O programador Alex Ionescu revelou no último domingo (28/01) que é possível burlar a limitação imposta na execução de drivers não-assinados no Windows Vista. A quebra torna possível, por meio do uso de drivers especiais, a cópia do conteúdo de áudio e vídeo que passa pela memória do computador. A limitação faz parte do conjunto de proteções antipirataria do novo sistema da Microsoft.

A proteção contra drivers não-assinados é só uma das várias limitações impostas pelo Protected Media Path (PMP), um conjunto de medidas de DRM [Digital Rights Management] do Windows Vista. Esta limitação busca reduzir ou impossibilitar a capacidade do usuário de executar conteúdo multimídia caso drivers não-assinados estejam presentes no computador. Um driver é um programa especial que geralmente é executado no kernel, o coração do sistema operacional, tendo acesso a todos os dados processados pelo Windows.

A maioria dos drivers possui uma assinatura digital que certifica que aquele driver é legítimo. Drivers maliciosos (como os de vírus) ou outros drivers úteis utilizados por freewares não possuem uma assinatura. A Microsoft promoveu as checagens por drivers não-assinados como recurso de “segurança” do sistema, porém muitos, inclusive Ionescu, acreditam que as limitações são apenas parte de recursos antipirataria.

Ionescu descobriu um meio para executar código no kernel sem utilizar drivers não-assinados, mas não publicou detalhes sobre como isso pode ser feito. Em seu blog, admitiu possíveis limitações do seu método, mas afirma que qualquer proteção adicional que a Microsoft colocar poderá ser quebrada. Ele antecipou o uso de vários recursos de segurança que a Microsoft pode implementar e possíveis meios de anulá-los.

O programador tem medo de sofrer um processo judicial caso publique os detalhes. “A Microsoft afirma que as assinaturas de drivers servem para combater programas maliciosos e aumentar a estabilidade do sistema, então se me processaram usando o DMCA [lei antipirataria norte-americana], não seria isso uma admissão de que as assinaturas são uma ferramenta contra a infração de direito autoral?”, questiona Ionescu em seu blog.

Alex Ionescu é programador desde os 8 anos de idade e está atualmente envolvido com a programação do kernel do ReactOS. O ReactOS é um sistema ainda em fase inicial que busca rodar aplicativos do Windows XP nativamente, dando aos usuários uma alternativa gratuita ao Windows.

Atualizado [09/04] — Ionescu publicou nota em seu blog afirmando que seu método não funciona como previsto, pois necessita de um parâmetro de inicialização do kernel. De acordo com Ionescu, a Microsoft lhe informou que este parâmetro faz com que o sistema inicie em um modo de “funcionalidade reduzida”, inutilizando o truque.

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

122 comentários

  1. Ricardo Augusto Rodrugues 30/01/2007 às 15:54

    Boa tarde!

    É de se estranhar que a Microssoft, justamente ela que acreditou em tornar a internet “popular” ou seja; um meio de comunicação para todos, sem censura, livre para os usuários “internautas” navegar. Agora vem querer controlar o mercado, autorizando somente quem pode ter acesso ao “Wndows”, quem possui o original de fábrica (com assinaturas). E, aqueles em quem as pessoas adquire com sacrifício nas lojas (exemplo: linux) que o preço é bem menor e por isto mais acessivel às pessoas? estes não podem ter acesso aos programas da Microssoft.

    Ou seja a Microssoft não quer admitir a concorrência…..

    Ela é a toda poderosa..

    Esperp que a prpgramação do Kernel do ReactOS seja de acesso a todos nós..

    Curtir

    Responder

  2. Este profissional deveria ser convidado a trabalhar em prol do povo brasileiro, para observar as mensagens que os politicos das esferas federal e estadual , trocam entre si.

    Curtir

    Responder

  3. Adriano de Souza 30/01/2007 às 15:57

    Muito bom isso de quebrar a Microsoft, mais acredito que a solução definitiva contra isso seria: empresas particulares, governo e usuários domésticos a investirem em softwares livres, tais como Linux. E dá um Adeus a Microsoft.

