Um leitor enviou um e-mail à redação avisando que conseguiu validar o Office no Linux, usando o programa CrossOver, mesmo quando o Office nem estava instalado. Consegui confirmar que o site da Microsoft não considera genuíno apenas o Office inexistente, como também o próprio Linux, mesmo uma semana após a descoberta inicial do problema.

O CrossOver, usado nos testes do leitor, é um software baseado no Wine, uma camada de compatibilidade que torna possível a execução de aplicativos Windows no Linux. O Wine foi o programa utilizado por um usuário de Xubuntu Linux que conseguiu obter uma chave de “Windows Genuíno” há mais de uma semana atrás.

Mas o sucesso obtido no CrossOver não se repetiu no Wine, onde o WGA exibiu uma mensagem dizendo que o sistema não é suportado e o programa que valida o Office (OGA) afirmou corretamente que o Office não estava instalado. Os testes foram feitos em um Ubuntu Linux 7.04.

Por algum motivo, o sistema antipirataria da Microsoft não consegue funcionar de forma correta no CrossOver. No Wine, o comportamento dos softwares antipirataria parece ser o correto, mas no CrossOver o resultado sempre é “genuíno”. A CodeWeavers, que desenvolve o CrossOver, não comentou sobre o que poderia ser a causa desta diferença.

O leitor disponibilizou um vídeo no YouTube mostrando o site da Microsoft validando o Office no CrossOver por meio de ActiveX.

Atualizado 28/06 – 17:31: — Jeremy White, fundador e CEO da CodeWeavers, comentou o caso. Ele disse:

Quaisquer diferenças entre o CrossOver e o Wine serão acidentais e não intencionais de nossa parte. O CrossOver tende a ser uma versão um pouco mais velha, mas mais polida, do Wine; isto é o que provavelmente explica as diferenças de comportamento entre os dois.

Escrito por Altieres Rohr

Editor da Linha Defensiva.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.