Uma propaganda enganosa presente em diversos sites pela Internet está divulgando um programa chamado WinFixer, que promete corrigir “erros” no computador. O software não especifica que “erros” são esses e pede o código de registro para consertá-los. O programa é uma fraude e não deve ser instalado.

O banner falso, ilustrado abaixo, se parece com uma mensagem do Windows e diz que um erro foi detectado no computador, mesmo sem fazer qualquer análise.

An error has ocurred in your computer

Ao clicar, o usuário é levado para o site do WinFixer, que é considerado uma praga de risco elevado pela companhia de segurança Sunbelt Software. Jamais clique no banner.

O WinFixer é comumente instalado de forma forçada, inclusive com o uso de falhas de segurança no navegador. O objetivo é convencer o usuário a comprar e registrar o programa para consertar os “problemas” que ele encontra.

O banner é exibido pela rede de anúncios FastClick, que é responsável pela publicidade veiculada em centenas de sites em toda a rede. Por este motivo, o anúncio do WinFixer poderá ser encontrado muitos sites pela Internet.

O software é desenvolvido pela WinSoftware, que também desenvolve o antivírus “WinAntivírus”, que está na lista de anti-spywares falsos por detectar vírus que não estão presentes no sistema para tentar convencer o usuário a comprar o software. A companhia é conhecida por usar táticas que provacam medo e incerteza, e o WinFixer é o mais novo “produto” dessa empresa de “segurança”.

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

16 comentários

  1. Eu acho uma droga, uma empresa fazendo isso, se os softwares deles fossem tao bons acho que eles nao precisariam fazer isso, mas pelo visto acho que a WinFixer nao é uma empresa muito boa no que faz no que diz respeito a segurança, se é tao boa nao precisaria forçar a barra pra usar ou registrar o seu software assim desse jeito.

    Curtir

  2. e uma merda, estou com serios problemas com winfxer que esta no meu micro nao sei o que fazer , emtao pesso ajuda diga como faço para rira-lo do meu micro, mas eu nao comprei.me diga o que faço

    Curtir

  3. katia

    Se desinstalar pelo Painel de Controle em Adicionar/Remover Programas não resolver, dê uma olhada aqui para saber como fazer um tópico e pedir ajuda no fórum.

    Curtir

  4. Infelizmente muitas empresas fazem esse tipo de coisa. E o pior de tudo é que esses banners costumam aparecer em sites conhecidos e os usuários se sentem seguros em clicar e prosseguir, devido a credibilidade do site em si.

    Acho que o primeiro passo para diminuir infecções desse tipo, seria os sites se recusarem a hospedar anúncios desse tipo.

    E o pior de tudo é que no banner está escrito (de uma maneiraque não se percebe de imediato) que aquilo se trata de uma publicidade – observem que está escrito “advertisement” no canto superior direito. Ou seja, a empresa pode usar isso como “desculpa” afirmando que que informou que aquilo se tratava de um banner e q o usuário “não viu” isso.

    Curtir

  5. Lucas

    Depois de algumas denúncias sobre banners muito parecidos com janelas do Windows, algumas redes de anúncios começaram a forçar os anunciantes a incluírem a palavra “advertisement” em banners que simulam janelas de Windows, como é o caso do WinFixer e tantos outros.

    Infelizmente, algumas redes de anúncios ainda não incluem essa regra.

    Curtir

  6. Umberto Salvador 05/03/2006 às 01:09

    tb estou com sérios problemas que acredito sejam ocasionados pelo dito cujo WINFXER. Depois que o instalei percebi que era uma porcaria e desinstalei pelo painel de controles add/remover, mas ficou algum programa que abre a página do winfxer quando estou navegando. Aliás abre páginas de outros sites que forçam a barra.

    Curtir

  7. Este é apenas mais um exemplo dos clássicos banners em forma de “problemas no windows” apresentado na internet, e que muitas vezes, induzem as pessoas a utilizarem um fake antispyware.

    Infelizmente, ao invés de, ao menos, “tentar” competir fazendo um produto decente, estas pessoas querem forçar os usuários a utilizarem seus softwares por meio de exploits nos browsers, e ainda por cima cobram, e muito caro, porque os usuários estão utilizando seus softwares. Ou seja, eu te dou uma facada, mas você vai preso porque você sujou minha faca.