    Curtir

    Responder

  4. e nao adianta a microsoft brigar, pois todas essas limitacoes que ele quer por contra esses supostos drives nao-assinados, serao quebrados maiscedo ou mais tarde.Nada e perfeito.

    Curtir

    Responder

  5. Paulo Roberto 30/01/2007 às 16:02

    Trabalho na área de informática (programação) e achei muito fera o desenvolvimento de um S.O desse tipo, já havia me perguntado algumas vezes se existia algum grupo que buscasse desenvolver um S.O paralelo a Windows.

    Curtir

    Responder

  6. Walter Barauna 30/01/2007 às 16:05

    Ja era esperado que fosse burlado o novo sistema da Microsoft. Na verdade, o destaque da noticia pra mim foi o sistema ReactOS. Parece promissor.

    Curtir

    Responder

  7. isso significa que se o sr alex ionescu for processado pela microsoft, eles estarao mostrando que todo esse conteudo e verdadeiro, e que a microsoft nao consegue fazer um programa a prova de pirataria ou um programa totalmente confiavel, ou seja nao existe limitacoes.

    Curtir

    Responder

  8. qm garante isso?

    Curtir

    Responder

  9. E a Microsoft pensa que está segura.
    Pff.

    Curtir

    Responder

  10. Paulo Pavani 30/01/2007 às 16:14

    acho que este tipo de atitude da Microsoft so vai prejudica-la. Mesmo que seja um processo devagar, as pessoas vão se interessar mais no Linux.
    Viva o Kurumim….

    Curtir

    Responder

  11. AC/DC Teresina 30/01/2007 às 16:18

    É isso aí camarada Alex, a Microsoft não tem o direito de arbitra sobre aquilo que a gente roda no nosso PC.
    Manda vê cara!!!!!

    Curtir

    Responder

  12. cícero nascimento da costa. 30/01/2007 às 16:20

    tal notícia não causa mais nenhuma sensação,afinal,quebrar barreiras ou proteção já é tão corriqueiro.É só um minguado passa tempo prá esses garotos ciber não sei das quantas!
    o que realmente importa prá todo mundo é saber quando ,de fato, esses pretensos donos de empresas ligadas a´informática vão internacionalizar o conhecimento do mundo informático. sair do discurso politicamente correto e passar a praticá-lo.
    não existe,e nunca existirà uma proteção 100% segura
    o mecanismo de qualquer criação ,se for dissecado no seu ìntimo jà dar os caminhos por onde é possível burla-lo.
    é um paradoxo! nas entrelinhas da pergunta està a resposta.

    Curtir

    Responder

  13. Fala sério 30/01/2007 às 16:21

    É incrível que alguns achem correto a microsoft utilizar os recursos do computador para proteger a indústria fonográfica. É absolutamente injusto que eu seja penalizado tanto em flexibilidade como em poder de processamento dessa forma. E isso sem falar sobre a pancada que a MS deu nos softwares P2P com o SP2, ao adicionar código a uma dll do windows que praticamente acaba com esse tipo de software de compartilhamento de arquivos. Se a MS quer aumentar a segurança do windows, beleza. Mas que faça isso sem utilizar meu computador clandestinamente para o fim de proteger a indústria de entretenimento. A cada dia que passa o windows se parece mais e mais com um vírus, transferindo o controle do MEU computador para a Microsoft. É um absurdo!

    Curtir

    Responder

  14. Paulo Fernando Machado 30/01/2007 às 16:21

    Isto mostra que os sistemas operacionais da Microsoft são apenas bonitos de se ver.Ainda sou Linux.

    Curtir

    Responder

  15. joao derival junior 30/01/2007 às 16:26

    como era de se esperar, mais uma vez a microsoft sera enganada. pois não ha limitações para sabedoria humana. os programadores continuarão a fazer a festa daqueles que desejam usar os produtos microsoft, mas não tem condições de comprar.

