Circula pelo Orkut um boato semelhante ao Vírus FDD do MSN: caso você permita que um usuário específico do Orkut torne-se seu amigo, os dados do seu disco rígido serão apagados. O nome do usuário varia, mas se trata de um boato, pois não é possível que alguém tenha acesso ao seu sistema apenas sendo seu amigo no Orkut.

Como na maioria dos boatos, a recomendação de “repassar para todos os amigos” está presente neste aqui também, apesar de que a cópia que você receber pode ter um texto consideravelmente diferente, visto que qualquer um pode alterar o texto e iniciar um novo boato.

Caso você receba este boato, avise a pessoa que lhe enviou de que se trata de uma mensagem falsa e não passe-a adiante.

Vale ressaltar que não é possível que uma pessoa tenha acesso aos seus dados apenas sendo seu amigo no Orkut, a não ser que uma brecha de segurança exista, o que atualmente não é o caso. Se tal brecha for encontrada, o Orkut provavelmente irá corrigi-la e novamente não será possível que um amigo possa ter acesso aos seus dados. O mesmo vale para as demais redes sociais e websites.

Reprodução da mensagem

URGENTEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

Há no Orkut, um sujeito chamado: [variável], que se convida para entrar como
amigo, mas, na verdade, é um “HACKER”, perigosíssimo, que, após ser aceito,
clona seu perfil e tem o “poder” de deletar todos os dados do seu PC.
Portanto, se “ele” tentar invadir a sua página, recuse-o, imediatamente.
REPASSE ESTE ALERTA PARA TODOS OS SEUS AMIGOS

CUIDADOOOOOOOOOO

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.