Um leitor enviou um e-mail à redação avisando que conseguiu validar o Office no Linux, usando o programa CrossOver, mesmo quando o Office nem estava instalado. Consegui confirmar que o site da Microsoft não considera genuíno apenas o Office inexistente, como também o próprio Linux, mesmo uma semana após a descoberta inicial do problema.

O CrossOver, usado nos testes do leitor, é um software baseado no Wine, uma camada de compatibilidade que torna possível a execução de aplicativos Windows no Linux. O Wine foi o programa utilizado por um usuário de Xubuntu Linux que conseguiu obter uma chave de “Windows Genuíno” há mais de uma semana atrás.

Mas o sucesso obtido no CrossOver não se repetiu no Wine, onde o WGA exibiu uma mensagem dizendo que o sistema não é suportado e o programa que valida o Office (OGA) afirmou corretamente que o Office não estava instalado. Os testes foram feitos em um Ubuntu Linux 7.04.

Por algum motivo, o sistema antipirataria da Microsoft não consegue funcionar de forma correta no CrossOver. No Wine, o comportamento dos softwares antipirataria parece ser o correto, mas no CrossOver o resultado sempre é “genuíno”. A CodeWeavers, que desenvolve o CrossOver, não comentou sobre o que poderia ser a causa desta diferença.

O leitor disponibilizou um vídeo no YouTube mostrando o site da Microsoft validando o Office no CrossOver por meio de ActiveX.

Atualizado 28/06 – 17:31: — Jeremy White, fundador e CEO da CodeWeavers, comentou o caso. Ele disse:

Quaisquer diferenças entre o CrossOver e o Wine serão acidentais e não intencionais de nossa parte. O CrossOver tende a ser uma versão um pouco mais velha, mas mais polida, do Wine; isto é o que provavelmente explica as diferenças de comportamento entre os dois.

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.