    Curtir

    Responder

  16. Eurico Brown 30/01/2007 às 16:27

    Acho que a Microsoft deveria agradecer pela informação, além de contratar o rapaz com um salário show!!!

    Curtir

    Responder

  17. É questão de tempo para a Microsoft perder a hegemonia por causa dessa palhaçada de dominar o mercado… os softwares alternativos ao Windows estão cada vez melhores e parece que à cada Windows que sai, 1000 correções são necessárias!

    Curtir

    Responder

  18. José Amarildo Anerão 30/01/2007 às 16:31

    Na minha opinião a Microsoft não deveria limitar o uso do de Sistemas Operacionais. A limitação imposta principalmente no Windows Vista, incentiva ainda mais programadores a fazerem sistemas para burlar as iniciativas de procedimentos do sistema.
    Quanto mais restrições, maior será a conduta para iniciativas desta natureza.
    Sempre haverá uma brecha para quebrar qualquer sistema, mesmo que sendo em partes de iniciativa.

    Curtir

    Responder

  19. Christian Engholm 30/01/2007 às 16:35

    Engraçado… O Bill Gates disse que o Vista é o sistema mais seguro. Agora esse kra quebra o DRM. Se até o DRM pode ser quebrado imagine o resto!
    Por essas e outras que eu uso linux em casa.

    Curtir

    Responder

  20. Rodrigo Nati 30/01/2007 às 16:35

    No Brasil as pessoas dificilmente conseguem possuir o computador por vergonhosamente possuir umj preço altissimo no mercado o prersidfente da republica de dois anos pra cá vem sancionando leis e artigos para baratear o custo de micro e notebook porem ainda de forma generalizada temos o problema do software q é carissimo e ainda muitas vezes tem o preço do original quase equivalente ao preço do micro novo ou metade ,,
    Em outros paises o produto internacional microsoft paga um juros diminuto com facilidades no consumo a pirataria no Brasil tera vida longa sim enquanto não acabar divergencias extravagantes no preço final dos produtos a União cobra carissimo em juros e taxas e por fim o consumidor opta pelo pirata q faz a mesma coisa e custa 10 reais em media o original em torno de 1.500 pra mais confira os preços ..um micro completo custa em media 999,99 em promoção e parcelado no cartão a comparação é absurda porem é real

    Curtir

    Responder

  21. um dos caras que apoia... 30/01/2007 às 16:37

    alguem pode me apresentar esse cara?

    eu vou dar as mãos com ele por que eu acredito que a microsoft não tem direito nenhum de me proibir de usar um programa por que pode prejudicar o desempenho do MEU produto do qual eu assinei termo de responsabilidade (ou não no caso de nós que gostamos de produtos “genericos”)

    mas é isso…ta todo mundo achando que é dono do mundo enquanto se formão cada vez mais pessoas que vão derrubar esses “reis” e seus imperios…..

    Curtir

    Responder

  22. Palmas para o Ionescu, ele é apenas 1 dos muitos que é contra a política de superaturamento da Micro$oft, que demora mais de 5 anos pra produzir um software com centenas ou até milhares de programadores e ainda é lançado cheio de bugs, exigendo máquinas poderosas só pra poder mostrar perfumarias. Ainda surgirão muitos e muitos que contestarão a imensurável incopetência da Micro$oft. É uma pena ainda tanta gente ter mente tão fechada e ser dependente dessa porcaria que é o Windows. Obs: Estou colocando esse comentário em um PII 233 com 64 de RAM, Linux Kurumin e Navegando via Firefox… Vai rodar um XP nisso… ha ha ha ha…

    Curtir

    Responder

  23. Parabéns Ionescu. Sempre me pegunto: de que vale toda a tecnologia, se o homem não consegue resolver o problema mais antigo da humanidade ? (A Fome!)

