A segunda terça-feira de maio trouxe apenas três patches de segurança da gigante de Redmond. A Microsoft corrigiu uma falha moderada no Windows, uma crítica no Exchange e outra crítica no Flash Player da Adobe (que acompanha o Internet Explorer). Apenas um patch é realmente relevante para usuários de Windows XP, no entanto: o do Flash Player.

  • MS-018: Falha no Distributed Transaction Coordinator (MSDTC) que pode fazer com que o serviço seja travado por um usuário remoto no Windows 2000. No Windows XP ela necessita que o usuário tenha credenciais de logon válidas e o serviço não está habilitado por padrão, portanto recebe uma classificação “baixa” nesse sistema.
  • MS-019: Boletim detalhando uma falha no Microsoft Exchange Server (servidor de e-mails da Microsoft) que não afeta usuários domésticos, apenas servidores de e-mails rodando Exchange. A falha é crítica, pois pode permitir execução de código apenas através do envio de um e-mail. O patch modifica o modo que o Exchange trata mensagens iCAL e vCAL e portanto pode causar problemas para servidores com o RIM Blackberry Enterprise Server. A Microsoft tem um artigo com mais informações.
  • MS-020: A Microsoft está lançando esse boletim como um novo alerta sobre a falha do Flash Player corrigida na metade de março. A falha é exatamente a mesma e o patch da Microsoft instala uma versão nova do Flash Player.

A Microsoft Brasil publica os boletins em português em seu site, mas até o momento da publicação dessa matéria eles ainda não estavam disponíveis.

Para instalar os patches você pode utilizar as atualizações automáticas (configurável no Painel de Controle), o Windows Update ou o Microsoft Update.

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.