A VMware, que desenvolve softwares para a criação de máquinas virtuais, está oferecendo uma versão gratuita do programa chamada VMware Player e também máquinas virtuais pré-prontas. Uma dessas máquinas virtuais, a Browser Appliance, oferece uma solução de navegação segura na web.

O VMware é um software conhecido entre os programadores que necessitam testar softwares em diversas plataformas e também entre os pesquisadores antivírus. O programa cria máquinas virtuais que rodam como uma janela no seu computador. Essa “janela” é na verdade um computador completo com hardware emulado onde você pode executar qualquer sistema operacional x86, isso é, Windows, Linux, BSD, entre outros.

O VMware Player é a versão gratuita do programa. O VMware Player não permite que você crie novas máquinas virtuais, mas permite que você rode máquinas virtuais criadas no VMware Workstation. Como o VMware Workstation é pago, a própria VMware está disponibilizando gratuitamente diversas máquinas virtuais prontas com sistemas instalados para consumo dos usuários da versão freeware.

Uma dessas máquinas virtuais prontas é o Browser Appliance, que possui uma instalação do Ubuntu Linux com duas versões do Firefox instaladas. Essa configuração permite que você navegue na web com segurança. Além da segurança de um Linux com Firefox, mesmo que a máquina virtual for infectada, a sua máquina real (chamada ‘máquina host’) ainda estará completamente livre de qualquer praga, pois um spyware/vírus não é capaz de “pular” da máquina virtual para a máquina host.

Além disso, recuperar a máquina virtual é muito fácil, pois o HD da máquina virtual é apenas um arquivo no seu PC. Basta sobreescrever o HD da máquina virtual com o HD original que você baixou ou então restaurar uma snapshot para que a máquina virtual fique novamente livre de qualquer problema.

O ponto fraco dessa solução é o consumo de memória, pois as máquinas virtuais necessitam de memória dedicada, ou seja, se você quiser rodar o sistema com 128MB de memória, você vai precisar 128MB de memória livre no sistema quando for iniciar a máquina virtual.

Outro problema é o tamanho do download (258MB em um arquivo ZIP, mais o player), mas se você possui uma conexão banda larga e bastante memória RAM (384MB ou mais), o VMware Player com o Browser Appliance é com certeza a solução gratuita mais segura para a navegação na web existente atualmente.

Informações Básicas de Uso

Você deve fazer o download do VMware Player, instalá-lo e depois fazer o download do Browser Appliance e carregá-lo no VMware Player.

Download

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

One Comment

  1. José Humberto 20/01/2006 às 18:27

    Sem dúvida uma ótima alternativa. Testei o Ubuntu, que inicialmente para quem está acostumado com a plataforma Windows parece um pouco estranho, mas oferece muitos recursos. Outra boa opção do player é rodar o Kurumin sem ter que alterar na BIOS a opção de boot pelo CD.

    Curtir

Comentários encerrados.