    Curtir

    Responder

  24. rafael ferreira meireles 30/01/2007 às 16:47

    nossa senhora mas esse OS ja vai chegar sendo todo piratiado nao adianta nao, a galera faz de tudo pra burla o sistema da ms x)

    Curtir

    Responder

  25. Acho que é perda de tempo, quebrar as proteções e senhas do windows, ta mais que provado que não vale a pena, aliás, para que windows, experimente o linux.

    Curtir

    Responder

  26. Tudo é apenas uma questão de tempo…

    A cada nova tecnologia, novos métodos de burlar o sistema…

    E outra, tem coisa melhor que achar um erro, uma brecha, algo de errado em qualquer programa da Microsoft???

    Eu acho que não…

    Curtir

    Responder

  27. O linux para quem conhece legal ,se torna muito mais interessante do que o Vista, Xp, e outros da microsoft…

    Curtir

    Responder

  28. Cláudio Amaral 30/01/2007 às 16:56

    Concordo com a antipirataria, porém discordo da imposição monopólista criada pelas “Grandes Empresas”. Cadê a GLOBALIZAÇÃO?!!! que permite trocar conhecimentos com povos e nações diferentes??!!!…. sem imposições nem punições??!!!…..

    Curtir

    Responder

  29. trabalho com a IBM, e vjo valores altissimos para sw, acho q poderiam repensar isso… pois o brasil esta atuando em outra realidade…
    acho sim viavel a copia nao autorizada, nao pelo crime que é mas pelo fato de ser acessivel a todos …

    Curtir

    Responder

  30. Alex Ionescu,

    At the age of eight, he emmigrated to Canada with his family and has been living in Montreal, Quebec, Canada ever since. Near that time, he learnt his second programming language, Visual Basic and worked for over four years on a project called WinAlOS, a replacement shell for Windows. It was during this time that he developped a passion for operating system design, and the fact that Visual Basic could only create shells frustrated him. With the advent of V2OS, a hobby Operating System, and after lecturing himself with John Fine’s famous OS Design documents, Ionescu made his first contribution in an Operating System Kernel. Fonte: (http://www.reactos.org/wiki/index.php/Alex_Ionescu) Para aqueles que duvidam:A sua história começou mesmo com 08 anos!

    Curtir

    Responder

  31. Onde ele estudava tinha aula de informatica logo no primiero ano de escola? Maior portal, mas os colunistas não prestam e nem sabem o que escrevem

    Rafael, pra sua informação, veja a biografia do cara, que tem somente 20 aninhos:

    http://www.reactos.org/wiki/index.php/Alex_Ionescu

    Portanto, se ele começou aos oito, em 94 ja existiam computadores e internet.

    Acho injusta sua crítica. O artigo é excelente

    Vá plantar batatas vai…. :P

    Curtir

    Responder

  32. Elizângela 30/01/2007 às 16:57

    E a história se repete…..

    A questão é que o windows vista está sendo lançado e como as edições anteriores e muitos outros programas, falhas, erros são encontrados e pacotes e mais pacotes de correção virão para corrigir os problemas.

    Todo mundo vai continuar criticando e usando os produtos da Microsoft.

    E a história continuará se repetindo….

    Curtir

    Responder

  33. Marcos Montes Xavier 30/01/2007 às 16:58

    O problema com a Pirataria é realmente o custo do software para o usuário doméstico. O custo do windows é absurdo. O software pode ter um alto custo inicial, mas como a Microsoft o vende para todo o mundo, pagar pelo Windows + office o valor que é cobrado, é um absurdo. Eu estaria disposto a pagar até 150 reais pelo windows oficial. Acredito que grande parte dos usuários domésticos estaria. Teríamos sistemas atualizados e com menos risco de vírus. E, aposto, o lucro da Microsoft seria bem maior.

