O Google adquiriu a GreenBorder, uma empresa de segurança online. O Google não anunciou a compra e a página inicial da GreenBorder apenas menciona que seus produtos não estão mais disponíveis para o download. O site de suporte da empresa é que anuncia a aquisição.

A GreenBorder desenvolve um programa de sandbox (caixa de areia). Este tipo de tecnologia isola os programas do resto do sistema operacional. Se um programa não conseguir sair da “caixa de areia”, ele não conseguirá fazer nenhuma alteração permanente no disco rígido. Se o navegador web for executado dentro de um sandbox, por exemplo, qualquer infecção que ocorrer por meio de brechas de segurança no navegador não irá afetar o sistema operacional. Outro software que possui a mesma funcionalidade é o Sandboxie.

No dia 21 deste mês, o Google iniciou a publicação de um blog sobre segurança online. O primeiro post do blog comenta sobre códigos maliciosos e faz algumas recomendações. Uma das sugestões feitas pelo blog é o uso do navegador web dentro de uma máquina virtual, o que também isola o navegador como um produto de sandbox, mas usa muitos recursos do sistema. (Leia mais sobre o assunto)

Especula-se que o produto poderá ser oferecido de graça, talvez como uma funcionalidade da barra de ferramentas do Google. Se o Google tem planos maiores no campo da segurança online, é certo que a empresa fará novas aquisições, possivelmente de maior expressão.

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s