC e sincronizem os dados antes de reiniciar o aparelho, já que as possibilidades de que o mesmo não consiga mais iniciar são altas. A F-Secure ainda diz que não encontrou um método para desbloquear o cartão de memória.

Não é a primeira vez que um trojan para celular consegue danificar o aparelho de tal modo que ele não consegue iniciar. O Doomboot.A, encontrado em Julho, também impossibilitava a inicialização dos aparelhos. Tanto nesse caso como no caso do Doomboot, o aparelho pode ser recuperado facilmente usando a combinação de teclas para efetuar um hard reset, sendo o único inconveniente a perda das mensagens SMS, MMS e outros dados presentes no cartão de memória.

Como muitos cavalos-de-tróia para celular, o CardBlock é distribuído como um programa pirata. A recomendação é baixar programas apenas de fontes confiáveis para evitar esse e as dezenas de outros trojans para Symbian que se disfarçam de softwares piratas.

Avatar de Desconhecido

Escrito por Altieres Rohr

Editor da Linha Defensiva.