    Curtir

    Responder

  34. Uma das maiores ferramentas de marketing do windows foi sem dúvida a disseminação inicial, através da pirataria…
    Mesmo que as pessoas que não podem usar windows recorram a pirataria, isso só diminui a concorrência com outros sistemas. Por isso, apóio o uso de iniciativas em linux, como KURUMIN e espero que o REACT OS realmente funcione a contento. A briga vai ser dura, mas se não fosse assim, nem valeria a pena!

    Curtir

    Responder

  35. Ele tem no seu currículo, que é programador desde os 8 anos de idade, ora..O que vale isto?
    Quer dizer que ele passou a infância na frente do computador, portanto adquiriu mais experiência e é portanto um diferencial no mercado. Que tipo de relacionamento ele terá com os colegas?
    Ele diz aqui que é possível burlar o sistema imposto pelo WinVista, em se tratando de sistemas todos sabemos que não existe sistemas 100% seguro.
    Na minha opinião trata-se de um carona que quer entrar no vácuo do lançamento do Vista e chamar as atenções.
    Eu no lugar dele tentaria uma boquinha na Microsoft ao invés de trabalhar em um projeto de como o ReactOS.

    Curtir

    Responder

  36. Jander Romanelli 30/01/2007 às 17:01

    Toda e qualquer forma de melhorar sistemas é sempre bom para todos os usuários, mas enquanto as empresas de softwares continuarem a cobrar preços altos por seus produtos, certamente será compensador para que outros programadores consigam formas de burlar as proteções anti-pirataria dos programas.
    Entendo que se tivéssemos preços mais justos, a maioria optaria pelo original e não precisaria recorrer a piratas.

    Curtir

    Responder

  37. A pirataria só existe por causa da ganância. Se após o lancamento de uma nova versão de um sistema operacional (como Windows Vista) os poderosos liberassem a cópia do sistema antecessor ou vendesse por um preço popular, diminuiria e muito a pirataria.

    Curtir

    Responder

  38. Luciano Silva 30/01/2007 às 17:05

    Nao podemos confiar nas transacoes on-line de qualquer especie ?

    Cara.. Nada a ver com Nada!

    O que tem a ver quebra de código de Driver assinado com transação online?

    Eu hein!

    Curtir

    Responder

  39. – O único q já pôde ajudar em alguma coisa e a muito tempo, foi o MS-Dos, e sem mais coments….

    Curtir

    Responder

  40. Gilvan Fernando de Oliveira 30/01/2007 às 17:06

    Realmente… enquanto a justiça não quebrar esse monopólio imperialista da Microsoft, sempre haverá quem tente desafiar o poder tecnologico da criação de Bill Gates…
    impossível vc ter uma linda refeição a mesa e não poder comer. O linux como opção, ainda não é atraente e por isso mesmo a migração não se efetiva…portanto senhores da Microsoft, se cuidem que tão cedo não se livrarão de hackers nem de produtos piratas e repensem numa possível popularização de seu SO através de um preço acessível…

    Curtir

    Responder

  41. Só tenho uma coisa a falar, preços mais em conta para uma realidade que somente 10% da população tem acesso… os outro tantos (90%) ficam na pirataria.
    Isso é a ganância pessoal……..

    Curtir

    Responder

  42. Crispim R. Santos 30/01/2007 às 17:08

    Li todos os comentarios referente a antipirataria, so que eu sou a favor da pirataria, se as empresas baixassem os preços em vez de fabricar mil e querer como se fabricasse 10.000. sera que eles não sabem o Brasil tão imenso com uma disparidade enorme de rendas, se diminuir o preço e aumentar a produção ganharia muito mais na rotatividade e acabaria com a pirataria.

    Curtir

    Responder

  43. Cláudio do Amaral 30/01/2007 às 17:09

    Pirataria existe porque somos forçados a “ter” aquilo que muitas vezes não conseguimos “Comprar”, por isso a solução é o PIRATA!! e tem mais, cadê a tal da GLOBALIZAÇÃO que em tese permite que você troque idéias, experiências, com outras nações, etinias, ????!!!!! como poderemos “TER” essas informações se para isso “Teremos” que comprar equipamentos de custo elevado!!! ?? não entendo…….porque não apoiar esse rapaz super inteligente que conseguiu identificar aquilo que milhões de pessoas não consegue identificar?, e se isso traz benefícios para maioria, por quê não divulgar??..

