Dois populares softwares firewalls, Kerio e Sygate, serão descontinuados. A Kerio Technologies descotinuará sua linha de firewalls pessoais dia 31 de dezembro , mas continuará oferecendo suporte durante um ano (até o fim de 2006). A Symantec, que adquiriu a Sygate, descontinuará os produtos no fim deste mês.

Os dois firewalls terão tanto suas versões shareware como a freeware descontinuadas. Isso significa que não haverão atualizações para corrigir bugs e não serão lançadas novas versões para adicionar novos recursos e ferramentas aos produtos. O usuário fica, portanto, sozinho caso encontre algum problema relacionado diretamente com o firewall.

Ainda será possível instalar e utilizar os softwares, caso o usuário consiga uma cópia, mas não haverá suporte oficial e não serão vendidas novas cópias registradas, portanto será necessário ficar com a versão gratuita.

A descontinuação dos produtos da Sygate já era esperada desde quando a Symantec adquiriu a mesma há pouco mais de três meses, já que o Sygate Firewall era um concorrente da linha de firewalls Norton, distribuída pela Symantec.

A Kerio, por sua vez, afirmou que não havia retorno financeiro suficiente com sua linha de firewalls para que a continuidade do desenvolvimento fosse viável. Com essa triste decisão, muitos usuários terão que procurar um novo software firewall ou suportar todos os bugs presentes nas últimas versões do programa, já que eles não serão corrigidos.

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

4 Comments

  1. Infelizmente a notícia sobre a descontinuação do sygate firewall me pegou de surpresa.. uso o programa a mais de cinco anos e nunca tive problemas.. para mim ele era o mais eficaz diante dos firewalls pagos…simples de usar e facil de configurar… alem de eficiente…mas uma vez quem perde somos todos nós.

    Curtir

  2. Lamentável decisão…Até entendo que negócios, são negócios, mas uma empresa comprar a concorrente para tirar do mercado um programa tradicional e freeware de circulação é uma falta de respeito com o usuário. Se todos fizerem o mesmo, estamos perdidos. Esperamos que a Symantec reveja sua decisão por respeito aos usuarios do Sygate Personal Firewall.

    Curtir

  3. infelizmente o melhor firewall que eu ja vi, foi descontinuado, até entendo o mundo dos negócios, mas… como o ronan, acho isso deplorável, vejo daqui a 10 anos a symantec, e a mcafee mandando no mercado de proteção de computadores desse jeito: cada vez que surge um concorrente elas compram. espero que não seja assim….

    Curtir

  4. Daqui a pouco eles compram a Grisoft e a Zone Labs…

    Curtir

Comentários encerrados.