    Curtir

  8. apareceu esse tal de winfixer na minha maquina, mais depois sumiu, e agora fica aparecendo janelas estras, tipo abro e aparece outra de propaganda… o que faço, sera que foi por causa do win fixer, as veses alguem aqui clicou no baner e instalou algo que nao devia

    Curtir

  9. Um amigo meu instalou esse programa aparti de um site
    depois de instalado deu erro na internet q ele usa q é discada
    nao conecta mais sempre aparece uma msg e nao da pra desinstala esse programa

    Curtir

  10. euacho uma falta de respeito com internaltas que se preocupam com segurança na internet. deveriam fechar ou boicotar seus produtos ate esta condição de desrespeito ser resolvida. eu acho uma baixaria será que eles usam o winfixer em suas proprias maquina?

    Curtir

  11. Luiz Senna. 07/03/2006 às 10:16

    O q recomendo de inicio é q sempre ao acessar a Internet, vc primeiro deve atualizar o AV (antivírus) e todos os demais programas antispyware e antitrojan. E verificar se há atualizações para o S.O (sistema operacional) Windows/Linux.

    Verifique tb se existem atualizações para o Firewall, programa q monitora e filtra o q entra e sai da nossa máquina. Outro recomendações vc estudar, elaborar e desenvolver uma política de segurança tanto no seu trabalho quanto no seu Lar. E confiar nessa política.

    Não se navega na Internet antes de se atualizar o conjunto de programas de Defesa digital; os q citei no páragrafo acima. E outra é não acreditar e não clicar em nenhum Banner. Esse golpe é o “Phishing Scam” q pode ser usado para obter dados do usuário como: senha, username e etc…, mas, nesse caso é para enganar mesmo. Um produto desconhecido de uma Empresa que não é conhecida como de fato ESPECIALIZADA EM SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO.

    Curtir

  12. …eu peguei isso ¬¬

    apareceu em uma caixa de dialogo
    falando se eu queria instalar isso
    eu cliquei em nao
    e ainda assim ele instalou o programa

    mas pelo menos consegui desinstalar ele pelo
    Adicionar/Remover Programas

    u.u”

    Curtir

  13. Daniel Boone 10/03/2006 às 12:53

    Realmente. Esse programa tenta enganar o internauta. Se, pelo menos, realizasse um teste e solucionasse os problemas num determinado período, poderíamos dar crédito. Mas, assim como um programa chamado UPPC, que diz ampliar significativamente a velocidade do seu processador, são programas que, antes de demonstrar a que veio, antecipa seu cadastro com dados reservados e só depois é que se entra ná página. Aí o bobo já está morto. O “download” é automático, o produto aparece (não serve para nada), mas a conta a pagar também!… Pura picaretagem explícita….

    Curtir

  14. Fábio Ferreira 12/03/2006 às 01:20

    É uma falta de ética tremenda dessa empresa que pode muito bem desenvolver programas que auxiliem o usuário pelo mundo da informática gerando um fluxo mercadologico essencial para vendas de licenças e em vez disso preferem se divagar como mais uma corrupta corporação que leva o usuário a ser ultrajado e enganado!

    Curtir

  15. maria goretti 14/03/2006 às 13:58

    nao aguento mais, todas as vezes que ligo meu computador aparece esse winfixer, pedi para canecelar mesmo assim continua aparecendo, é inadimissivel que tenhamos problemas em nosso computador por causa de propaganda enganosas como essa.

    Curtir

  16. pedro venancio 16/03/2006 às 19:40

    estes são uns verdadeiros ladrões da internet, pois comprei o programa e nunca me mandaram, paguei R$ 49,95, só agora que entrei neste site percebi que são safados. já tentei várias vezes entrar em contatos com eles através de E-mail, mandei sete e eles não me responderam nenhum, agora com esta dicas que site mesmos que eles mandem o programa não vou mais instalar, perdi meu dinheiro mais consegui desinstalar o programa não resgistrado que estava no meu PC. parecia tão real que eles me mandaram até o nº do pedido.

    Curtir

Os comentários estão encerrados.