Apesar de que o suporte extendido para as versões 98 e ME do Windows só terminará no dia 11 de julho, a Microsoft decidiu não lançar um patch crítico que foi lançado em abril para as outras versões do Windows. A falha que não receberá correção está detalhada no boletim MS06-015 e pode ser explorada por websites maliciosos na Internet para executar código malicioso.

Em um post no blog do Microsoft Security Response Center, a companhia explica que, a partir do Windows 2000, diversas mudanças foram feitas no Windows Explorer (o componente que possui a falha). Devido a essas mudanças, atualizar os Windows 98 e ME para corrigir a vulnerabilidade poderia quebrar diversos aplicativos e, sendo assim, a empresa decidiu não lançar o patch.

Qual a solução para quem ainda usa Windows 98 ou ME? A Microsoft sugere a utilização de um firewall para bloquear as portas 139 e 445, mas ressalta que atualizar para um sistema suportado é a melhor alternativa, visto que esses sistemas não receberão mais nenhum patch depois de julho.

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

5 Comments

  1. Marcio Antonio Correa 10/06/2006 às 13:46

    Entao vamos todos mudar para algum Sistema Linux ou equivalente como freedows Lite

    Curtir

  2. José Humberto 10/06/2006 às 20:44

    Acho um desrespeito aos usuários. A Microsoft deveria rever a decisão, visto que há um grande número de pessoas que ainda utilizam os sistemas.

    Curtir

  3. Não é só a Microsoft que desenvolve apenas para WinXP. Muitos softwares que Google, Yahoo! e outras empresas desenvolvem também não rodam nem em 98 e nem em Me.
    Parece que as massas estão sendo encurraladas a migrarem para outras soluções.

    Curtir

  4. Aparicio Bergamini 13/06/2006 às 03:29

    O número de usuários de Windows 98, certamente deve ser enorme. Quem comprou equipamento produzido por fábricas de renome receberam versão oficial do sistema cujo preço embutido no custo do produto foi consideravelmente menor.

    E agora? A Microsoft, que não quer custos em atualização do sistemas antigos, poderia ou deveria conceder desconto para aquisição de um novo programa.

    Como isso provavelmente não vai acontecer a pirataria de novos Windows XP ou outros mais avançados vai ser grande.

    Curtir

  5. Acredito que essa atitude da Micro$oft é para literalmente acabar com operacionais ultrapassados. Pena que os computadores de uma grande maioria que não tem muito dinheiro para gastar roda um windows 9.X/ME.

    Atentando ao fato que Windows 98 já tem 8 anos em média….

    Curtir

Comentários encerrados.