    Curtir

    Responder

  44. Daniel Futuro Web Desing 30/01/2007 às 17:14

    Eu duvido muito disso pq os hacker com certeza eles
    vai fazer um crack !!!
    e se naum consegui acho que 90 % das pessoas vão passar
    a usar Win XP ou Linux . Falando em Linux eu acho que os programadores de jogos navegadores e etc deveriam se aplicar mais no linux pc é um SO não pesado e não trava muito em pcs antigos eu sei pq eu ja fiz o teste no meu servidor de rede : processador pentium MMX 233 mhz
    128 de RAM 2 mb de video 4 gigabytes de HD no entanto eu uso apenas 700 megabytes e o windowns 98 ou ME ja utilizo
    programas pesados que uso mais de 2 gigabytes de HD

    Curtir

    Responder

  45. Estou cansado dessas historias, isso para mim e material promocional para criar interesse nesses sistemas!
    A verdade e simples: Se os implemenadores de um sistema quiserem podem restringir a modularidade(abertura) dele a terceiros de forma que nao haveria possiveis backdoors!
    Nao existem magicos em programacao, isso e engenharia pura, esse Yonesco deve ter utilizado alguma propriedade documentada do sistema!

    Curtir

    Responder

  46. Luiz Augsuto 30/01/2007 às 17:15

    O Windowa vista não foi só criado para proteger os usuarios e sim mostrar como pode ser realizado um sistema que faz tudo em uma só ferramenta, agora como disse os comentarios acima, continuem os obsecados por bular, pois isso agrega valores e mexe com o poder do cerebro em criar e criar!!!! Segurança é só não conectar ai voce está seguro caso contrario não tem como. E que venha o Vista não sei para que????

    Curtir

    Responder

  47. Pedro SSA/BA ( MANDRIVA ) 30/01/2007 às 17:17

    Pessoal, por mais que a MICROSOFT gaste milhões em desenvolvimento de segurança será em vão, pois da mesma forma que há uma maneira de aumentar a segurança a N maneiras de burlar tb. Então a forma mais inteligênta seria baixar os preços dos Software, mas como sabemos que isso não acontecerá NUNCA. Vamos pessoal tomem coragem e passemos para os Softwares Livres… digão NÃO aos Softwares Proprietários.

    Curtir

    Responder

  48. Celso Melotto 30/01/2007 às 17:18

    Depois de no passado ter fechado os olhos para a pirataria só para ver seu sistema operacional dominar o mundo(desde o Win 3.11 entre outros), agora a Microsoft quer inverter o jogo, chamando aqueles que ajudaram-na a dissiminar seu produto de PIRATAS…. o Bill que se dane!!!

    Curtir

    Responder

  49. Deprimente ver como tem gente dizendo besteira em qualquer fórum que se visite… “Opnião”… “Não adianta Bill Gates pensar só em dinheiro”… Quanta besteira, gente com mentalidade enlatada, sem opinião formada, que não sabe nem o que está dizendo e fica repetindo coisas que ouviu falar não sabe onde… Daqui a pouco aparece um post defendendo o Fidel Castro… Ô povinho ignorante…

    Curtir

    Responder

  50. Leonardo Fávero 30/01/2007 às 17:19

    Creio que uma boa solução para estes problemas seria criar normas para a criação de softwares, como exemplo a ISO. Imagine que tomando como base esta norma qualquer sistema operacional permita que seja executado aplicativos também baseados na norma, ou seja, imagine rodar o pacote Microsoft Office dentro de qualquer sistema operacional. Por haver vários sistemas operacionais gratuitos, grandes empresas seriam obrigadas a reduzir o valor de seus softwares.

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.