A Microsoft lançou nesta terça-feira (10/07) o Malware Removal Starter Kit, um guia destinado a profissionais de TI de empresas de pequeno e médio porte. Ele descreve os diversos pontos de entrada usados pelas pragas digitais e possui uma lista de recomendações e ferramentas para que sistemas possam ser limpos após uma infecção.

Grande parte do kit trata-se de um passo-a-passo com instruções bem detalhadas do processo de criação de um CD para exame “offline” do computador. O CD iniciará o computador usando o Windows PE, obtido por meio do Kit de Instalação Automatizada do Windows (AIK), e poderá usar ferramentas de remoção — e a Microsoft sugere várias gratuitas como avast! e o Spybot S&D — para retirar os malwares do computador. Como o Windows não estará em execução, esta solução é especialmente eficaz contra rootkits, mas qualquer outra praga digital será mais facilmente removida desta forma.

O documento faz algumas sugestões para a criação do plano de resposta a incidentes, descrevendo os cenários mais comuns em que um vírus pode ser encontrado. Há também uma breve descrição sobre cada vetor de ataque usado por malwares e sugestões para prevenir cada um deles. Uma seção do guia possui sugestões e dicas para ajudar profissionais a identificar os sistemas infectados.

O kit também diz que é difícil determinar que um sistema está realmente limpo após uma infecção e, por isso, sugere que, sempre que possível, seja determinado o ponto de entrada da infecção para que a defesa da organização seja melhorada. “Prevenir é melhor do que remediar”, relembra.

No fim, a Microsoft diz que algumas de suas sugestões ali publicadas também são válidas para usuários domésticos e, portanto, também para os funcionários da instituição.

Veja também

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s