O popular programa para troca de arquivos Kazaa, desenvolvido pela Sharman Networks, mudou a lista de adwares incluída no programa. O Kazaa, que sempre foi um dos motivos pelo sucesso do adware GAIN, da Claria Corporation, agora inclui o programa The Best Offers, sucessor do Aurora ao invés do software da Claria.

A Direct-Revenue, que desenvolve o The Best Offers, acabou com as redes de afiliados que instalavam as cópias do Aurora nos computadores dos usuários. Com a mudança, espera-se que as instalações do The Best Offers estejam presentes apenas em computadores que possuem softwares patrocinados por ele, tal como o Kazaa. A mudança foi possivelmente incentivada pelo processo que a Direct-Revenue está tendo que responder devido às instalações maliciosas do Aurora.

Além do The Best Offers, o Kazaa também instala os adwares Cydoor, InstaFinder, Need2Find e o RxToolbar. Todos podem ser removidos facilmente desinstalando-se o Kazaaa através do Adicionar/Remover Programas no Painel de Controle, com exceção do Need2Find, que pode ser desinstalado separadamente.

O interessante é que, apesar do número de adwares instalados, a página principal do Kazaa diz que o programa não possui spywares. De acordo com a Sharman Networks, spywares são programas que coletam dados que podem identificar o usuário pessoalmente. Entretanto, o programa The Best Offers, incluído no Kazaa, coleta informações sobre todos os sites que usuário visita e os associa com um identificador único, ou seja, a Direct-Revenue é capaz de saber todos os sites que um usuário visitou, o que classifica o programa como spyware.

Devido ao número de programas de terceiros e inseguros instalados pelo Kazaa, a Linha Defensiva recomenda programas P2P de código aberto, como o eMule, BitTorrent ou Shareaza. Mesmo utilizando esses programas, é necessário cuidado com o que for baixado, já que vários worms estão nessas redes e torrents com adware já foram encontrados.

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.