Depois da notícia de que diversos worms estão se espalhando pela rede do Orkut automaticamente, agora é a vez dos usuários de MySpace serem alvos de ataques. O MySpace é um site de rede social pouco popular no Brasil, mas extremamente popular ao redor do mundo, principalmente nos Estados Unidos.

A primeira notícia, da semana passada, foi a distribuição do adware Zango em vídeos “gratuitos”. Como mostra o pesquisador paperghost, um site chamado ‘Myspacegraphichelp’ possui vídeos e o respectivo código para que seus usuários coloquem esses vídeos nos seus perfis do MySpace. Os vídeos, no entanto, precisam da instalação do Zango para serem vistos e um aviso pedindo a instalação do Zango aparece imediatamente ao acessar um dos perfis contendo os vídeos do Myspacegraphichelp. Para quem aceitar, o resultado é uma chuva de pop-ups publicitários.

A segunda notícia, divulgada por Brian Krebs do The Washington Post, é sobre um worm que utiliza uma falha no Flash Player para modificar o perfil MySpace do usuário. Ao visitar um perfil infectado com uma versão desatualizada do Flash Player, um código malicioso é adicionado ao perfil do usuário. Este código é responsável por carregar a mesma animação flash maliciosa e o ciclo se repete. O worm também adiciona uma nota na página About Me que culpa os Estados Unidos pelos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.

Usuário do MySpace ou não, instale o Flash Player 9 imediatamente para se proteger de futuros códigos maliciosos que possam tentar tirar proveito de falhas de segurança em versões mais antigas do Flash.

Escrito por Altieres Rohr

Editor da Linha Defensiva.