Alguns usuários do popular site de vídeos em Flash YouTube estão com as suas caixas de entrada cheias de mensagens que não lhe interessam. Spammers têm registrado usuários fantasmas que enviam mensagens em massa divulgando vídeos e sites da Internet, semelhante ao conhecido spam enviado por e-mail.

Spammers já estavam divulgando produtos e serviços no site de forma mais indireta anteriormente. Eles colocavam no ar vídeos com propagandas e inseriam “tags” populares na propaganda, de tal modo que ela aparecia fora de contexto nos resultados de algumas buscas populares. Agora, no entanto, o spam chega diretamente na caixa de mensagens dos usuários.

Spammers possuem as famosas “redes zumbis” sob o seu comando, tornando técnicas como bloqueio de endereço IP e de usuários pouco eficientes. O spammer é capaz de criar programas que registram novos usuários de forma automatizada e alternar entre os computadores da rede zumbi, variando os endereços IP.

É provável que sites populares que permitam interação entre os usuários tenham de implementar várias checagens para verificar se quem está executando qualquer tipo de ação é de fato um humano e não um programa de computador. Esse tipo de verificação é chamada de “CAPTCHA” (as famosas figuras com texto distorcido) e pode causar problemas para pessoas com deficiência visual.

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

2 comentários

  1. Percebi que isso aumentou muito no mês passado, recebi também LINKS para páginas com conteúdo pornográfico , que provavelmente estaria seguido de vírus e spywares.

    Eu iria por o “youtube” classificado como spam no meu Correio porem preciso receber também as notificações de Comentários e mensagens pessoais do mesmo.

    Curtir

  2. Realmente isso tem aumentado muito! De uns meses pra cá tenho recebido diversas menssagens não solicitadas!

    Curtir

Os comentários estão encerrados.