Um leitor avisou a equipe da Linha Defensiva sobre a existência de uma mensagem espalhada pelo Orkut cujo link leva para uma página de Internet que copia a matéria “Praga que rouba dados se espalha pelo Orkut”. Todos os links na página, no entanto, levam o usuário para um cavalo-de-tróia — até mesmo o link que deveria levar para a ferramenta de remoção.

O golpe não se diferencia de qualquer outra mensagem falsa que já foi espalhada pelo Orkut: ao clicar no link, o usuário é levado para alguma página que tenta convencê-lo a clicar em um link que o leva para um cavalo-de-tróia. Nos testes da Linha Defensiva, o link presente na página falsa não funcionou. A mensagem é a seguinte:

Está circulando pelo Orkut uma praga que é capaz de enviar scraps (recados) automaticamente para todos os contatos da vítima na rede social, baixe a Ferramenta de Remoção neste site http://defencivaorkut.%5Bremovido%5D/linhaDefensiva.htm

Golpistas podem usar facilmente o nome de qualquer empresa ou site na web e, infelizmente, a Linha Defensiva não é exceção. A recomendação é que você evite clicar em links do Orkut e, ao invés disso, utilize uma ferramenta de busca na web para tentar encontrar a fonte original da notícia ou informações sobre uma possível fraude que está utilizando um fato inexistente. Isso lhe ajudará na verificação das informações que lhe foram passadas ao mesmo tempo em que lhe protege contra links maliciosos.

É importante ressaltar que a Linha Defensiva não envia boletins, newsletters e mensagens no Orkut para divulgar suas ferramentas e textos. Nenhum e-mail ou mensagem da Linha Defensiva irá lhe requisitar a instalação de programas ou apontará para um endereço diferente de ‘linhadefensiva.uol.com.br’.

Se você ver outras mensagens possivelmente falsas utilizando o nome da Linha Defensiva, pedimos que entre em contato para nos avisar ou verificar a autenticidade da mesma.

Importante: Diversos recados/scraps legítimos foram enviados por usuários com textos semelhantes ao golpe. O link, no entanto, é diferente. A ferramenta oferecida pelo golpe realmente existe. Ela pode ser baixada aqui e já teve mais de 460 000 downloads.

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

6 Comments

  1. Eu caí nesse golpe. Depois eu percebi e deletei o arquivo. Fiz uma varredura com um antivírus, mesmo assim estou preocupada.

    Curtir

  2. Patrícia

    Sinta-se livre para usar nosso serviço gratuito de remoção de vírus caso precise.

    Curtir

  3. Gostaria de agradecer à todos da Linha Defensiva UOL, no dia 23 de maio tive problema em um dos 6 computadores da empresa onde trabalho. Um dos nossos usuários internos do messenger havia recebido a mensagem no orkut característica da infecção pela praga “Fotos da Festa no Orkut”.
    Eu conheço muitos vírus, trojans, spywares, mas APENAS nesse site aqui do linha defensiva UOL eu consegui achar as informacoes necessárias para remover o problema no nosso computador.
    Assim que baixei a ferramenta de remoção do “Orkut Festa”, eu mandei um email para todos os membros do meu orkut, mostrando o link para o site linha defensiva uol, incluindo o link para a ferramenta de remoção do linha defensiva UOL.

    Gostaria de agradecer o empenho e dedicação de vocês em manter as informacoes aqui atualizadíssimas sempre.

    Sergio Arena.

    Curtir

  4. Eu fiz a mesma coisa que o Sergio Arena fez.
    Faço as minhas palavras a dele. Agradeço a dedicação do site Lina Defensiva.

    Curtir

  5. Acabei de receber um “scrap” com este texto…

    Curtir

  6. Bom, num sei se é medo ou alguem alterou o email que eu fiz. isso mesmo, eu criei o scrap que rolou no orkut. Um que dizia da praga indigesta, prometendo uma ferramenta de remoção. Fiz esse scrap e enviei para todos os meus amigos e em algumas comunidades que frequento, como a da UnB etc como pode ser conferido aki: http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=29181&tid=2466188721941305336
    Qual não foi a minha surpresa que em poucas horas todos multiplicaram este scrap. Achei legal a atidude da galera de querer acabar com a praga.

    Neste caso do link acima eu coloquei o scrap no meu scrapbook mas ja apaguei, mas pelas respostas dá pra ver que num era virus.

    Era um scrap que indicava o linhadefensiva como fonte segura e indicava tambem a pagina de voces para quem desconfiasse, e um outro link direto para o arquivo. Muitas pessoas acharam que eram virus e talvez tenha sido só isso.
    Mas é isso ai, fica a dica, mesmo que pareca ter boas intensoes tomem sempre cuidado, desconfiem SEMPRE.

    []´S
    Fernandinho

    Curtir

Comentários encerrados.