OSX.Macarena é o mais novo vírus para a plataforma OS X da Apple. O código é considerado “prova de conceito” e não deve ser encontrado “à solta”.

O vírus só é capaz de infectar os arquivos presentes na pasta em que é executado e possui pouco mais de 500 bytes, portanto, mesmo se for espalhado, o processo deve ser muito lento. O vírus também não possui qualquer carga destrutiva.

“O vírus não é grande coisa, mas serve como outro aviso para as partes envolvidas [com o OS X] (…) É um aviso para se obter proteção antivírus para Macs, mesmo que o vendedor disse que você não precisa, mesmo que não existam vírus à solta para Mac hoje, mesmo que seja difícil de comprar”, escreve Swa Frantzen no diário do site de segurança Internet Storm Center, do SANS. Frantzen diz que “não há escudo mágico protegendo os Macs”.

Em uma matéria de opinião aqui na Linha Defensiva sobre o assunto, disse que os vírus para Mac são apenas um alerta. Não creio que um antivírus seja útil para proteção de um Mac agora, visto que qualquer vírus para Mac (como esse) acaba virando notícia.

O importante é não negar que o risco existe, mesmo sendo pequeno, e navegar de forma segura por sites na web, desconfiando de downloads de fontes duvidosas e instalar qualquer patch lançado para o sistema. Se você acredita que não pode fazer isso, seguir o conselho de Frantzen e obter um antivírus pode ser o mais correto a fazer, tanto para a sua segurança como para a dos demais usuários de Mac.

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.