O estado de Washington e a Microsoft lançaram um processo contra a Secure Computer para que a empresa pare de usar táticas para colocar medo nos usuários com o objetivo de promover seu produto anti-spyware, o Spyware Cleaner. O Spyware Cleaner faz parte da lista de anti-spywares falsos desde novembro de 2005.

A empresa Secure Computer, com sede em Nova Iorque, é acusada de usar spam e pop-ups em uma campanha de marketing agressiva para vendar cópias do Spyware Cleaner. De acordo com o The Register, a Secure Computer está sendo acusada de violar as leis federais de anti-spam e também é a primeira a receber um processo baseado na nova regulamentação anti-spyware aprovada no estado de Washington.

A Microsoft está apoiando o processo devido aos diversos pop-ups e e-mails enviados pela Secure Computer que faziam com que a empresa de Nova Iorque parecesse ser parceira do portal MSN.

No processo, o procurador geral de Washington, Rob McKenna, alega que a Secure Computer engana os usuários ao dizer que o computador estaria infestado de spyware, mesmo quando ele não está. A tática servia para forçar os usuários a comprar o Spyware Cleaner por 50 dólares para desinfectar o sistema. O software, entretanto, apenas modificada algumas configurações de segurança e não é capaz de limpar qualquer infecção.

De acordo com McKenna, as configurações modificadas pelo Spyware Cleaner podem deixar o sistema ainda mais vulnerável à ataques.

Como muitos programas anti-spywares falsos, o Spyware Cleaner é distribuído através de um esquema de afiliados onde o parceiro responsável pela venda recebe parte da receita. Além do presidente e do gerente de domínios da empresa — que podem ter gerado mais de 100 mil dólares vendendo o anti-spyware falso — alguns dos principais parceiros da Secure Computer também serão envolvidos no processo.

Mesmo que a Secure Computer seja proibida de vender o seu anti-spyware, ainda existem mais de 200 programas iguais e até piores que o Spyware Cleaner ainda em circulação na web. Veja o artigo sobre anti-spywares falsos para saber mais.

Anúncios

Escrito por Dohko